Desde que a febre do Pac-Man se espalhou pelo mundo no início dos anos 80, os videogames têm sido uma das formas mais populares e influentes de mídia de massa. A diferença é que, naquela época, qualquer estudante que dissesse que queria seguir carreira na área de Design de Jogos seria taxado como louco. Mas felizmente as coisas mudaram bastante nesses quase 40 anos!

Embora tenha demorado muito mais do que deveria, algumas faculdades e universidades passaram a reconhecer os videogames não apenas como uma carreira viável, mas também como uma das novas formas de expressão artística mais estimulantes. E não é difícil ver por que isso aconteceu. O estudo de Design de Jogos reúne os rigores da computação e do avanço técnico a aspectos já consagrados no campo das humanidades, especialmente as artes risuais, a música e a narração de histórias (storytelling). 

Você é uma dessas pessoas que pensa em construir uma carreira como designer de jogos? Então fique sabendo que os Estados Unidos concentram algumas das melhores faculdades do mundo na área. Pensando nisso, no texto de hoje vamos te apresentar as melhores escolas de Design de Jogos nos EUA, de acordo com o estudo feito pela publicação americana Princeton Review.

Ah... o resultado abaixo está em ordem decrescente, ou seja, da décima até a primeira colocada. Mas todas elas são ótimas escolhas! 

Conheça as 10 melhores escolas de Design de Jogos nos EUA

10. Universidade Shawnee State 

Na Universidade Shawnee State, localizada na cidade de Portsmouth, Ohio, você pode obter tudo o que precisa para ter uma grande carreira na indústria de videogames. Essa instituição oferece dois programas de graduação na área: Ciências em Tecnologia de Engenharia de Jogos e Artes de Jogos e Simulação.

As aulas em qualquer um dos programas têm uma proporção média de 1 professor para 16 alunos, e 88% do corpo docente tem experiência de trabalho na indústria de jogos.

Os alunos aprendem em um complexo de 4 milhões de dólares, recentemente renovado, que inclui um laboratório de estúdio de captura de movimento para desenvolver suas habilidades de animação.

Além de uma equipe vibrante de eSports, a faculdade hospeda a Shawnee Games Conference, uma conferência anual que permite que os alunos conheçam profissionais da indústria e designers de jogos consagrados. Essa é uma ótima oportunidade de começar a construir um bom networking desde o início do curso.

9. Universidade Bradley 

Um dos grandes destaques da Universidade Bradley, localizada em Peoria, Illinois, é a alta taxa de empregabilidade entre os alunos que se formam por lá. 92% dos graduados em Design de Jogos da instituição conseguiram empregos na indústria, trabalhando para grandes empresas como Obsidian Entertainment e Sony Computer Entertainment of America.

Foto/Jimcrone

O sucesso do programa pode ser parcialmente atribuído ao currículo básico da instituição. Não importa o curso que escolham, os alunos da Universidade Bradley obtêm o conhecimento básico e as habilidades de estudo necessárias para se tornarem pensadores independentes por toda a vida.

A partir dessa base, os alunos aprendem ferramentas essenciais do comércio do Design de Jogos, como escrever scripts de jogos, fundamentos de animação, anatomia e muito mais. Com este treinamento, eles deixam a universidade totalmente equipados para começar a carreira com o pé direito. 

8. Universidade de Utah

Como você pode esperar para uma carreira tão dependente da tecnologia, os programas de Design de Jogos de destacam pelos seus recursos. Por exemplo, você não pode aprender a fazer jogos para os melhores equipamentos de informática se não estiver aprendendo a usar os melhores equipamentos de informática.

É por isso que a Universidade de Utah, em Salt Lake City, colocou seu programa de bacharelado em Engenharia de Entretenimento em um prédio gigantesco cheio de tecnologia de ponta.

Além de um estúdio para alunos de pós-graduação e um café, o prédio oferece um amplo espaço de computação, instalações para ciberesportes e laboratórios para captura de movimento, realidade virtual e muito mais.

O prédio é apenas um indicador do compromisso da Universidade de Utah com esse programa, que reúne professores de vários departamentos. Essa diversidade faz a ponte entre os campos STEM e as Humanidades para promover um programa de Design de Jogos totalmente integrado. 

Graças a esses recursos fantásticos, os alunos dessa universidade não apenas conseguem emprego em grandes estúdios como Microsoft e Nintendo, mas também criam seus próprios jogos inovadores e criativos, mesmo antes da formatura.

7. Universidade Estadual do Michigan

Quando se pensa no futuro dos videogames, a cidade de East Lansing, no Michigan, provavelmente não é nem lembrada entre quem sonha em estudar Design de Jogos nos EUA. Mas se você der uma olhada no programa de Design e Desenvolvimento de Jogos da Universidade Estadual do Michigan (Michigan State University), pode ser que essa cidade entre rapidinho no seu radar. 

Estabelecido em 2005, este curso está alojado no Laboratório de Jogos para Entretenimento e Aprendizagem (GEL Lab), que funciona como um centro de pesquisas sobre o significado e a possibilidade dos jogos.

Foto/Paul R. Burley

Graças ao financiamento de organizações como a Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos e a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), o GEL Lab oferece aos alunos da Michigan State as ferramentas que eles precisam para impulsionar os seus conhecimentos e criatividade na área. 

Além desses atributos tecnológicos, o programa dessa universidade também conta com professores ilustres dentro do mundo do Design de Jogos nos EUA e também a nível mundial. Uma dessas professoras é Elizabeth LaPensée, uma desenvolvedora de jogos e romancista gráfica incluída no Hall da Fama das Mulheres nos Jogos.

6. Instituto Politécnico de Worcester

Na época em que a maioria das instituições de ensino considerava os videogames uma mera distração, o Instituto Politécnico de Worcester já estava estabelecendo o seu programa de Desenvolvimento de Mídias e Jogos Interativos (IMGD), que foi um dos primeiros do tipo. 

Tendo uma abordagem focada em pesquisa para Design de Jogos, IMGD reúne uma ampla gama de disciplinas e áreas de especialização, incluindo Escrita de Ficção, Engenharia de Áudio e Inteligência Artificial.

Os projetos de pesquisa criados por professores e alunos do Instituto Politécnico de Worcester incluem uma monografia acadêmica sobre Shigeru Miyamoto, o cérebro por trás de jogos fundamentais como Super Mario Bros e The Legend of Zelda.

5. Instituto de Tecnologia DigiPen  

O que começou como uma empresa de pesquisa e simulação computacional com sede em Vancouver, no Canadá, se transformou no Instituto de Tecnologia DigiPen, a primeira escola no mundo a oferecer um diploma de bacharel em Desenvolvimento de Videogames. Atualmente conta com um campus principal em Redmond, no estado de Washington, e dois campi internacionais em Singapura e na Espanha. 

Hoje, a DigiPen continua a tradição de inovar no estudo e ensino do desenvolvimento de videogames. Com aproximadamente 1100 alunos, essa instituto possui um corpo docente de profissionais experientes que ministram aulas em turmas pequenas de no máximo 10 alunos por professor. 

Foto/digipen.edu

Com essa base, a escola possui uma lista impressionante de realizações na área. Ex-alunos e professores ganharam 57 prêmios no Independent Games Festival, a maior reunião anual da indústria de jogos eletrônicos independentes. Esse número é o maior entre qualquer instituição da área!

Os graduados da DigiPen estão atualmente empregados em mais de 600 empresas e são creditados em mais de 1600 jogos. Esse sucesso pode ser parcialmente atribuído ao excelente corpo docente da escola, que inclui nomes como Ben Ellinger e a premiada designer Ellen Guon Beeman.

4. Instituto de Tecnologia Rochester

Por décadas, o Instituto de Tecnologia Rochester (RIT), no estado de Nova York, estabeleceu uma reputação como um dos centros mais interessantes de Ciência e Engenharia da Computação. Então não é nenhuma surpresa que o seu programa de Design e Desenvolvimento de Jogos seja um dos mais inovadores do mundo. 

O curso fica alojado no MAGIC Center, um centro de pesquisa dedicado à pesquisa e produção interdisciplinar de mídia digital. O Magic da sigla é a junção das primeiras letras de Mídia, Artes, Jogos (Game, em inglês), Interação e Criatividade. 

Por meio do MAGIC Center, os alunos podem participar do Rochester Games Festival, uma conferência anual que reúne alguns dos melhores designers, pesquisadores e criadores da área. Essa conferência não apenas permite que os alunos estimulem sua criatividade, mas também façam conexões para avançar em suas carreiras.

O hub de jogos digitais do MAGIC Center também oferece programas de extensão à comunidade, por meio dos quais os jogos se tornam um catalisador para o estudo e o desenvolvimento econômico na área.

3. Universidade de Nova York

Na prestigiosa Tisch School da Universidade de Nova York, alunos e professores abordam os jogos como uma forma de arte criativa em expansão, com tanto potencial quanto o cinema, a televisão ou qualquer outra mídia moderna.

Para tanto, o programa de Design de Jogos da instituição busca promover a alfabetização cultural em torno dos jogos, explorando sua função e seu significado social.

Os alunos aprendem com um programa prático baseado em atividades, desenvolvendo suas habilidades na prática, seja projetando seus próprios jogos, escrevendo roteiros e artigos ou escrevendo programas. Além disso, a NYU incentiva a colaboração, não apenas com outros alunos de Design de Jogos, mas em toda a universidade, incluindo artistas e músicos.

Para tanto, o NYU Game Center se esforça para ser um centro mundial de pesquisas de jogos. A instituição também oferece uma série de palestras regulares com alguns dos designers e acadêmicos mais importantes da área, promovendo a conversa crítica em torno dos jogos. Já os workshops e conferências permitem que os alunos apliquem seus estudos e façam conexões que poderão ser úteis em seus empreendimentos futuros.

2. Universidade Clark

Através da Escola de Design e Tecnologia Becker, a Universidade Clark, localizada em Worcester, Massachusetts, oferece programas de graduação e mestrado na área de games. No nível da graduação, os estudantes podem se especializar em Artes de Jogos ou Desenvolvimento de Jogos. Já no mestrado, a instituição oferece um MFA em Design de Mídia Interativa.

Com um currículo prático que tira proveito dos recursos tecnológicos da escola e do corpo docente altamente renomado, os programas de jogos da Becker impressionam principalmente pelas oportunidades de estágio. Antes da formatura, os alunos da instituição têm a oportunidade de trabalhar em algumas das empresas mais influentes do setor, incluindo Ubisoft, Epic Games e Blizzard.

Foto/Kenneth C. Zirkel

Graças a este apoio e abordagem, ex-alunos da Universidade Clark tornaram-se algumas das figuras mais influentes na área. Um exemplo é Stanley Pierre-Louis, que se formou em 1992 e atualmente é presidente da Entertainment Software Association, nada menos que a associação comercial da indústria de videogames dos Estados Unidos!

1. Universidade do Sul da Califórnia 

O segredo do sucesso do programa de jogos da Universidade do Sul da Califórnia (USC), em Los Angeles, começa com a colaboração entre a divisão de Mídia e Jogos Interativos da Escola de Artes Cinematográficas e o departamento de Ciência da Computação da Escola de Engenharia da instituição. 

Dando igual atenção às possibilidades técnicas e artísticas da área, o campo de Design de Jogos da USC oferece uma variedade de programas para preparar a próxima geração de designers.

Esses cursos abrangem uma gama de possibilidades na indústria, desde um mestrado em Mídia Interativa a um mestrado em Ciência da Computação com concentração no Desenvolvimento de Jogos.

Já no nível de graduação, a universidade oferece diversos minors na área, como Design de Jogos, Animação de Jogos, Empreendedorismo de Jogos,  Pesquisa de Usuários, Design e Gerenciamento de Videogames e Modelagem e Gráficos 3D, entre outros. 

Como escolher um minor na faculdade americana?

Seja qual for o seu foco, os alunos da instituição são apoiados por várias iniciativas. Uma das mais importantes é o Lawson Fund, um fundo proveniente de doações privadas que é utilizado para ajudar no recrutamento e treinamento de designers de jogos negros e indígenas.

Outra iniciativa importante é o programa Summer Bridge, uma incubadora de 10 semanas projetada para apoiar alguns dos projetos mais promissores de alunos da USC.

Com essas possibilidades empolgantes em vigor, não é de admirar que a Universidade do Sul da Califórnia seja a melhor escola de Design de Jogos nos EUA.

Você quer estudar nos EUA?

Qual dessas escolas de Design de Jogos nos EUA mais te chamou atenção? Seja qual for sua resposta, o seu futuro profissional no campo dos jogos só depende de uma coisa: da sua preparação! E enquanto você ainda não realiza o seu sonho de estudar nos Estados Unidos, pode começar a fazer essa preparação em casa mesmo, com os e-books gratuitos que disponibilizamos aqui no Blog. Clique nos links abaixo e baixe já!