Conquistar uma bolsa de intercâmbio pode parecer um desafio intimidador, especialmente quando se pensa nas diversas exigências de algumas das universidades mais prestigiadas do mundo. No entanto, existem várias oportunidades que oferecem processos seletivos mais acessíveis, que aumentam suas chances de viver a experiência enriquecedora de estudar no exterior.
Neste artigo, apresentaremos cinco programas de intercâmbio que são conhecidos por terem processos de aplicação menos complexos e mais abrangentes. Essas opções podem ser o ponto de partida ideal para quem sonha em explorar novas culturas e obter uma educação internacional, mas está em busca de alternativas mais simplificadas para isto.
Vamos conhecer quais são eles e como você pode se preparar para aproveitá-los ao máximo?
Primeiramente, o que são bolsas de estudos?
Conquistar uma bolsa de estudos fora do país é o maior sonho e, muitas vezes, o único caminho que algumas pessoas têm para ir para o exterior.
Isso porque elas são parte dos programas oferecidos por instituições públicas e privadas ao redor de todo o mundo, para financiar ou auxiliar nos custos dos estudos e de logística dos alunos que são aceitos para as vagas.
Existem incontáveis oportunidades espalhadas por todo o planeta e cada uma possui especificidades e características próprias. No entanto, alguns tipos de programa podem ser considerados mais “fáceis” — isto é, mais simples de passar do que outros, que exigem mais tempo de preparação, documentos do candidato e têm uma maior concorrência por vaga.
Categorias de bolsa
Resumidamente, podemos dizer que existem 3 tipos de bolsas de estudos no exterior. São elas:
- Bolsas parciais
Caso você não queira pagar por uma agência de intercâmbios, mas também não está tão disposto a se esforçar para conseguir um intercâmbio 100% gratuito, esta pode ser uma boa opção.
Com as bolsas parciais, você consegue de 1-99% de desconto nos custos dos seus estudos fora do Brasil, ou seja, nas mensalidades e taxas da instituição acadêmica. Dá pra economizar uma boa grana, mas ainda existem oportunidades melhores…
- Bolsas full tuition
Assim como a bolsa parcial, esta bolsa cobre os custos dos seus estudos. A diferença é que ela não cobre apenas uma porcentagem, mas 100% das taxas e mensalidade!
Mais interessante, né?
- Bolsas full ride
O melhor tipo de bolsa possível de ser conquistada. Isso porque, além de cobrir 100% das taxas e mensalidade da instituição acadêmica, ela também cobre seus custos com logística, ou seja, transporte, hospedagem, alimentação e o que mais você puder imaginar!
Em alguns casos, o aluno até recebe uma “ajuda” extra para gastar da forma como bem entender todos os meses.
Aqui, é bom lembrar que nem toda instituição oferece todas as modalidades de bolsa, mas que elas existem e não só podem, como devem ser adicionadas na sua estratégia de aplicação. Afinal, quanto mais tentativas, mais chances de passar, certo?!
As 5 bolsas mais “fáceis” de passar
- Bolsas de idioma
Esse tipo de programa costuma ser oferecido por diversas instituições: educacionais, empresas e até mesmo instituições sociais e religiosas possuem oferta de bolsas de até 100% para estrangeiros que desejam aprender um novo idioma inseridos em uma nova cultura!
Além de conhecer um novo país, você ainda aprende de forma muito mais rápida e “real”, porque vai estar totalmente imerso em um meio com nativos e, consequentemente, vai estar praticando o tempo todo.
- Bolsas de pesquisa
Este tipo de oportunidade costumava ser o mais concorrido há alguns anos atrás. No entanto, conforme as ofertas e categorias de bolsa foram se expandindo com o tempo e com o avanço da tecnologia, atualmente é possível encontrar muitas oportunidades boas e com altas taxas de aceite, basta procurar bem!
- Bolsas de atividades extracurriculares
Os programas de extracurriculares, geralmente, possuem curta duração e são indicados principalmente para quem é menor de idade e deseja conquistar oportunidades internacionais maiores futuramente, porque eles possuem um grande peso na sua aplicação.
Isso se deve ao fato de que as melhores extracurriculares consideradas pelas instituições acadêmicas sempre são internacionais.
Alguns bons exemplos deste tipo de bolsa são de summer camps e bootcamps.
- Bolsas de graduação
Dentro desta categoria, existem algumas possibilidades distintas: começar um curso do zero, pedir transferência ou optar por um programa de graduação sanduíche.
Essas opções são recomendadas principalmente para quem deseja começar ou concluir sua primeira graduação. No entanto, se você já possui um diploma de curso superior, o melhor talvez seja considerar uma oportunidade de pós-graduação, como mestrado, doutorado, especialização, etc.
- Bolsas EAD
Especialmente depois da pandemia, a oferta deste tipo de bolsa subiu muito! Um ponto muito positivo dessas oportunidades é que, além de possuírem altas taxas de aceite, elas também são oferecidas por universidades e até empresas mundialmente conhecidas e renomadas.
Como encontrar as oportunidades
Antes de responder a essa pergunta, você precisa ter clareza de alguns pontos: o primeiro é o seu objetivo no exterior.
É uma graduação? É um curso de idiomas? É uma extracurricular?
Resolvida essa questão, nós vamos para a segunda: para quais instituições você vai aplicar?
E lembre-se: para responder essa, você precisa saber sobre os valores de cada instituição, o país para o qual você deseja ir, a cultura de cada local…
E aí sim, depois de todas essas questões concluídas, nós vamos para a procura de bolsas.
Basicamente, para encontrar oportunidades boas e confiáveis, só existe um caminho: procurar diretamente nos sites oficiais de cada instituição!
Ao entrar no site, é recomendado que você leia a home page e as informações da aba “sobre”. Lá, você vai saber tudo o que precisa antes de se candidatar para qualquer vaga naquela instituição.
Como aplicar
Diferente do que muitos pensam, enviar a sua aplicação é a parte mais rápida e mais simples do processo.
O que demora mesmo é se preparar para construir uma boa aplicação.
Para aplicar, de fato, você só precisa:
- Dentro do site oficial da instituição, encontrar uma oportunidade que “dê match” com os seus objetivos e necessidades;
- Enviar seu formulário de aplicação com todos os documentos solicitados.
Sim, é isso mesmo que você leu. Para enviar a sua aplicação, só existem esses dois passos.
Isso porque, como já mencionamos anteriormente, o que demora e exige dedicação mesmo é a construção da estratégia e a preparação!
E por falar nisso…
Se você gostou dessas oportunidades e quer aprender o passo a passo do método que já levou milhares de brasileiros para o exterior com bolsas de estudo dos mais variados tipos, você precisa conhecer a Escola M60.
Ela é a maior escola de preparação para intercâmbios do Brasil e conta com uma metodologia inovadora e validada para ajudar brasileiros de qualquer idade, área e perfil socioeconômico a realizarem o sonho de conquistar uma oportunidade internacional em qualquer lugar do mundo.
Lá, você terá acesso a uma preparação completa com uma comunidade incrível de alunos, mentorias em grupo e individuais e revisão dos documentos da sua aplicação por mentores especialistas no assunto.
Entre agora para o nosso time de mentorados: clique AQUI e faça já o seu teste de perfil para a Escola M60.