BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

5 melhores universidades de Portugal em 2024

Já pensou em estudar em Portugal? Fazer intercâmbio em terras lusitanas pode ser a saída perfeita para quem quer ter uma experiência no exterior, mas não quer enfrentar a barreira da língua. Inclusive, essa é uma excelente opção para estudar fora para quem não é fluente em outros idiomas!

Além disso, quem deseja estudar em Portugal conta com outras vantagens. O clima do Mediterrâneo, a gastronomia de dar água na boca e a arquitetura local são um grande atrativo para os brasileiros. A facilidade de acesso aos demais países europeus também conta muitos pontos para embarcar rumo às terras portuguesas. 

Você está planejando estudar por lá? Ou quer saber mais sobre como é a vida universitária em Portugal? Preparamos esse artigo para você conhecer as melhores universidades de Portugal, de acordo com a edição mais recente do QS World University Rankings.

Essa é uma lista desenvolvida anualmente pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. São centenas de instituições de ensino de todo o mundo analisadas em número de estudantes, proporção de professores, empregabilidade e demais critérios. Então conheça agora as melhores universidades portuguesas!

Quais são as melhores universidades de Portugal?

De acordo com a última listagem do ranking QS World University, Portugal conta com 8 instituições de ensino dentre as melhores do mundo. Todas elas estão entre as 1.000 melhores, e 5 universidades, em especial, ficaram ranqueadas entre as 500 mais renomadas de todo o mundo.

Vale reforçar que, dentre os itens avaliados, estão: número de alunos estrangeiros e quantidade de publicações e citações em artigos; reputação acadêmica, reconhecimento do mercado de trabalho; proporção de professores e alunos, além de outros critérios. Vamos conhecer agora quais são essas instituições!

1. Universidade de Lisboa

Essa é a maior universidade de Portugal, com mais de 47 mil alunos em 18 faculdades. Hoje em dia, é reconhecida como a segunda melhor do país e uma das mais renomadas de toda a Europa. Fica em 335.ª posição dentre todas as instituições avaliadas pelo ranking QS.

A universidade foi formada a partir da fusão da antiga Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e da Universidade Clássica de Lisboa (UL) em 2013. Tanto a UTL quanto a UL começaram suas atividades no início do século passado. Os pontos fortes da ULisboa são Arte e Design, Engenharia de Mineração e Geografia.

A instituição afirma que “tem a responsabilidade de tornar a cidade de Lisboa uma das grandes capitais europeias da cultura e da ciência” e é, por isso, que a ULisboa recebe todos os anos mais de 9.500 alunos internacionais, cerca de 18,7% do total de estudantes, provenientes de mais de 100 países. Por lá, o valor da anuidade para o ano letivo de 2022/2023 para estudantes estrangeiros é fixado a partir de 3.500 euros.

2. Universidade do Porto

A Universidade do Porto é considerada a melhor universidade de Portugal e, de acordo com o ranking QS, ela fica em 274.º lugar global. Essa é uma instituição pública que fica na cidade do Porto, ao norte do país. Fundada em 1911, ela tem uma comunidade de mais de 32 mil estudantes, incluindo cerca de 6 mil intercambistas, que contam com 3 campi, 16 bibliotecas e 12 museus.

Hoje em dia são mais de 450 cursos na instituição, dentre graduação, mestrado e doutorado. Com uma recente expansão da atividade de pesquisa e desenvolvimento, a UP estabeleceu uma forte produção de pesquisa. Entre os mais reconhecidos centros de pesquisa da universidade, estão o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Instituto de Patologia Molecular e Imunologia e o Instituto de Pesquisa de Sistemas de Computação, por exemplo.

Os estudantes de fora da União Europeia ou que não têm nacionalidade portuguesa devem conferir os critérios para estudarem por lá no Estatuto de Estudante Internacional da U.Porto, em vigor desde o ano letivo 2014/2015. Já para mestrados e doutorados, as condições de candidatura são definidas por cada uma das faculdades da Universidade.

Para o ano letivo 2020/2021, o valor da anuidade para estudantes estrangeiros interessados na graduação está entre 3.500 e 8.000 euros. No caso da pós-graduação, fica entre 3.500 e 10.000 euros. Já os alunos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, dentre eles os brasileiros, podem receber um desconto de até 45% na anuidade.

Estudar em Portugal com bolsa(Nick Karvounis/Unsplash)

3. Universidade de Coimbra

A mais antiga de todas as universidades em Portugal é a Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Localizada na cidade de mesmo nome, a UC tem uma comunidade estudantil de quase 26 mil alunos. A universidade tem uma proporção considerável de estudantes internacionais: são cerca de 1.083, muitos deles brasileiros. 

Atualmente, a quarta melhor de Portugal está em 438.º lugar dentre as melhores de todo o planeta. A instituição conta, hoje em dia, com 347 cursos, dos quais 35 são licenciaturas, 109 mestrados, 12 mestrados integrados, 68 doutorados e 123 cursos livres nas áreas de Ciências Exatas, Artes e Humanidades. As escolas são as seguintes:

  • Faculdade de Letras;
  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Faculdade de Farmácia;
  • Faculdade de Economia;
  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação;
  • Faculdade de Ciências do Esporte e Educação Física;
  • Colégio das Artes;
  • Instituto de Investigação Interdisciplinar;
  • Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde.

4. Universidade de Aveiro

Em 5.º lugar dentre as melhores de Portugal, a Universidade de Aveiro está em 501-510 nas mais renomadas universidades do mundo. Criada em 1973, a Universidade de Aveiro logo se tornou uma das mais dinâmicas e inovadoras de Portugal. Frequentada por cerca de 17 mil alunos em programas de graduação e pós, a UA alcançou uma posição significativa entre as instituições de ensino superior do país. São 16 departamentos e 4 escolas politécnicas e ainda cerca de 9% dos alunos são estrangeiros.

É uma das melhores universidades em relação à qualidade da infraestrutura, à força da sua pesquisa e à excelência do seu corpo docente, por exemplo. A Universidade de Aveiro oferece uma vasta gama de programas de graduação em várias áreas do conhecimento. E vale lembrar que a  Universidade de Aveiro distribui anualmente bolsas de estudos para o incentivo dos estudantes internacionais, tanto em graduação quanto em mestrado. 

5. Universidade NOVA de Lisboa

Fundada em 1973, a Universidade NOVA de Lisboa, mais conhecida como NOVA, tem um corpo estudantil de mais de 21 mil alunos, dos quais mais de 3.400 são internacionais. De acordo com o ranking QS, ela é a terceira melhor instituição de ensino portuguesa e ainda ocupa a 369.ª posição em todo o mundo. Também se destaca porque fica em 8.ª entre as universidades europeias com menos de 50 anos.

O forte da NOVA são as faculdades especializadas, com ênfase em Ciências Exatas e Econômicas. Além disso, a universidade também oferece o “Lisbon MBA”, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa.

A Universidade NOVA de Lisboa desde que foi fundada adotou um modelo estrutural considerado novo no contexto universitário português. Esta estrutura foi organizada de acordo com um modelo departamental e interdisciplinar, associado à Tecnologia, simultaneamente com as Ciências Sociais e Humanas e as Ciências Médicas.

No total, são 9 escolas, 9 bibliotecas e 3 residências universitárias. Já o corpo docente, registra mais de 3 mil professores e pesquisadores.

Como e por que estudar em Portugal?

Para estudar em Portugal, o aluno interessado vai precisar de um visto. Independente de qual seja o seu tipo de visto de estudante em Portugal, será necessário apresentar carta de aceite na universidade portuguesa e a comprovação de que você terá meios financeiros para se sustentar no país, além dos documentos pessoais!

Já sobre os motivos para estudar em terras portuguesas, podemos destacar os seguintes:

1. Facilidade do idioma

A chance de poder estudar em uma universidade na Europa sem precisar aprender outro idioma é um grande diferencial do intercâmbio em Portugal. Além de facilitar bastante a compreensão das aulas, a língua portuguesa também vai ajudar bastante nas atividades do dia a dia.

2. Custo do intercâmbio

Apesar de Portugal ter o euro como moeda oficial, o país ainda tem um intercâmbio bem mais em conta do que em outros locais europeus. Isso porque o custo de vida por lá ainda costuma ficar mais barato do que em outros países.

Por que estudar em Portugal(Ricardo Resende/Unsplash)

3. Usar a nota do ENEM

Para concorrer a uma vaga em uma universidade portuguesa, os alunos brasileiros podem usar a nota do ENEM em suas candidaturas, o que é uma grande vantagem. Além disso, vale lembrar que muitas universidades de Portugal têm programas de bolsas de estudos, que podem facilitar muito para fazer um intercâmbio.

4. Acesso a outros países da Europa

Durante o intercâmbio em Portugal, você vai poder conhecer um pouco mais da Europa! Diferentemente do Brasil, onde viajar é mais difícil até mesmo pelas dimensões continentais do país, em Portugal o acesso aos países europeus é bem mais simples. Por isso, é uma ótima chance de conhecer diversas partes do velho continente. 

Como ser aprovado na universidade em Portugal?

Essas são as melhores universidades de Portugal. Deu vontade de estudar em alguma delas? É sempre interessante ter em mente que, para ser aprovado por lá, é possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ou seja, é uma oportunidade e tanto de fazer intercâmbio fora do Brasil!

E, para transformar esse sonho em realidade, é muito importante começar a se preparar desde já para conseguir uma vaga. Até mesmo para descobrir qual é o tipo de intercâmbio que tem mais a ver com você! 

Procure o apoio da nossa mentoria especializada. São mais de 900 horas de conteúdo para te ajudar a conquistar aquela vaga que tem tudo a ver com você! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados! 

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022) e atualizado por Ana Clara Reis (2024).

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
21 Jun 2024

Postagens recentes