De acordo com um levantamento publicado pela CNN Brasil nesta terça-feira (12), nunca houve tantos brasileiros morando em Portugal quanto em 2022. A pesquisa levou em conta os dados disponibilizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa. Atualmente, são 211 mil brasileiros no país europeu, num movimento que vem crescendo há seis anos consecutivos.
Ainda segundo a verificação da emissora, a maioria dos brasileiros em território português tem entre 20 e 49 anos. Os números mostram também que, atualmente, a comunidade brasileira representa quase 30% de todos os estrangeiros vivendo em situação regular no país.
Porém, esse número pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento não inclui pessoas com dupla cidadania e brasileiros em situação migratória irregular. A última estimativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) brasileiro, por exemplo, deu conta de 300 mil brasileiros morando no país europeu.
LEIA TAMBÉM — É possível estudar em Portugal com bolsa?
Instabilidade econômica no Brasil pode explicar aumento da imigração
Para o economista e professor de finanças Pierre Souza, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ouvido pela CNN, a instabilidade econômica do Brasil estimulou a imigração no decorrer dos últimos anos. Segundo o especialista, a ida de brasileiros a Portugal evidencia um momento de dificuldades na economia brasileira.
“São dois fatores econômicos que têm relação com a imigração de brasileiros para outro país. O primeiro é o desemprego, que apresenta taxas superiores a 10% desde o início de 2016. É um movimento natural, com mais desocupações no Brasil, invariavelmente as pessoas buscam alternativas lá fora. O outro ponto que tem relação é o Produto Interno Bruno (PIB), que mostra a temperatura da economia brasileira. E esse quesito também não é positivo no país há alguns anos”, disse.
O economista destacou também que a migração para Portugal retrata um cenário ainda mais significativo: a desconfiança dos brasileiros com o futuro do país.
“Podemos afirmar que é um conjunto de fatores que fazem uma pessoa sair do Brasil para outro país. E podemos dizer também que claramente isso é uma decisão a longo prazo, ou seja, diz muito sobre a expectativa e a confiança das pessoas no futuro do país”, concluiu o especialista.
Custo de vida em Portugal é menor que o de outros países europeus
Além da insatisfação com a situação econômica brasileira e a facilidade da língua, existe outro fator na hora da decisão do destino: o custo de vida em Portugal, que é significativamente menor do que em outros países do continente. Aqui você encontra um guia aprofundado sobre os principais gastos para se morar no país, como alimentação, moradia e transporte.