É muito difícil pensar no Japão e não imaginar um país altamente tecnológico, né? Afinal de contas, várias empresas do segmento vêm de lá. No mercado de jogos, duas das três principais concorrentes são empresas japonesas: a Sony, do Playstation; e a Nintendo, responsável pelo Mário, um dos personagens clássicos dos jogos.
Além disso, DVDs, câmeras digitais e calculadoras eletrônicas foram inventadas no Japão. Com esse histórico era de se esperar que o país fosse um dos principais na área de ensino de tecnologia. E essa é mesmo a realidade. Por isso, hoje vamos te apresentar cinco faculdades no Japão para quem é do time tech.
Melhores faculdades de tecnologia do Japão
Se você quer seguir carreira na área de tecnologia, o Japão pode ser uma excelente opção para estudar fora do país. Além de ser conhecido por suas inovações na área, como robôs, máquinas de compra automática e até carros voadores, o país recebe investimento nacional e internacional no setor.
7 coisas para fazer quando você visitar o Japão
Todo esse potencial requer uma mão de obra qualificada. Por isso não é de se estranhar que as faculdades no Japão que lidam com tecnologia estejam entre as melhores do mundo. De acordo com o ranking QS by Subject, quatro universidades japonesas estão entre as melhores instituições de ensino superior na grande área de Engenharia e Tecnologia. Além disso, nove estão no TOP 200. As cinco melhores são:
1. Universidade de Tóquio
Classificação QS by Subject: 20ª colocada
Classificação geral: 24ª colocada
Localização: Tóquio
A Universidade de Tóquio é a melhor universidade do Japão. Ela foi fundada em 1877 como a primeira universidade imperial, mas é a junção de outras escolas que já existiam na época, incluindo a Faculdade Imperial de Engenharia.
(Foto: Daverson Borja/Flickr)
Apesar de ser a melhor classificada na área de Tecnologia e Engenharia, a área mais reconhecida da Universidade de Tóquio é a de Línguas Modernas, na qual é a 9ª colocada no mundo. Aliás, o bom desempenho geral da universidade se reflete em seus 10 alunos vencedores do prêmio Nobel nas áreas de Literatura, Física, Química e Medicina.
Faculdade dos famosos: 8 celebridades que estudaram Literatura
No total, a universidade tem 10 faculdades. As principais áreas tecnológicas ficam na faculdade de Engenharia. Dentro dela existem outros 16 departamentos:
- Departamento de Engenharia Civil
- Departamento de Arquitetura
- Departamento de Engenharia Urbana
- Departamento de Engenharia Mecânica
- Departamento de Mecano-Informática
- Departamento de Aeronáutica e Astronáutica
- Departamento de Engenharia de Precisão
- Departamento de Engenharia da Informação e Comunicação
- Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica
- Departamento de Física Aplicada
- Departamento de Engenharia Matemática e Física da Informação
- Departamento de Engenharia de Materiais
- Departamento de Química Aplicada
- Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos
- Departamento de Química e Biotecnologia
- Departamento de Inovação de Sistemas
A Universidade de Tóquio conta, hoje, com quase 30 mil alunos, sendo 2 mil deles estudantes internacionais. Ela é conhecida por sua qualidade de ensino, pesquisa e altas taxas de empregabilidade. Apesar de ser pública, a universidade não é gratuita, mas oferece bolsas de estudo.
2. Instituto de Tecnologia de Tóquio
Classificação QS by Subject: 34ª colocada
Classificação geral: 56ª colocada
Localização: Tóquio
O Instituto de Tecnologia de Tóquio também é uma instituição pública tradicional no Japão. Ele existe há mais de 130 anos e, atualmente, é responsável pela educação de mais de 10.500 alunos espalhados pelos seus três campi. Desse total, em torno de 1400 são estudantes internacionais.
(Foto: Wikimedia Commons)
A especialidade do Instituto já está no nome, mas seu diferencial é a tentativa de sempre conectar ciência e tecnologia com a vida em sociedade, buscando transformar o mundo em um lugar melhor. Isso é feito principalmente, pelo Insituto de Artes Liberais da universidade, mas a ideia também está presente nas suas outras seis escolas:
- Escola de Ciência
- Escola de Engenharia
- Escola de Materiais e Tecnologia Química
- Escola de Computaçã
- Escola de Ciências da Vida e Tecnologia
- Escola de Meio Ambiente e Sociedade
Assim como acontece na Universidade de Tóquio, o Instituto de Tecnologia oferece cursos pagos. Porém é possível conseguir uma bolsa para estudar por lá. O Instituto tem inclusive opções de apoio exclusivas para alunos internacionais. Existe também um programa específico para estrangeiros, que oferece até mesmo cursos de mestrado e doutorado em inglês.
3. Universidade de Kyoto
Classificação QS by Subject: 57ª colocada
Classificação geral: 38ª colocada
Localização: Kyoto
A Universidade de Kyoto é outra prestigiada instituição pública japonesa. Criada em 1897, ela tem 11 ex-alunos que receberam o prêmio Nobel. Ela é a segunda melhor universidade do Japão, mas na área de tecnologia fica em terceiro lugar. Hoje a Universidade de Kyoto tem 22 mil alunos, sendo 2628 estrangeiros.
(foto: J o/Wikimedia Commons)
Além de ter uma alta taxa de empregabilidade quando se formam, os alunos contam com uma alta proporção de professores. Estima-se que a universidade tenha uma média de 6 alunos para cada professor. Lá oferecem-se cursos de graduação e pós-graduação.
Na graduação, os cursos oferecidos pela Universidade de Kyoto são nas áreas de:
- Estudos Humanos Integrados
- Letras
- Educação
- Direito
- Economia
- Ciência
- Medicina
- Farmácia
- Engenharia
- Agricultura
Uma curiosidade é que de todas as faculdades, a de engenharia é a que recebe o maior número de estudantes. Outro fato interessante é que um dos atrativos da Universidade de Kyoto é justamente a cidade de Kyoto, que é um importante polo cultural japonês, sendo o berço dos mangás.
4. Universidade de Tohoku
Classificação QS by Subject: 96ª colocada
Classificação geral: 79ª colocada
Localização: Cidade de Sendai
A Universidade de Tohoku é uma das grandes universidades públicas do Japão. Ela tem cinco campi, sendo que o mais importante deles fica na antiga fortaleza de um senhor feudal chamado Masamune Date, que existe desde 1602. O prédio teve várias funções até abrigar a universidade fundada em 1907.
(Foto: XIIIfromTOKYO/Wikimedia Commons)
Atualmente, a Universidade de Tohoku tem cerca de 18 mil alunos, com quase 2 mil estudantes internacionais. Lá são oferecidos cursos de pós-graduação e graduação. A instituição é dividida em escolas que, por sua vez, são divididas nos seguintes departamentos:
- Humanidades e Ciências Sociais
- Ciências Educacionais
- Direito
- Economia
- Administração de Negócios
- Matemática
- Física
- Astronomia e Geofísica
- Química
- Ciências Geoambientais
- Ciência da Terra e de Materiais Planetários
- Biologia
- Ciências Médicas
- Ciências da Saúde
- Odontologia
- Farmácia
- Engenharia Mecânica e Aeroespacial
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Química e Biomolecular
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Civil
- Biociência
- Biologia Química
Os cursos das escolas de ciência, engenharia e agricultura são lecionados em inglês, mas também existem cursos lecionados inteiramente em japonês. Um diferencial é que para ingressar na Universidade de Tohoku é possível utilizar as notas do SAT e ACT americanos ou o GCE britânico. Também é preciso ter um certificado do TOEFL.
5. Universidade de Osaka
Classificação QS by Subject: 106ª colocada
Classificação geral: 72ª colocada
Localização: Cidade de Osaka
A Universidade de Osaka é uma das mais antigas faculdades do Japão. Ela foi criada oficialmente em 1931, como uma faculdade imperial, mas suas raízes estão em uma instituição de ensino criada por Ogata Koan em 1838. Os princípios originais ainda são seguidos pela universidade: “Pelas pessoas, pela sociedade e pela benevolência”.
(Foto: Ignis/Wikimedia Commons)
Atualmente, a Universidade de Osaka tem cerca de 15 mil alunos de graduação e 8 mil de pós-graduação. De todos esses, 2.611 alunos são estrangeiros. Os estudantes se dividem entre quatro campi e 11 escolas principais. São elas:
- Letras
- Ciências Humanas
- Estudos Estrangeiros
- Direito e Política
- Economia
- Ciências
- Medicina
- Odontologia
- Ciências Farmacêuticas
- Engenharia
- Ciências da Engenharia
Cada uma das escolas tem uma política diferente para a admissão de alunos. Na escola de engenharia, que é onde ficam a maioria dos cursos de tecnologia, é exigido que os candidatos façam uma prova específica de acordo com cada curso. Também é preciso entregar um certificado do TOEIC ou do TOEFL.
Intercâmbio com a UDI
Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades no Japão para quem ama tecnologia, que tal ir estudar por lá? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades internacionais. Os nossos mentores já estiveram nas principais universidades do mundo e vão te explicar o passo a passo para realizar o seu sonho. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.