Os cursos e programas de verão são um tipo de intercâmbio ainda não muito popular no Brasil. Muita gente já ouviu falar dos summer camps por meio de filmes, mas não sabe que pode fazer um intercâmbio para um acampamento de verão. Além disso, quase ninguém sabe que eles não são o único tipo de summer program.

Pensando nisso, vamos explicar nesse texto o que é exatamente um Summer Program, quais são essas variações e também quais são as vantagens de participar de um desses programas. Vamos lá?

O que é um Summer Program?

É comum que Summer Camp e Summer Program sejam usados como sinônimos. Mas, na verdade, os acampamentos de verão são apenas um tipo de Summer Program. Eles, por sua vez, são programas educativos que acontecem na época das férias de junho e julho, o verão do Hemisfério Norte.

Quem faz um summer program passa parte das férias fazendo um curso específico ou várias atividades educativas. Por isso, esses programas são considerados grandes oportunidades de aprendizado e aprofundamento em diferentes áreas de interesse.

Por ser um termo tão abrangente, existem várias modalidades de Summer Programs, dependendo do foco das atividades. Esses programas podem acontecer em vários lugares, como em campi universitários (summer schools) ou acampamentos (summer camps).

Outro aspecto que varia bastante entre os programas é o tempo de duração. Os Summer Programs acadêmicos costumam ser mais curtos do que os tradicionais summer camps. De forma geral, os programas de verão exigem entre 2 e 12 semanas de dedicação.

storyimage Estudantes em um Summer Program oferecido pela Guarda Costeira dos EUA

Quais são os tipos de Summer Programs?

Existem quatro tipos principais de programas de verão. Cada uma dessas modalidades têm propósitos diferentes. Alguns colocam a diversão em primeiro lugar, outros são mais focados em ensinar uma habilidade específica, como cursos de saúde, línguas e liderança.

A escolha entre as modalidades deve se basear nos seus interesses e também na sua idade. Nem todos os tipos de programas de verão estão abertos para todas as faixas etárias. Funciona assim:

1. Summer Camps - Acampamentos de Verão

Os Summer Camps, ou acampamentos de verão, são a vertente mais “divertida” dos tipos de Summer Programs. Por isso mesmo esta é uma modalidade que atende crianças e adolescentes que querem descansar nas férias de verão.

Essa é a modalidade mais conhecida dos programas de verão, já que ela está presente em vários produtos midiáticos. Entre as obras que retratam esses acampamentos estão o filme “Operação Cupido” (1998) e a saga de “Percy Jackson e os Olimpianos”, do autor Rick Riordan.

(Walt Disney Company/Reprodução via GIPHY)

Porém, se engana quem pensa que só existe um tipo de summer camp. É claro que existem aqueles acampamentos tradicionais, com cabanas de madeira no meio da floresta com rodas de fogueira e marshmallow aquecido no fogo, mas hoje os summer camps são mais que isso.

Atualmente, além dos acampamentos tradicionais, existem aqueles que são focados em temas de interesse dos participantes. Por exemplo, existem Summer Camps fitness, religiosos, de esportes, de matemática e de música (lembra de Camp Rock?).

Mesmo sendo uma atividade com foco principal em diversão, os summer camps podem ser úteis se você quiser fazer uma faculdade fora do Brasil. Eles podem contar como atividades extracurriculares, especialmente se tiverem relação com o que você for estudar.

2. Summer Volunteer Program - Programa Voluntariado de Verão

O Summer Volunteer Program, como o próprio nome diz, é um tipo de voluntariado feito durante as férias de verão. Nos Programas Voluntários de Verão, você passa algumas semanas participando de trabalhos voluntários baseados no seu interesse.

Se você gosta de Biologia, por exemplo, pode trabalhar em um programa de preservação da vida selvagem. Por outro lado, se você tem interesse em Pedagogia, pode trabalhar dando aulas para crianças em países com baixas taxas de alfabetização.

As possibilidades são muitas e as ONGs estão sempre precisando de pessoas para ajudar a tornar o mundo melhor. Uma grande vantagem é que existem diversos desses programas ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Ainda assim, em geral, muita gente prefere atuar como voluntário nos países da América Central e da África Subsaariana.

Se por um lado os programas de voluntariado estão disponíveis em praticamente todos os países, algumas vezes é preciso ter uma idade mínima para participar. Normalmente é possível fazer esse tipo de programa a partir dos 15 anos, mas as vagas são muito mais comuns para quem tem mais de 18.

Voluntários participando de um projeto de limpeza de praias

3. Leadership Program - Programa de Liderança

O objetivo dos Leadership Programs é desenvolver suas habilidades de liderança. Eles são muito comuns ao redor do mundo e podem ser chamados também de Leadership Training ou Leadership Academy.

Neles, você foca em se desenvolver como indivíduo e aprender a lidar com outras pessoas. Dessa forma, você tem a possibilidade de se tornar um(a) líder global que tem, de fato, a possibilidade de promover mudanças no mundo.

Um dos pontos positivos dos programas de liderança é que eles estão disponíveis tanto para adolescentes quanto para adultos. Os cursos mais renomados são oferecidos pelas melhores escolas de negócios do mundo, como Harvard e Stanford.

Harvard Business School: conheça uma das melhores escolas de negócios do mundo

Outra grande vantagem de escolher os Leadership Programs é que existem muitas opções de bolsas para eles. É o caso do programa Jovens Embaixadores promovido pela embaixada dos EUA no Brasil. O Becas Santander também costuma cobrir oportunidades assim.

4. Educational Programs - Programas Educacionais

O quarto tipo de Summer Program é o Educational ou Academical Program. Nele, você tem a possibilidade de estudar sobre um tópico específico durante o verão. Existem opções de praticamente todas as áreas. Alguns exemplos são programas de engenharia, escrita, psicologia e medicina.

Além das áreas específicas, há também os Educational Programs que são chamados de Broadening Horizons. Nessa modalidade você pode frequentar aulas de diferentes áreas para explorar qual delas desperta mais o seu interesse.

A Universidade de Oxford oferece um programa de Broadening Horizons

Você pode encontrar programas de verão nesse estilo acadêmico na maioria das universidades internacionais. Eles servem tanto para adolescentes quanto para adultos, independente do nível de formação.

Apesar de existirem cursos de verão para várias faixas etárias e graus de instrução, os programas dividem os alunos conforme esses critérios. Educational Programs voltados para adolescentes têm foco em ajudar os estudantes a escolherem um curso para a faculdade, enquanto os cursos para graduados focam em especializar os profissionais para o mercado de trabalho.

Entre os programas acadêmicos que podem ser interessantes para todos os públicos são os programas de inglês. Algumas instituições, como a Universidade da Pensilvânia, têm cursos de verão de inglês. Eles podem ser uma forma de fazer um intercâmbio de idiomas e estudar nas melhores universidades do mundo.

Intercâmbio de inglês: como e onde fazer

O mais comum é encontrar programas acadêmicos de verão em universidades, mas outras instituições também oferecem esses cursos. Um exemplo é o The New York Times que tem cursos de verão voltados para a área de escrita e jornalismo.

Uma das maiores vantagens dos programas acadêmicos é que eles não são difíceis de ingressar. Normalmente é preciso apenas fazer a inscrição e pagar a taxa de matrícula. Outra boa notícia é que existem opções de bolsas para esses cursos e você pode até conseguir fazer o seu summer program sem pagar nada.

Por que participar de um Summer Program?

Ainda que não sejam tão famosos no Brasil, os programas de verão são muito populares ao redor do mundo. Isso porque eles podem ser muito benéficos, especialmente para crianças e adolescentes. Entre as vantagens dos summer programs estão:

1. Explorar novos ambientes

A primeira vantagem de se fazer qualquer um dos tipos de Summer Programs é a chance de explorar um ambiente totalmente novo. Seja em um acampamento ou no campus de uma universidade internacional, você vai viver experiências difíceis de se repetir no Brasil.

Isso vale ainda mais para quem vai fazer intercâmbios acadêmicos. Isso porque, durante a maioria dos Summer Programs, você vai morar no campus universitário e ter aulas com os professores da própria instituição. Vai ser quase como nos filmes sobre vida universitária de Hollywood!

2. Fazer amizades e fortalecer o seu networking

Outra vantagem importante são as conexões que os Summer Programs proporcionam. Nesses programas você tem uma convivência intensa com as pessoas. Afinal de contas, você vai passar o dia inteiro com elas e pode até dormir no mesmo quarto. Ou seja, é praticamente impossível não formar amizades.

Se você for fazer um summer program acadêmico, essas amizades podem ser ainda mais importantes. Nesses cursos, você vai conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, o que é ótimo para começar a desenvolver o seu networking.

via GIPHY

3. Aprender sobre coisas que você ama

Os summer programs também podem ser uma excelente oportunidade para você se aprofundar em um campo do seu interesse. Depois de se formar é difícil encontrar tempo para fazer cursos longos, então os cursos de verão podem ser a saída ideal.

Nós já comentamos que você pode escolher entre diversos campos do conhecimento. Por exemplo, se você tem vontade de aprender mais sobre relações internacionais, pode fazer um Summer Program nessa área.

4. Te ajuda a entrar em uma universidade internacional

Além de te capacitar, um summer program vai aumentar suas chances de ser aceito(a) em uma universidade no exterior. Participar de um programa assim pode ser uma boa atividade extracurricular.

As universidades internacionais não se importam apenas com a sua nota. Elas também querem saber que tipo de pessoa você é e como você pode agregar para o corpo estudantil. Por isso, elas buscam por alunos que se envolvem com suas paixões e tiram seus sonhos do papel.

Passo a passo: como fazer faculdade nos Estados Unidos

Fazer um programa de verão acadêmico, por exemplo, mostra que você é uma pessoa interessada e esforçada, porque abre mão de parte do seu tempo de descanso para realmente se desenvolver como pessoa e como estudante. Isso pode fazer a diferença quando você enviar a sua aplicação.

via GIPHY

Como fazer um summer program?

Fazer um summer program no exterior é uma das formas mais simples de fazer um intercâmbio. Isso porque a maioria das instituições não exige nenhum tipo de seleção. Basta encontrar um programa que seja do seu interesse, fazer sua inscrição no site e pagar a taxa cobrada.

Geralmente, as taxas incluem também o valor para a acomodação, especialmente quando eles são voltados para adolescentes. Em alguns casos, como o programa Reach Cambridge, até parte das refeições estão inclusas e algumas excursões.

via GIPHY

É claro que quanto mais estiver incluso no pacote, mais caro será o summer program. As taxas variam bastante, partindo de 100 e alcançando 12 mil dólares. Porém, muitas vezes é possível encontrar bolsas para estudar nesses programas de verão.

Como deu para perceber, as oportunidades de summer programs variam bastante. Por isso é preciso seguir alguns critérios na hora de encontrar a oportunidade ideal para você. Para fazer um programa de verão é preciso:

1. Ver qual modalidade se encaixa mais com você

O primeiro passo para fazer um summer program é saber qual se encaixa melhor com você. Isso vai depender muito do seu estilo e também da sua faixa etária. Se você ainda é adolescente é muito mais fácil encontrar opções em todas as categorias de summer programs.

Por outro lado, adultos podem ter mais dificuldade de encontrar opções. Os summer camps tradicionais, por exemplo, tem foco quase exclusivo para crianças e adolescentes. Além disso, os programas das summer schools tem menos serviços inclusos para os maiores de 18 anos.

Alguns programas, como os cursos de verão de inglês estão disponíveis para todos. Mas também é possível encontrar opções para todas as idades para passar o seu verão como voluntário em outro país, ou aprender alguma habilidade que você sempre gostou e até desenvolver sua liderança.

2. Procurar por programas em lugares confiáveis

Depois que você escolher o tipo de programa que você quer fazer, é hora de escolher para onde você deve ir. Uma das formas mais seguras e confiáveis é optar por programas oferecidos por grandes instituições.

As universidades mais importantes do mundo oferecem escolas de verão. Geralmente elas têm uma aba específica no site da universidade, com o título de “Summer School” ou “Summer Programs”. Nessas seções é possível ver dados como a duração do curso, o que está incluído no programa e como participar.

Por mais que a maioria dos programas não exija nenhum tipo de seleção nem comprovação de proficiência em língua estrangeira, eles têm vagas limitadas. Ou seja, se você deixar para fazer a sua inscrição muito tarde, pode ser que não encontre mais o curso que você gostaria.

Summer Camp: as melhores oportunidades nos Estados Unidos

O momento ideal para procurar por esse tipo de vaga é no outono do Hemisfério Norte. Ou seja, começa a procurar entre setembro e novembro. A maioria das universidades abre seus programas de verão com bastante antecedência e podem até aumentar os valores à medida que a data do curso se aproxima.

via GIPHY

3. Pesquisar sobre a disponibilidade de auxílios

Uma das grandes preocupações de quem quer fazer um intercâmbio são os gastos dessa viagem. Por isso mesmo, o terceiro passo para fazer um summer program é pesquisar as possibilidades de auxílio.

Algumas vezes o próprio site da Summer School descreve quais são as bolsas de estudos disponíveis para seus programas. Uma das mais interessantes é a Reach Cambridge, que cobre todos os gastos com o curso, acomodação e alimentação.

Ao contrário dos programas de verão pagos, para receber uma bolsa é preciso participar de uma seleção. A do Reach Cambridge é uma redação respondendo a uma pergunta pré-determinada, mas, em outros casos é possível que avaliem a média das suas notas (GPA) e até peçam provas de proficiência.

Os tipos de bolsa também variam muito. As mais comuns cobrem apenas o valor do curso, outras também financiam sua hospedagem e alimentação. Por outro lado, é muito raro encontrar as bolsas cubram sua passagem e visto, portanto, considere esses valores na hora de fazer o seu planejamento financeiro.

Intercâmbio com a UDI

Esses quatro tipos de Summer Programs são muito legais e, independente de qual seja sua escolha, você vai poder se divertir e aprender muito. Quer conhecer mais sobre eles e se preparar para entrar em um?

Então você pode contar com as aulas da Intercâmbio Academy! Lá você encontra um tutorial completo de como escolher, participar e ter a melhor experiência possível em um Summer Program! Clique aqui e se inscreva agora mesmo!

Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2020) e Ana Resende Quadros (2022).