Vai fazer intercâmbio em Portugal e, mais precisamente, na capital do país? Então você tem que começar a conhecer a cidade desde já! A primeira coisa que você deve começar a pesquisar é quais são os melhores bairros para morar em Lisboa. E isso, claro, da perspectiva de um jovem que está indo estudar por lá. Pensando nisso, listamos aqui 5 regiões da cidade que se destacam na preferência dos universitários locais e estrangeiros.
Quais são os melhores bairros para morar em Lisboa?
Arroios
O bairro de Arroios é uma área residencial que reúne muitos trabalhadores em Lisboa, principalmente por sua localização estratégica: ele corta duas avenidas que são como “artérias” da cidade: a Avenida Pascoal de Melo e a Avenida Almirante Reis. Além disso, o Arroios também tem ruas espaçosas, diversos prédios residenciais e é muito bem atendido por transporte público, deixando fácil o acesso a qualquer outra parte da cidade.
Se você gosta de comprar produtos frescos, o Mercado de Arroios conta com peixaria, floricultura e hortifruti. A região é ideal para estudantes do Instituto Superior Técnico: com poucos minutos de caminhada você chega lá. Normalmente, o bairro também fica a uma parada da linha verde do metrô. Porém, vale lembrar que a estação Arroios está atualmente fechada para reforma (deve voltar a funcionar no final de 2020 ou em 2021).
Ver essa foto no Instagram
São Sebastião
A região de São Sebastião faz parte da freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Como possui ótimas conexões de transporte público para as principais universidades da cidade, não é difícil encontrar estudantes em quase todos os prédios da região. Alguns lugares, como o Bairro Azul, por exemplo, são quase inteiramente ocupados por universitários. São Sebastião também abriga um dos oásis de Lisboa: o Jardim Gulbenkian. É o lugar perfeito para estudar e relaxar!
Da estação de metrô São Sebastião, você pode chegar à Universidade NOVA com cerca de 15 minutos de caminhada (é uma ladeira e tanto!). O Instituto Superior Técnico fica a duas paradas na linha vermelha (desça na estação Alameda). Já o Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade de Lisboa ficam a três e quatro paradas, respectivamente, partindo das linhas vermelha e amarela.
Casa de eventos Campo Pequeno, na região da freguesia das Avenidas NovasAlameda
O Alameda é outro bairro que fica às margens da Avenida Almirante Reis. A via principal por lá, porém, é a Alameda D. Afonso Henriques, que dá nome a esse bairro. Sua característica mais icônica é um jardim amplo, que se estende desde os degraus da entrada principal do Instituto Superior Técnico até a Fonte Luminosa, onde dá para aproveitar o clima da cidade e praticar alguns esportes.
A proximidade com o Técnico faz com que as ruas do Alameda se encham de estudantes, que geralmente moram em apartamentos perto do campus. No entanto, as linhas verde e vermelha deixam o bairro “próximo” de muitas outras universidades da cidade, como a Universidade de Lisboa.
Fonte Luminosa na Alameda D. Afonso HenriquesIntendente
Até um tempo atrás, a área do Independente era uma região considerada “barra pesada”. Agora, depois de passar por obras de reforma e revitalização, o Intendente é um dos bairros mais descolados e badalados de Lisboa. Não é de admirar que os estudantes queiram morar por ali! Bem no centro do bairro, por exemplo, há uma escultura em ferro forjado que é um pequeno jardim criado por uma das artistas portuguesas mais famosas do mundo, Joana Vasconcelos.
O Intendente é mais um bairro localizado na Avenida Almirante Reis, o que significa que é muito bem servido pelo metrô da cidade. Ele não é particularmente perto de nenhuma das universidades já citadas. Mas com as excelentes conexões de transporte público, você pode chegar nelas muito fácil.
Ver essa foto no Instagram
Saldanha
Saldanha é um bairro no centro da cidade, localizado entre o São Sebastião e o Alameda. A Praça Duque de Saldanha, a principal do bairro, é um daqueles lugares que estão sempre movimentados, mas as ruas adjacentes são muito tranquilas e completamente residenciais. O Saldanha é a combinação perfeita da Lisboa dos séculos XX e XXI: edifícios modernos e antigos se misturam sem esforço, assim como pequenos shopping centers e ótimos restaurantes e padarias.
A localização central do bairro é muito atraente para os estudantes e, embora não haja universidades na região, as linhas vermelha e amarela do metrô vão te levar com facilidade à Universidade NOVA, no São Sebastião, e à Universidade de Lisboa, na Cidade Universitária.
Estátua do Duque de Saldanha, na praça que leva seu nomeEsses são os melhores bairros para morar em Lisboa enquanto estudante. Qual te pareceu o mais interessante? Conta pra gente nos comentários! Se você ainda estiver em busca da sua oportunidade internacional, a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!
E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.