O que Harvard, Yale, Princeton e Columbia têm em comum, além do fato de serem algumas das melhores universidades do mundo? Acertou quem disse que todas elas fazem parte da Ivy League. Mas o que é isso?
450 cursos Ivy League que você pode fazer em casa
A Ivy League é um grupo formado por oito das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos. A história dessas instituições está diretamente relacionada a história do país e por elas passaram vários personalidades americanas importantes, inclusive presidentes como Barack Obama, Bill Clinton e John F. Kennedy.
Quais são as faculdades da Ivy League?
As 8 instituições que fazem parte desse seleto grupo são:
1. Harvard University (Massachusetts)
Harvard apresenta um conjunto de requisitos de educação geral que todos os calouros da faculdade devem concluir, além dos cursos de sua especialização. Esses requisitos são projetados para expor os alunos a uma gama mais ampla de matérias e melhorar sua compreensão do "mundo exterior". Já os altos recursos financeiros da escola permitem um alto desenvolvimento de pesquisa, até mesmo no nível de graduação.
A universidade está localizada em Cambridge, a 20 minutos de metrô do centro de Boston; e é cercada por várias outras instituições importantes, como MIT, Boston College e Boston University. Essa proximidade de Boston com o campus também permite que os alunos de Harvard aproveitem os recursos de uma grande cidade enquanto desfrutam do conforto de um ambiente urbano menor e mais silencioso.
O sistema de colégio residencial em Harvard foi projetado para promover relacionamentos estreitos entre alunos e professores. Por lá existem 12 residências onde os alunos são colocados no segundo ano, cada uma com uma cultura e personalidade distintas.
2. Princeton University (Nova Jersey)
Princeton enfatiza a educação de graduação como sua principal prioridade, oferecendo dois diplomas: A.B. para estudantes de Artes Liberais, e B.S.E. para estudantes de Engenharia e Ciências Aplicadas. Ambos os programas apresentam requisitos de educação geral, bem como foco em pesquisa independente.
Os cursos obrigatórios proporcionam aos alunos de Princeton uma educação diversificada e completa em Artes Liberais, uma marca registrada da experiência de graduação da universidade.
A hospedagem em Princeton varia de arranjos típicos em estilo dormitório a colégios residenciais temáticos com comunidades centradas em um interesse comum que permitem que os alunos vivam ao lado de colegas com ideias semelhantes.
Frequentemente considerada a escola que melhor define a essência do que é ser uma Ivy League, Princeton tem um campus grande e imponente na cidade que leva o seu nome.
3. Columbia University (Nova York)
A experiência de graduação na Columbia é definida pelo currículo básico, um conjunto de aulas que todos os alunos da Faculdade de Artes Liberais (Columbia College) devem fazer. Os alunos das escolas de Engenharia e Ciências Aplicadas também devem fazer algumas disciplinas básicas, embora os requisitos sejam menos rigorosos. Esse currículo básico apresenta uma forte ênfase em leitura e escrita, especialmente de Literatura Clássica.
Com um histórico de ativismo estudantil, Columbia tende a atrair estudantes apaixonados por engajamento político. Sua localização na cidade de Nova York também é um grande atrativo para estudantes internacionais, e também por isso a instituição tem a maior porcentagem de alunos estrangeiros entre as universidades da Ivy League e uma das mais altas entre todas as universidades do país. Além disso, Columbia também tem a distinção de ser a Ivy com maior diversidade racial, com 50% dos alunos de graduação se identificando como não brancos.
4. Yale University (Connecticut)
Todos os alunos de graduação frequentam o Yale College, a faculdade de Artes Liberais da universidade. Yale é conhecida por ter requisitos gerais de educação mais flexíveis e um pouco menos rigorosos que os de outras Ivies, como Columbia ou Princeton.
A escrita é uma parte importante do currículo de graduação da instituição, que oferece mais de uma centena de textos introdutórios de cursos de escrita apresentando uma ampla gama de tópicos. Não a toa Yale é famosa por seus programas de Inglês e Artes Criativas, que consistentemente ficam próximos ou no topo dos rankings nacionais e até internacionais.
Assim como Harvard, também abriga um sistema de faculdade residencial que torna a experiência de graduação verdadeiramente diferente de qualquer outra. As comunidades estreitas em que os alunos de Yale vivem do segundo ao último ano permitem que eles façam conexões tanto com seus colegas quanto com o corpo docente; além de permitir que eles compartilhem seu cotidiano no ambiente que melhor se encaixa com seus interesses pessoais e ambições.
Como uma das instituições de ensino superior mais antigas do país, Yale também possui uma riqueza de organizações e instituições consagradas pelo tempo, incluindo várias supostas “sociedades secretas”. Tudo isso contribui para o notável orgulho que os alunos e ex-alunos de Yale têm de sua universidade.
Yale reside na pequena cidade de New Haven, a menos de duas horas de distância da cidade de Nova York. E embora New Haven ofereça oportunidades para atividades sociais, culturais e profissionais; é mesmo dentro do campus, famoso por sua arquitetura gótica, que os estudantes vivem o seu cotidiano universitário.
5. University of Pennsylvania (Pennsylvania)
A Universidade da Pensilvânia possui 4 escolas de graduação: Artes e Ciências; Engenharia e Ciências Aplicadas; Enfermagem; e Negócios. Essas duas últimas colocam a instituição em uma categoria a parte das outras Ivies, que tendem a ter um currículo mais voltado para Artes Liberais. Já nas faculdades de Artes e Ciências, o currículo requer instrução em várias disciplinas, bem como conjuntos de habilidades específicas, evidenciando a ênfase dada pela universidade na educação prática e aplicada em "problemas do mundo real".
A UPenn, como é carinhosamente conhecida, está integrada dentro da cidade da Filadélfia, uma das maiores do país; e os alunos são incentivados a aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer em termos de atividades recreativas, acadêmicas e extracurriculares.
6. Brown University (Rhode Island)
A Universidade Brown tem a reputação de ter o ambiente acadêmico menos competitivo entre as instituições da Ivy League. Isso é evidenciado pelo seu currículo aberto, que não inclui nenhuma aula obrigatória ou básica e permite que os alunos, na maioria das vezes, façam as disciplinas que quiserem.
Em geral, a cultura acadêmica da Brown incentiva a exploração e a experimentação e é especificamente projetada para permitir que os alunos ramifiquem-se para áreas fora de suas especialidades, sem medo de que seus GPAs sejam impactados por isso.
Providence, a cidade que abriga a instituição, é relativamente pequena, então os alunos de Brown não experimentam totalmente o estilo de vida urbano que os alunos de outras universdiades do grupo podem desfrutar. No entanto, a grande cidade mais próxima, Boston, fica a apenas 1 hora de distância.
Brown também é famosa por estar entre as escolas mais progressistas do país. O discurso sobre questões de gênero, sexualidade, raça e desigualdade prevalece no campus, e a administração da universidade prioriza a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os alunos.
7. Dartmouth College (Nova Hampshire)
Dartmouth é conhecida por seu compromisso e ênfase na educação de graduação, conforme evidenciado em sua decisão de se referir a si mesma como Dartmouth College (e não University), apesar de abrigar quatro escolas de pós-graduação.
Como estudante de graduação em Dartmouth, você pode ter certeza de que receberá ampla atenção e recursos, sem se preocupar de que suas necessiadades possam ser colocadas em segundo plano em relação às necessidades dos estudantes de pós-graduação.
Dartmouth também se destaca por ser a única Ivy que usa o sistema trimestral em oposição ao sistema semestral. Ou seja, em um ano escolar típico, existem três períodos de notas em oposição a dois.
O Dartmouth College está localizado em Hanover, uma cidade com menos de 12 mil habitantes. E como se não bastasse, seu campus não fica exatamente dentro da cidade, o que ajuda a criar um forte senso de comunidade entre os estudantes da instituição. Não à toa Dartmouth é a universidade da Ivy League com o maior número de adeptos das famosas fraternidades e sororidades: cerca de 60% dos seus estudantes fazem parte de uma.
8. Cornell University (New York)
A experiência universitária de Cornell é bastante peculiar, e isso se deve em parte às suas sete escolas de graduação, incluindo as de Agricultura e Engenharia, que são altamente classificadas; e a de Administração Hoteleira, uma das poucas escolas universitárias no país dedicadas exclusivamente a esse segmento.
Os programas especializados e muitas vezes não convencionais de Cornell em uma variedade de campos permitem que os seus alunos de graduação percorram uma trajetória acadêmica "feita sob medida" para se adequar aos seus interesses.
Cornell apresenta, de longe, o maior número de matrículas de graduação de qualquer escola da Ivy League, com mais de 15 mil estudantes em tempo integral. Seu tamanho e combinação única de financiamento público e privado diferencia Cornell das outras Ivies, dando a instituição uma atmosfera semelhante à de um grande universidade pública.
A universidade está localizada em Ithaca, uma cidade no interior do estado de Nova York; e o seu campus oferece um ambiente natural deslumbrante, estando entre os maiores da Ivy League. Assim como Dartmouth, Cornell também tem um ambiente universitário mais "rural", uma vez que o campus fica numa área relativamente isolada da cidade.
O que as faculdades da Ivy League têm em comum?
Um fato comum entre as universidades da Ivy League é o alto padrão exigido tanto para seleção de estudantes quanto para o desempenho acadêmico dos mesmos. Como resultado disso, desde os anos 60 do século passado, essas universidades passaram a conviver com uma reputação generalizada de produzir graduados com alto desempenho acadêmico. E, além disso, prestígio social e futuros promissores em suas respectivas carreiras.
Essas oito instituições sempre aparecem nas listas das melhores universidades americanas, junto com Stanford, MIT e Caltech. Todavia essas três não são tecnicamente universidades da Ivy League. No entanto, tendem a usufruir de uma reputação e status acadêmico e social semelhantes.
Conheça as "novas Ivy League" dos EUA
As universidades da Ivy League usam muitos recursos para atrair estudantes inteligentes, trabalhadores e voltados para a carreira, e não só entre americanos, já que estrangeiros são muito bem-vindos. Também não é nenhum segredo que elas ajudam fortemente os alunos em suas carreiras profissionais, uma vez que obter um diploma dessas instituições é quase uma garantia de que muitas portas serão abertas ao final do curso.
Uma outro ponto em comum importante (e não muito legal) é que essas mesmas universidades tendem a estar entre as mais caras dos EUA. Mas felizmente, elas também oferecem ótimas bolsas de estudo para os alunos mais destacados.
O que quer dizer Ivy League?
Para entender melhor o que significa o termo "Ivy League" é fundamental voltarmos um pouco no tempo para descobrir como surgiu esse grupo.
O termo Ivy League foi cunhado pela primeira vez em 1937 em um artigo escrito pelo jornalista esportivo Caswell Adams, sobre um jogo de futebol americano disputado pelos times de Columbia e da Universidade da Pensilvânia. Diz a lenda que Adams, um orgulhoso graduado da Universidade Fordham, ficou chateado por ser obrigado a cobrir o jogo dessas duas instituições, e não da sua alma mater, que na época, aliás, era uma grande força no futebol universitário.
Há rumores de que ele reclamou com seu chefe sobre ter que escrever sobre aquelas velhas universidades "cobertas de ivy" e, ao preparar o texto, acabou cunhando esse termo. Lembrando que ivy em inglês significa hera, que são aquelas plantas que nascem nas paredes dos edifícios, bastante típicas em várias contruções das universdiade da Ivy League.
Esse termo, para além da denominação acadêmica, também é utilizado para se referir à conferência desportiva da National Collegiate Athletic Association (NCAA), que é formada pelas oito universidades do grupo. Harvard, Princeton e Yale foram as primeiras a se orgazirarem em um acordo definido ainda em 1916 conhecido como "Big Three Agreement".
Mas a proposta formal para de fato formar o conceito do grupo que conhecemos hoje veio apenas em 1945, e as únicas universidades que realmente demonstraram interesse em se juntar a liga são as que seguem até hoje no grupo. A Universidade Colgate, localizada em Hamilton, Nova York, chegou a manifestar a vontade de fazer parte do acordo, mas as negociações não foram adiante.
Embora o acordo seja de 1945, muitos consideram 1954 o verdadeiro ano de criação da Ivy League. Foi nesse ano que o acordo, que até então contemplava apenas futebol americano, foi formalmente reconfigurado para o recrutamento atlético e os padrões acadêmicos de outras modalidades esportivas. Desde então, as escolas da Ivy League têm trabalhado em conjunto no que se refere aos padrões atléticos para admissão de novos alunos.
Dartmouth é um caso a parte em toda essa história. Nessa época, a instituição passava por um dilema: era considerada grande demais para fazer parte de ligas esportivas de instituições menores (e por conta disso acabou se juntando a Ivy League); mas ao mesmo tempo passou a ser vista como uma "anomalia" dentro do grupo, por ter um compromisso exclusivo com a graduação; e também por não ser uma universidade, e sim uma faculdade.
Quanto custa estudar na Ivy League?
Como já dissemos, as universidades da Ivy League são também conhecidas por seus altos preços. A média de mensalidades e taxas de graduação das oito instituições do grupo foi de $57.752 no ano acadêmico de 2020-2021. Columbia tem os valores mais altos ($61.671) e Princeton, os mais baixos ($48.502). Já para programas de pós-graduação, a média fica em torno de $ 45.382.
Confira abaixo um comparativo entre as oito instituições:
Média de valores na graduação | Média de valores na pós-graduação | |
Harvard | $54,002 | $50,654 |
Yale | $57,700 | $44,500 |
Princeton |
$48,502 |
$56,470 |
Universidade da Pensilvânia | $60,042 | $41,760 |
Columbia | $61,671 | $51,194 |
Dartmouth College | $60,117 | $58,120 |
Brown | $60,696 | $60,363 |
Cornell | $59,282 | $30,022 |
Mas também é importante relembrar que essas universidades são famosas por fornecerem generosas bolsas para seus alunos, muitas delas integrais. A porcentagem de alunos que recebem algum tipo de auxílio financeiro varia de acordo com cada instituição, mas no geral, fica acima dos 50%. Confira:
Porcentagem de estudantes que recebem algum tipo de auxílio financeiro | |
Harvard | 77% |
Yale | 60% |
Princeton | 62% |
Universidade da Pensilvânia | 58% |
Columbia | 58% |
Dartmouth College | 58% |
Brown | 60% |
Cornell | 60% |
Quais os requisitos para entrar em uma universidade da Ivy League?
É senso comum dizer que obter notas excelentes no ensino médio e uma boa pontuação em testes padronizados são os requisitos básicos para entrar nas escolas da Ivy League. Mas o que mais essas instituições procuram, especialmente em um estudante internacional?
Primeiramente você deve considerar que o processo seletivo dessas universidades é um processo holístico, ou seja, que leva outros fatores em consideração além de números. Elas querem saber se, além de bom aluno, você também é uma pessoa que se envolve com sua comunidade; que se esforça em atividades extracurricuares; que possui perfil de liderança, etc.
Qual é a nota necessária no SAT para entrar em uma Ivy League?
Você deve mostrar ser uma pessoa com paixões e interesses que vão além da sala de aula, e isso pode ser feito da melhor maneira possível através das redações que são exigidas —os famosos essays. Essas redações servem para mostrar quais são os seus diferenciais em relação aos outros candidatos e por quais motivos você deseja estudar na universidade em questão.
Universidade do Intercâmbio
Quer se candidatar para uma vaga em uma das universidades da Ivy League? Então você precisa começar a se preparar desde já. A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!