Você sonha em fazer um curso superior no campo do Design? Se sim, a primeira coisa que deve saber é que existem diferentes tipos de design, justamente por se tratar de uma área bastante ampla. É possível, por exemplo, estudar Design de Moda, Design Gráfico ou Design Industrial (e esses são apenas alguns exemplos).
A grande maioria dos melhores cursos de Design do mundo são oferecidos por escolas generalistas, que não se concentram em apenas um tipo de design. Inclusive várias dessas escolas oferecem programas tanto a nível de graduação, quanto de pós-graduação.
Quer saber em quais escolas ficam os melhores cursos de Design do mundo? Então vem com a gente!
10 melhores cursos de Design do mundo
Para fazer essa lista dos 10 melhores cursos de Design do mundo, utilizamos o estudo realizado pela QS World University by Subject, que se baseia em três variáveis principais para definir os melhores cursos e universidades em diferentes áreas do conhecimento: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho e impacto da pesquisa desenvolvida pelos alunos e professores da instituição.
1. Royal College of Art (Reino Unido)
O Royal College of Art é uma universidade localizada em Londres. É a única instituição de ensino superior em arte e design do Reino Unido focada totalmente em programas de pós-graduação. Apareceu na primeira posição do ranking da QS em Design por seis anos consecutivos.
Royal College of Art (Foto: Vicky Teinaki/Flickr)
A universidade é dividida em diferentes escolas, e uma delas é a Escola de Design, que oferece os seguintes programas:
- Mestrado e doutorado em Design
- Mestrado em Design de Produto
- Mestrado em Design de Moda
- Mestrado em Design de Inovação Global
- Mestrado em Design e Saúde
- Mestrado em Engenharia de Design de Inovação
- Mestrado em Mobilidade Inteligente
- Mestrado em Design de Serviço
- Mestrado em Design Têxtil
- Mestrado em História do Design (oferecido em conjunto com o Victoria and Albert Museum)
Além dos programas de pós-graduação, o Royal College of Art também oferece cursos curtos na área de Design.
2. University of the Arts London (Reino Unido)
Como o próprio nome indica, a Universidade das Artes de Londres também fica na capital britânica, e é considerada a maior universidade da Europa na área de Design.
A instituição, na verdade, é uma federação de seis escolas de artes independentes que se uniram em 2004: o Camberwell College of Arts, o Central Saint Martins, o Chelsea College of Arts, o London College of Communication, o London College of Fashion,e oWimbledon College of Arts.
University of the Arts London (Foto/Wikimedia)
A Escola de Design da Universidade das Artes de Londres oferece desde cursos curtos até cursos de graduação e mestrado. A lista de opções, que é grande, inclui programas como:
- Bacharelado e Mestrado em Design para Direção de Arte
- Bacharelado em Design para Espaços de Marca
- Bacharelado em Gestão de Design
- Bacharelado e Mestrado em Branding Gráfico e Identidade
- Mestrado em Gestão de Design
- Mestrado em Design para Inovação Social e Futuros Sustentáveis
- Bacharelado e Mestrado em Design Gráfico e de Mídia
- Bacharelado e Mestrado em Design de Experiência do Usuário
- Bacharelado em Artes de Design de Interação
- Mestrado em Design de Interação
- Mestrado em Serviço de Design
Confira informações mais detalhadas sobre cada um dos programas aqui.
3. Parsons School of Design at The New School (Estados Unidos)
A Parsons School of Design, localizada no badalado bairro de Greenwich Village, em Nova York, é uma das cinco escolas da The New School, uma universidade privada fundada em 1919.
A Parsons, como é simplesmente conhecida, oferece programas de graduação e pós-graduação. Vale lembrar que nem todos os cursos oferecidos pela instituição são ligados diretamente ao campo do Design, como é o caso dos cursos de Fotografia e Belas Artes, por exemplo.
Parsons The New School for Design (Foto: Ted Simpson/Flickr)
Mas quando analisamos apenas os programas na área de Design, as opções são bastante variadas. No nível de graduação, os cursos oferecidos são:
- Design Arquitetônico
- Design de Comunicação
- Design e Tecnologia
- História e Prática do Design
- Design de Moda
- Design Integrado
- Design de Interiores
- Design de Produto
- Design Estratégico e Gestão
- Licenciatura em Design e Moda
Já na pós-graduação, a Parsons conta com os seguintes programas na área de Design:
- Mestrado em Arquitetura e Design de Iluminação
- Mestrado em Design de Comunicação
- Mestrado em Design e Tecnologia
- Mestrado em Design e Ecologias Urbanas
- Mestrado em Design de Moda e Sociedade
- Mestrado em História do Design e Estudos Curatoriais
- Mestrado em Desenho Industrial
- Mestrado em Design de Interiores
- Mestrado em Design de Iluminação
- Mestrado em Design Estratégico e Gerenciamento
- Mestrado em Design Transdisciplinar
4. Rhode Island School of Design (Estados Unidos)
A Escola de Design de Rhode Island (RISD) foi fundada em 1887 na cidade de Providence, capital do estado de Rhode Island. É uma instituição filiada à Universidade Brown, uma das famosas Ivy Leagues americanas. Ambas compartilham o mesmo campus e oferecem programas duplos que permitem que os estudantes façam disciplinas das duas instituições, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Rhode Island School of Design (Foto: John Phelan/Wikimedia)
Um desses programas duplos é o mestrado em Design de Engenharia. Mas existem outras opções oferecidas exclusivamente pela RISD, como os mestrados em Design Gráfico, Design de Móveis, e Design Industrial. Essas mesmas modalidades também são oferecidas na graduação, junto a outras opções como Design de Roupas e Teoria e História da Arte e do Design.
5. Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos)
Todo mundo conhece o Massachusetts Institute of Technology (ou simplesmente MIT), mas pouca gente sabe que esse famoso instituto também tem uma forte tradição no campo do Design, mais especificamente no Design Arquitetônico.
O Departamento de Arquitetura do MIT oferece as opções de minor e major em Design para estudantes de graduação. O minor requer que os alunos concluam atividades práticas e teóricas a partir de três categorias de design: objetos, informação e arte e experiência. Desde sua implementação, em 2016, é um dos cinco minors mais populares do MIT.
Aliás, foi por conta desse sucesso que a instituição também criou o seu major em Design no ano de 2018.Trata-se de um bacharelado em Arte e Design que combina o aprendizado prático com seminários e assuntos baseados em palestras. Os alunos que optam por esse major podem seguir por dois caminhos de especialização: Objetos de Design e Interação ou Informações de Design e Visualização). Mas seja qual for a escolha, os estudantes aprendem os princípios fundamentais da Arte e do Design que podem ser aplicados a carreiras que vão do Design de Informação à Arte 3D.
Escola de Arquitetura do MIT (Foto/Dezeen.com)
Em outras palavras, no MIT o Design na graduação pode ser realizado tanto como uma especialização, no caso do minor (Ex: um aluno de Engenharia Mecânica com especialização em Design); quanto como o curso principal, no caso do major.
6. Politecnico di Milano (Itália)
Saindo do eixo Estados Unidos-Reino Unido, o Politecnico di Milano, fundado em 1853, é uma das mais tradicionais universidades da Itália. A Scuola del Design é uma das nove escolas da instituição, oferecendo programas de graduação e pós-graduação. Alguns desses programas são ministrados exclusivamente em italiano, e outros em inglês e italiano. Confira abaixo:
Graduação | |
Design de Comunicação | Italiano |
Design de Moda | Italiano |
Design de Interiores | Italiano |
Design de Produto | Italiano |
Mestrado | |
Design de Comunicação | Italiano |
Design e Engenharia | Inglês |
Design Para o Sistema de Moda | Inglês |
Design Digital e Interativo | Inglês |
Design de Produto Integrado | Inglês/Italiano |
Design de Interiores e Espacial | Inglês/Italiano |
Design de Sistema de Serviço de Produto | Inglês |
Além dessas opções, o Politecnico di Milano também conta com um doutorado (PhD) em Design totalmente ministrado em inglês. Nele, os estudantes matriculados podem optar por desenvolver sua pesquisa em um desses três campos de especialidade: Design e Culturas; Produtos, Estratégias e Serviços; ou Design para Ambientes, Paisagem e Mobilidade.
Escola de Design do Politecnico di Milano (Foto: Maria Fonseca/Fashionabc.org)
7. Aalto University (Finlândia)
A Universidade Aalto, na Finlândia, tem uma forte tradição em Design, e não à toa está na lista dos melhores cursos de Design do mundo, de acordo com a QS. Os programas de Design da instituição são oferecidos através do Departamento de Design da Escola de Artes, Design e Arquitetura da universidade.
13 dicas para te ajudar a se preparar para estudar na Finlândia
No programa de bacharelado em Design da Universidade Aalto, que é ministrado em inglês, os alunos são preparados para projetar produtos, serviços e sistemas de maneira criativa e crítica e, depois de concluírem os estudos, têm a possibilidade de continuar sua formação em um dos sete programas de mestrado disponíveis (e também ministrados em inglês):
- Design Industrial e Colaborativo
- Design Contemporâneo
- Design de Moda, Vestuário e Têxtil
- Design e Produção para Novas Mídias
- Design e Produção de Jogos
- Design em Comunicação Visual
- Gestão de Negócios de Design Internacional
Aalto University School of Arts, Design and Architecture (Foto: Timo Noko/Flickr)
Dessa forma, os estudantes de Design da Universidade Aalto passam cinco anos estudando na instituição, sendo três na graduação e dois no mestrado. Outra opção é o doutorado em Arte, Design e Arquitetura, que tem duração de quatro anos e é ministrado em inglês, sueco e finlandês.
8. School of the Art Institute of Chicago (Estados Unidos)
A School of the Art Institute of Chicago (SAIC) é uma universidade privada associada ao Instituto de Arte de Chicago (AIC), um dos maiores museus de arte dos Estados Unidos. Fundada em 1866. A SAIC é considerada uma das escolas de arte mais influentes do país ei fica localizada bem no centro de Chicago. As dependências da instituição se dividem em vários prédios localizados nas proximidades do AIC.
No campo do Design, a SAIC com programas de graduação em Design de Moda, Design de Objetos e Design Gráfico. Já na pós graduação são oferecidos os seguintes mestrados:
- Mestrado em Belas Artes com ênfase em Design para Tecnologias Emergentes
- Mestrado em Belas Artes com ênfase em Design de Objetos
- Mestrado em Belas Artes com ênfase em Design Gráfico
- Mestre em Design de Objetos Projetados
- Mestre em Design de Moda, Corpo e Vestuário
School of the Art Institute of Chicago (Foto: Terry Robinson/Flickr)
9. The Glasgow School of Art (Reino Unido)
A Escola de Arte de Glasgow é uma instituição de ensino superior fundada em 1845 que oferece desde programas de graduação a programas de PhD. Fica localizada no centro de Glasgow, uma das cidades mais importantes da Escócia. Aparece na nona posição em Design no ranking da QS por três anos consecutivos.
Na graduação, a instituição oferece os programas de Design de Comunicação (com especialização em Fotografia, Design Gráfico ou Ilustração), Design de Interação, Design de Interiores, Design de Moda, Engenharia de Design de Produto e Design de Joias.
Glasgow School of Art (Foto: Jörg Bittner Unna/Wikimedia)
Na pós-graduação a oferta é ainda mais ampla. Além do programa de PhD em Design, também são oferecidos cursos de especialização e mestrado em áreas como Design de Inovação e Interação, Design de Inovação e Serviço, Design de Inovação e Criatividade Colaborativa e Design de Inovação e Cidadania. Confira a lista completa aqui.
10. Pratt Institute (Estados Unidos)
Também localizado na cidade de Nova York, o Pratt Institute foi fundado em 1887 e é especialmente conhecido pelos seus programas de Design de Interiores e Design Industrial. Mas além desses, a Escola de Design da instituição tem outros cursos nesse campo.
As opções na graduação são Design de Comunicação, Design de Moda, Design Industrial e Design de Interiores. Já na pós-graduação, os estudantes podem fazer mestrado em Design Industrial, Design de Interiores, Design de Comunicação ou Design de Embalagens.
Pratt Institute (Foto: Peter Greenberg/Wikimedia)
Quais são os 50 melhores cursos de Design do mundo?
A pesquisa da QS sobre os melhores programas de Arte e Design que usamos como base para fazer esse ranking conta com mais de 200 instituições. Então logicamente essas dez universidades que listamos aqui não são as únicas do mundo com ótimos cursos e reputação. Para aumentar ainda mais o seu leque de possibilidades, confira abaixo as trinta primeiras colocados da lista.
Universidade | Onde fica? | Pontuação |
Royal College of Art | Reino Unido | 99.6 (de 100) |
University of the Arts London | Reino Unido | 95 |
Parsons School of Design at The New School | Estados Unidos | 92.7 |
Rhode Island School of Design | Estados Unidos | 90.6 |
MIT | Estados Unidos | 85 |
Politecnico di Milano | Itália | 84.1 |
Aalto University | Finlândia | 82.9 |
School of the Art Institute of Chicago | Estados Unidos | 82.8 |
The Glasgow School of Art | Reino Unido | 82.3 |
Pratt Institute | Estados Unidos | 82.3 |
Art Center College of Design | Estados Unidos | 80.6 |
Delft University of Technology | Holanda | 80.5 |
Design Academy Eindhoven | Holanda | 80 |
Tongji University | China | 78.8 |
Goldsmiths, University of London | Reino Unido | 76.9 |
RMIT University | Austrália | 76.9 |
California Institute of the Arts | Estados Unidos | 76.6 |
Carnegie Mellon University | Estados Unidos | 75.8 |
Stanford University | Estados Unidos | 75.3 |
The Hong Kong Polytechnic University | Hong Kong | 74.9 |
Konstfack University of Arts, Crafts and Design | Suécia | 74.8 |
The Royal Danish Academy of Fine Arts (KADK) | Dinamarca | 74.6 |
Tsinghua University | China | 74.1 |
Central Academy of Fine Arts (CAFA) | China | 72.9 |
University of Technology Sydney | Austrália | 72.3 |
École Nationale Supérieure de Création Industrielle | França | 72.1 |
National University of Singapore (NUS) | Singapura | 71.9 |
California College of the Arts | Estados Unidos | 71.8 |
Emily Carr University of Art + Design | Canadá | 71.6 |
Loughborough University | Reino Unido | 71 |
Universidade do Intercâmbio
Você quer se preparar para conquistar uma vaga em pelo menos um desses melhores cursos de Design do mundo? Então vai a dica: a melhor forma de fazer isso é se preparando com antecedência e com a ajuda de pessoas realmente capacitadas, como os mentores da Universidade do Intercâmbio. Venha fazer parte da nossa mentoria especializada e realizar o seu sonho de estudar fora do Brasil. O primeiro passo pra fazer isso é clicar aqui e fazer o nosso teste de perfil.