4 dicas infalíveis para montar um cronograma de estudos

Sempre sonhou em fazer um intercâmbio mas sente que ainda não está afiado no idioma necessário para conseguir a oportunidade perfeita lá fora? Então já está na hora de começar a arregaçar as mangas e estudar pra aperfeiçoar o seu nível de proficiência. E se não tem dinheiro pra bancar um curso ou um professor particular não se preocupe. É perfeitamente possível estudar por conta própria em casa. Mas pra isso é necessário muita disciplina e organização. O tempo é uma questão fundamental nesse processo e por isso você vai aprender agora como montar um cronograma de estudos  que facilitará muito sua vida.

Defina horários para estudar

Essa é chave principal para estudar de maneira organizada e não acabar se perdendo no meio do caminho. Monte no computador ou numa folha de papel, como preferir, um quadro de horários. Depois disso preencha com as atividades que serão realizadas em cada um deles.

Não se esqueça que o estudo de outro idioma não consiste só em leitura. Você também deverá reservar horários para fazer anotações, resolução de exercícios, revisão, etc. Cada um deles é igualmente importante para o seu processo de aprendizado. Isso quer dizer que esse cronograma deve ser respeito e seguido à risca sempre que for possível.

Conheça sua rotina

Você só vai poder definir os horários para se dedicar ao estudo depois que fazer uma análise completa de como você ocupa o seu dia a dia com outras atividades. Faculdade, escola, lazer, trabalho e outros pontos devem ser considerados. E não se esqueça de sempre deixar uns espaços livres para caso de imprevistos e atrasos.

Não subestime o descanso

Sim. Isso é extremamente importante! Respeitar o seu próprio corpo e o funcionamento do seu organismo é fundamental para ter uma rotina de estudos realmente produtiva. Quando for montar um cronograma de estudos não se esqueça de separar horas específicas para descansar e também para o seu lazer. Entram aí atividades como academia e qualquer tipo de atividade física, saídas com os amigos, teatro,  compras, assistir séries em casa, etc.

Crie um ambiente adequado antes mesmo de montar um cronograma de estudos

Tão importante quanto o cronograma é o lugar onde você irá estudar. É importante reservar um espaço específico da casa para esse momento. Nada de sofá e muito menos cama. Improvise um “mini escritório” e já deixe por lá todos os materiais que serão necessários para se dedicar aos estudos.  Mantenha sempre a limpeza desse lugar e evite manter por perto aparelhos que possam te distrair, como celular, computador e televisão.

Agora que já sabe como montar um cronograma de estudos infalível que tal começar a colocar isso em prática agora mesmo? Pra ficar ainda mais afiado nessa preparação não deixe de procurar o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

01 Fev 2019