Você sabia que a Universidade de Nova York, mas conhecida como NYU, é considerada a maior instituição privada de ensino superior dos Estados Unidos? Uma universidade desse tamanho, é claro, tem muita história para ser contada!

Após ficar por dentro dos principais fatos sobre a NYU, você vai ficar morrendo de vontade de estudar por lá! Por isso mesmo, aqui, você fica sabendo como estudar na Universidade de Nova York e como conseguir uma bolsa completa nesta que é uma das melhores instituições dos EUA!

Tudo o que você precisa saber sobre a Universidade de Nova York (NYU)

A Universidade de Nova York (NYU) foi fundada em 1831, com o nome de “University of the City of New-York”, ou seja, Universidade da Cidade de Nova York. Na época, o grupo de fundadores imaginou uma instituição sem filiação religiosa que seria “um investimento social e uma resposta direta às necessidades das classes mercantis em ascensão em Nova York”.

Desde a fundação, a intenção era ensinar tanto os estudantes que se interessavam pelas atividades teóricas e artísticas como os que preferiam as ocupações mais práticas e profissionais. As primeiras aulas começaram em outubro de 1832, em salas alugadas, localizadas no centro da cidade, perto da prefeitura.

Desde o início, a universidade oferecia uma ampla gama de disciplinas. Os cursos oferecidos incluiam áreas como Arquitetura, Engenharia Civil, Astronomia, Química, Escultura, Pintura, Inglês e idiomas modernos, além de Grego Clássico e Latim. A partir de então, a universidade começou a crescer, até se transformar no que é hoje: uma das melhores universidades do mundo.

Como mencionamos acima, a Universidade de Nova York se transformou na maior universidade privada dos Estados Unidos. Ela é tão grande e importante que está presente não só em Nova York como em outros lugares do globo. A NYU opera alguns campi em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e em Xangai, na China. Além disso, a universidade conta com 25 programas de pesquisas em 25 países e tem 11 centros acadêmicos globais, espalhados por quatro continentes.

Porém, como era de se esperar, o campus principal da NYU está situado no coração de Nova York, mais especificamente no Greenwich Village, um centro cultural da cidade. Muitos edifícios da universidade estão agrupados em torno do Washington Square Park, se misturando com as ruas ao redor, repletas de restaurantes, bares e cafés. Estudar lá significa que você pode esperar estar no centro de uma das áreas mais culturalmente dinâmicas do mundo.

Escola de Negócios Leonard N. Stern

Por que escolher estudar na Universidade de Nova York?

O estado de Nova York é cheio de boas universidades. Na verdade, as 10 melhores faculdades de lá estão entre as mil principais do mundo. A campeã entre as nova iorquinas é a Universidade de Columbia, que se classificou como a 19.ª melhor instituição de ensino superior do planeta e a oitava melhor dos Estados Unidos. Em segundo lugar estadual está a Universidade Cornell, a 21.ª colocada no ranking global.

Mas se essas instituições têm um melhor desempenho nas listas de avaliação das universidades, por que você deveria escolher a NYU no lugar da Universidade de Columbia, por exemplo? Quais vantagens a Universidade de Nova York pode te oferecer? Existem alguns fatores que podem pesar na sua escolha, como:

1. Qualidade garantida

Ainda que não seja a melhor universidade do estado, a NYU ainda fica no pódio quando o assunto é boa colocação nos rankings universitários. A instituição ficou com a medalha de bronze entre as mais bem posicionadas de Nova York. Os 78,9 pontos no QS World University Ranking 2022 também garantiram a 16.ª posição nacional e a 42.ª colocação global para a Universidade de Nova York.

2. Empregabilidade

Todo mundo quer sair da faculdade e conseguir logo um bom emprego, né? Se esse também é seu sonho, a NYU pode ser uma boa opção para você. A Universidade de Nova York é a 11.ª colocada mundial e a 5.ª melhor posicionada nos Estados Unidos na lista de empregabilidade do instituto QS. Os ex-alunos da universidade costumam conseguir posições em empresas importantes, como a Amazon, a Google, a ONU e até em estúdios de Hollywood.

3. Localização

A localização da NYU é um dos seus principais atrativos. Nova York é uma cidade incrível, que todo mundo tem vontade de conhecer. E, ao contrário de Columbia, que está mais afastada do centro, a NYU está no coração da Big Apple. Isso permite que seus alunos entrem em contato com muitas oportunidades, como estágios, por exemplo.  Além disso, diversos teatros – como o famoso IFC Center – e museus estão a uma curta distância, assim como a Union Square. Os estudantes também podem aproveitar o sistema de transporte público de Nova York para chegar em qualquer prédio da universidade ou da cidade em si.

4. Investimento

A NYU se destaca pelo investimento que faz nos campos de ensino e de pesquisa. O orçamento total da universidade gira em torno de 3,5 bilhões de dólares anuais. Dessa quantia, 947 milhões vão para pesquisa e outros 771 para o financiamento de auxílios. Além disso, a universidade investe na contratação de um time estrelado de professores. Os economistas Edward C. Prescott, Thomas Sargent e Michael Spence são alguns dos exemplos dos atuais docentes da NYU que já ganharam o Prêmio em Economia do Banco Suíço, um equivalente ao Nobel.

5. Diversidade 

O corpo estudantil é bastante diversificado e a instituição é conhecida por ter uma mente aberta e liberal. Inclusive, a universidade tem um grande compromisso com a diversidade, o que é idealizado através dos diversos programas de orientação baseados em diversidade que ela opera. A NYU também é conhecida por enviar diversos estudantes para estudar no exterior e, ao mesmo tempo, receber muitos estudantes estrangeiros. A universidade é famosa por formar muitas celebridades.

6. O ambiente da NYU

A Universidade de Nova York também é o lugar ideal para as pessoas que buscam, além de educação, espaços de troca na faculdade. Teatro, serviço comunitário, clubes e grupos voltados para carreiras são muito populares na NYU. Além disso, embora o atletismo não seja uma grande parte da cultura da instituição, alguns estudantes também estão envolvidos com esportes

Arco do Washington Square Park, rodeado principalmente por prédios da NYU

Quais são os cursos da Universidade de Nova York?

Como era de se esperar de uma das maiores universidades do mundo, a Universidade de Nova York oferece cursos em diversas áreas de conhecimento. No total, são 400 programas acadêmicos oferecidos pela NYU em suas 18 escolas e faculdades. Esses programas estão espalhados por todos os campi da NYU e, em Nova York, é possível encontrar os que são oferecidos por uma das seguintes faculdades:

Enquanto a Faculdade de Artes e Ciências é a maior escola da universidade, a NYU também é conhecida por outras instituições, como a Tisch, que possui ex-alunos notáveis, como Alec Baldwin e Lady Gaga. A universidade é conhecida por ser um reduto de artes, música e cultura, e é prestigiada pelas realizações artísticas de seus estudantes e pelo rigor do currículo acadêmico.

Com esse histórico, não é à toa que a Universidade de Nova York é a 7.ª melhor instituição do mundo quando o assunto é Artes e Humanidades. Mas, segundo o QS World University Ranking by Subject, a instituição também se destaca nas áreas de Ciências sociais e Gestão, em que ficou com a 12.ª melhor classificação mundial. 

A NYU também conseguiu boas colocações nos campos de Ciências da Vida e Medicina (36.ª melhor do mundo) e Engenharia e Tecnologia (94.ª melhor do planeta). O pior desempenho da universidade foi em Ciências Naturais, em que ficou com a 104.ª posição, a única fora dos 100 melhores.

A NYU também tem um excelente desempenho nas 51 disciplinas específicas avaliadas pelo QS. O maior destaque vai para o curso de Filosofia, que é o melhor do mundo. Porém, várias áreas aparecem entre as melhores, como:

Disciplina QS

Posição mundial

Nota

Faculdade

Filosofia

1

98,3

Faculdade de Artes e Ciências

Artes Performáticas

6

85

Escola de Estudos Profissionais

Comunicação e Estudos Midiáticos

7

89,7

Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano

Direito

8

88,6

Escola de Direito

Contabilidade e Finanças

10

86,9

Escola de Negócios Leonard N. Stern

Matemática

12

88,3

Faculdade de Artes e Ciências

Economia

12

86,2

Escola de Negócios Leonard N. Stern

Psicologia

13

88,4

Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano

Política

14

75,5

Escola de Negócios Leonard N. Stern

Inglês e Literatura

15

85,7

Faculdade de Artes e Ciências

Uma coisa importante a se saber é que os cursos de Direito são oferecidos apenas em nível de pós-graduação. Isso acontece porque, nos Estados Unidos, não existem bacharelados em direito, apenas mestrados e doutorados. Para fazer esse curso na NYU ou outra universidade estadunidense é preciso ter um bacharelado em qualquer outra disciplina.

Quanto custa estudar na Universidade de Nova York?

Assim como a maioria das universidades americanas, a NYU não cobra taxas mensais e sim anuais. Os valores variam de acordo com cada faculdade e com o número de créditos exigidos por cada programa.

Existe uma calculadora de preços que estima que valor você precisa desembolsar para estudar por lá a cada semestre. Em média, é possível dizer que estudar na Universidade de Nova York custa 55 mil dólares por ano.

Esse valor diz respeito às cobranças de tuition and fees, ou seja, cobrem apenas o valor das anuidades e taxas. Existe ainda um preço extra que pode ser pago por quem quer uma vaga nos alojamentos da universidade.

Ficar no dormitório da NYU custa por volta de 10 mil dólares anuais para os estudantes de graduação e 14 mil dólares para alunos da pós-graduação. Além disso, alunos internacionais pagam 90 dólares para registro a cada semestre.

As taxas de alojamento não variam conforme o curso dos alunos, apenas o valor das anuidades e taxas são alterados conforme o curso e seu nível (graduação ou pós-graduação). Nas faculdades mais prestigiadas os preços por semestre ficam assim:

Quanto custa estudar na Universidade de Nova York

Faculdade

Preço na Graduação

Preço na Pós-graduação

Faculdade de Artes e Ciências

US$ 28.250,00 por semestre

US$ 37.751,00 por semestre

Escola de Estudos Profissionais

US$ 28.250,00 por semestre

US$ 37.438,00 por semestre

Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano

US$ 28.250,00 por semestre

US$ 36.725,00 por semestre

Escola de Negócios Leonard N. Stern

US$ 28.567,00 por semestre

US$ 29.351,00 (mestrado em contabilidade) por semestre

Escola de Direito

(não se aplica) por semestre

US$ 35.539,00 (mestrado em direito em tempo integral) por semestre

Como esses calculas são semestrais, mas as tarifas são pagas anualmente, é preciso dobrar os valores descritos. Além disso, somando as despesas com alimentação, alojamento, materiais de estudo e transporte, o custo de se estudar na NYU pode ultrapassar os 80 mil dólares anuais.

Apesar de ser um valor expressivo, a universidade pede que seus alunos vejam os gastos com a universidade como um investimento. Isso porque a média salarial de seus alunos recém-formados é de cerca de 65 mil dólares anuais, mais que 4 vezes o mínimo nos EUA.

via GIPHY

Como estudar de graça na NYU?

Ainda que seja um investimento, não dá para negar que as taxas cobradas pela NYU não estão ao alcance da maioria dos brasileiros. Por isso mesmo, uma alternativa pode ser contar com os auxílios disponibilizados pela universidade.

No entanto, segundo os dados mais recentes, 65% dos alunos da universidade recebem alguma forma de ajuda financeira. Elas podem ser concedidas tanto pela NYU quanto outras fontes. Os critérios mais comuns são necessidades econômicas ou excelente desempenho acadêmico.

O auxílio médio costumava ser de cerca de 30 mil dólares anuais. Até 2021, não era possível conseguir uma bolsa que cobrisse todos os custos da sua anuidade na NYU. Porém, a universidade se comprometeu a atender 100% das necessidades financeiras de seus estudantes a partir da turma de ingressantes de 2021.

Ainda que segundo informações do jornal universitário da instituição alguns alunos tenham recebido o auxílio, não existem informações oficiais sobre o tema. Em seu site, a NYU afirma que não se compromete a atender integralmente as necessidades financeiras dos estudantes.

Atualmente, alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas, desde que cumpram os critérios do auxílio. Para concorrer, é preciso preencher os formulários no prazo estabelecido. Esses prazos variam conforme a sua data de ingresso, portanto, consulte-os no site da universidade.

Se você procura bolsas para estudar na NYU, pode também consultar o site da sua faculdade. Alguns auxílios são específicos para cada curso. Em outros casos, as bolsas só contemplam alunos que já começaram seus estudos. Alguns exemplos são:

  1. AnBryce Scholarships

Esta é uma bolsa concedida a alunos motivados academicamente e com necessidade financeira comprovada. Para concorrer, ninguém na sua família pode ter um diploma universitário. A bolsa pode cobrir toda a sua anuidade.

  1. Bolsas específicas de cada escola

Algumas escolas da NYU oferecem bolsas que podem cobrir parte da sua anuidade. A desvantagem é que mutias delas são voltadas para alunos que já iniciaram seus estudos na universidade.

  1. Graduate Assistantships

Algumas escolas oferecem bolsas para que os estudantes de pós-graduação financiem seus estudos. O mais comum é que a universidade ofereça programas de assistanships, em que os estudantes auxiliam os professores e recebem desconto nos valores a serem pagos à universidade.

  1. Curso de Medicina de graça na NYU

A fama da NYU é que a universidade não tem muitas opções de bolsa. Porém, a Universidade de Nova York é a melhor escolha se você quiser fazer Medicina. Por lá, qualquer estudante for aprovado no curso não precisa pagar nenhuma anuidade. Um sonho, né?

Langone Medical Center, parte da NYU

Como aplicar para a NYU?

O processo para se candidatar a uma vaga na NYU, é bastante parecido com as demais universidades dos Estados Unidos.  O primeiro passo é se inscrever por meio da Common Application (uma espécie de Sisu). No sistema, além de preencher seus dados e selecionar a instituição desejada, você precisa enviar os seguintes documentos:

Além desses requisitos básicos, é preciso enviar suas notas em um dos exames de admissão aceitos pela NYU. Existem várias opções disponíveis como os A-levels britânicos, o SAT ou ACT e até as notas do nosso Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, são aceitas para ingresso na universidade.

Algumas escolas também incluem outras exigências para seus cursos, como entrevistas, envio de currículos e até portfólios. Esse é o caso tanto na Steinhardt quanto na Tisch. Por serem escolas voltadas para o mundo das artes, ambas exigem portfólios ou audições para a maioria dos cursos.

A Universidade de Nova York não estabelece prazos únicos para os processos de seleção nem para a resposta se os alunos foram ou não aprovados. Isso acontece porque os cursos são muito diversos e, além disso, é preciso ter em mente que os funcionários da universidade revisam pessoalmente todas as inscrições e que, em alguns casos, os candidatos são entrevistados. Mesmo assim, é possível estabelecer uma média dos prazos esperados:

Prazos para aprovação

Modalidade

Aplicação

Notificação

Early decision

1º de novembro (obrigatório)

até 15 de dezembro

Early decision II

1º de janeiro (obrigatório)

até 15 de fevereiro

Regular decision

1º de janeiro

até 1 de abril 

Quem já se formou na Universidade de Nova York?

Por ser uma universidade com mais de 100 anos de história, a NYU tem muitos ex-alunos. São mais de 500 mil pessoas que se formaram na Universidade de Nova York, sejam dos Estados Unidos ou dos outros 183 países que já tiveram cidadãos matriculados na universidade.

Entre esses ex-estudantes, existem todos os tipos de profissionais como políticos, artistas e pesquisadores de muitas áreas de formação. Muitos dos ex-alunos da NYU acabaram se transformando em pessoas mundialmente famosas. Talvez você reconheça nomes como:

Angelina Jolie

Angelina Jolie é uma das muitas ganhadoras do Oscar que já frequentaram a Universidade de Nova York. Durante seu período como aluna da NYU, a intérprete de Malévola estudou direção e criação de roteiros em um curso noturno. Angelina Jolie já havia feito um filme com seu pai em 1982, mas sua carreira só começou mesmo quando ela se formou na faculdade em 1993. De lá para cá, ela deu vida a personagens de todos os estilos: desde Lara Croft até Lisa Rowe, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2000.

Donald Glover

O ator, roteirista e músico estadunidense Donald Glover também é um dos ex-alunos da NYU. Ele se formou bacharel em Belas Artes, com ênfase em escrita dramática em 2006. O astro ficou mais conhecido graças a seu papel em Atlanta, pelo qual recebeu o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Atuação em 2017. Na música, ele é o intérprete e compositor do sucesso “This is America”.

(foto: Mike Bouchard/Flickr)

Gertrude B. Elion

Gertrude B. Elion é uma biomédica e farmacêutica que fez seu mestrado e PhD na Universidade de Nova York. Pode ser que você nunca tenha ouvido falar dela, mas a Dra. Elion venceu o prêmio Nobel de Medicina em 1988 por criar, junto com seus parceiros  George H. Hitchings e Sir James Black, uma nova maneira de produzir remédios. Essa metodologia criada por eles ajudou no desenvolvimento de remédios contra o vírus da AIDS e que inibem a rejeição de órgãos transplantados.

Quem vê os sucessos da Dra. Elion não pensa que ela passou por muitas dificuldades para se formar. Ela já disse que só conseguiu se formar em química na Faculdade Humber por ter conseguido uma bolsa de 100%. Além disso, durante seu tempo na NYU ela trabalhou meio-período para pagar os custos de sua pós-graduação.

Jonas Salk

A Universidade de Nova York tem a 33.ª melhor escola de Medicina do mundo e a 16.ª melhor dos Estados Unidos. Sendo assim, não é de se estranhar que Jonas Salk, o inventor da primeira vacina de poliomielite (paralisia infantil)  tenha se formado lá. Ele fez a sua graduação em Ciências na Universidade da Cidade de Nova York e, em 1938, concluiu seu mestrado em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade de Nova York.

Rudy Giuliani

Os cursos da área de Política da NYU são bastante reconhecidos e a universidade já formou vários senadores e prefeitos. Um dos mais recentes foi Rudy Giuliani. O Republicano foi prefeito da cidade de Nova York entre 1994 e 2001. Ele fez seu bacharelado em Ciências Políticas na Faculdade de Manhattan, mas concluiu seu mestrado e doutorado em Direito pela NYU. Ao longo da vida, Giuliani exerceu muitos cargos na área jurídica, como o de Advogado Geral Auxiliar, o terceiro cargo mais importante da Advocacia Geral da União dos Estados Unidos.  

Spike Lee

O aclamado diretor, produtor, ator e roteirista estadunidense Spike Lee também consta entre os ex-alunos renomados da Universidade de Nova York. O diretor de Malcom X fez seu bacharelado em Comunicação de Massas na Faculdade Morehouse e concluiu seu Mestrado em Belas Artes, com ênfase em filme e televisão, na NYU em 1982. Entre os muitos prêmios recebidos por Spike Lee está o Oscar de melhor roteiro adaptado por Infiltrados na Klan.

Fatos rápidos: o que você precisa saber sobre a NYU

A UDI te ajuda a estudar na NYU

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Nova York (NYU)? Então, que tal se preparar para estudar lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil.

São mais de mil aulas gravadas que te ensinam o passo a passo para fazer uma aplicação de sucesso para a NYU e outras das melhores universidades do mundo. Além desse material, você ainda pode tirar dúvidas nas aulas ao vivo com especialistas todas as semanas!

E para não ter erro na hora de enviar seus documentos para a Universidade de Nova York, nossa equipe revisa a sua aplicação! Assim fica bem mais fácil entrar na NYU, né? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e faça parte da mentoria que mais manda brasileiros para o exterior!

Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2020) e Ana Resende Quadros (2021 e 2022)