Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muita gente. Afinal, não é segredo para ninguém que o país tem uma educação superior de excelência. Algumas das melhores instituições do mundo estão em solo americano, e entre tantas boas opções é difícil escolher em qual delas estudar. Para te ajudar nesta escolha, nós separamos as cinco melhores universidades dos Estados Unidos!
Quais são as melhores universidades dos Estados Unidos?
Existem vários rankings que têm por objetivo avaliar as universidades mundo afora. Os mais reconhecidos nesse quesito são o QS World University Ranking e o THE World University Ranking. Eles avaliam milhares de instituições seguindo critérios rigorosos para avaliar tópicos como credibilidade no mundo da pesquisa e no mercado de trabalho, por exemplo.
11 melhores universidades públicas dos Estados Unidos
Em ambos os casos, as instituições estadunidenses aparecem sempre entre as primeiras posições. Além disso, os Estados Unidos são o país com o maior número de universidades entre as melhores do mundo segundo as duas listas. O QS indica que 27 entre as 100 melhores são americanas, um número um pouco menor do que as 38 indicadas pelo ranking do THE.
Por esses números já dá para ver que as posições não são coincidentes, né? Para elaborar essa lista, nós consultamos os dois rankings e avaliamos quais universidades apareciam entre as dez melhores do mundo em ambas as listas. Quatro das instituições selecionadas aparecem no TOP 5 de ambas as listagens. A Universidade de Chicago é considerada a quinta melhor na avaliação da QS e a 8ª melhor pelo ranking da THE.
A título de curiosidade, o quinto lugar da lista da THE vai para a Universidade da Califórnia Berkeley, que aparece apenas na 30ª posição mundial e em 14º lugar nos Estados Unidos segundo o ranking QS. Outro dado interessante é que a única Ivy League que aparece entre as cinco melhores é Harvard.
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
Posição mundial no ranking QS: 1º lugar
Posição mundial no ranking THE: 5º lugar
Localização: Cambridge, Massachusetts.
O MIT é uma referência para quem se interessa pelas áreas de Ciência, Tecnologia ou Engenharia. Apesar de não ser uma das instituições mais antigas dos Estados Unidos, sua fundação também não é recente. O instituto foi idealizado em 1860 por William Barton Rogers e criado em 1861 em terras fornecidas pelo estado. Porém, as aulas só começaram em 1865, quando teve fim a Guerra Civil Americana.
Ainda que seja uma escola privada, o MIT cumpre seu propósito de dar oportunidades a todas as pessoas. Exemplo disso é que a primeira mulher a estudar em um curso de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática se formou lá em 1870. Também passaram por lá dezenas de vencedores do prêmio Nobel, como o economista Paul Krugman (2008), o químico Robert B. Woodward (1965) e o físico William Shockley (1956).
TOP 5 universidades com mais vencedores do Nobel
Universidade Stanford
Posição mundial no ranking QS: 2º lugar
Posição mundial no ranking THE: 2º lugar
Localização: Palo Alto, Califórnia
A Universidade de Leland Stanford Jr. foi fundada em 1891 por Leland Stanford Pai e Jane Lathrop Stanford. O nome é uma homenagem ao filho do casal que morreu de febre tifóide em 1884, aos 15 anos. A ideia era que a universidade ensinasse tanto as Artes Liberais quanto cursos das áreas tecnológicas que estavam se desenvolvendo nos Estados Unidos nesta época.
A estratégia deu certo. Hoje a Universidade Stanford é considerada a segunda melhor do mundo tanto pela QS quanto pela THE. Segundo esta última, ela ainda é a melhor universidade dos Estados Unidos e do continente americano. Um exemplo de sua qualidade é o fato de a universidade ter tido vários alunos que ganharam reconhecimento mundial ao longo de seus quase 130 anos, como Evan Spiegel, criador do Snapchat; e Marissa Mayer, CEO do Yahoo!.
8 estudantes de Stanford que mudaram o mundo
Universidade Harvard
Posição mundial no ranking QS: 3º lugar
Posição mundial no ranking THE: 3º lugar
Localização: Cambridge, Massachusetts.
A Universidade de Harvard é, sem dúvida, uma das mais famosas do mundo. Prova disso é que 150 ex-alunos, professores ou funcionários que já estiveram ligados à instituição já receberam o prêmio Nobel. Sem contar os oito ex-presidentes dos Estados Unidos que estudaram por lá, incluindo Barack Obama.
Toda essa fama também vem de muita tradição. A primeira instituição de ensino dos Estados Unidos foi fundada em 1636 com o nome de New College. Dois anos depois, o ministro John Harvard faleceu e deixou metade de suas terras e sua biblioteca para a nova faculdade. Por esse motivo, a instituição resolveu homenageá-lo com seu nome.
100 cursos online e gratuitos de Harvard com certificado
Atualmente, Harvard é uma das universidades mais seletivas dos Estados Unidos, com uma taxa de aceitação de 5%. Isso não quer dizer que ela seja pequena, na verdade, 22 mil alunos estudam por lá. Eles se dividem entre as 12 escolas que cobrem diversas áreas de ensino, incluindo uma das especialidades da universidade desde sua formação: as Artes Liberais.
Instituto de Tecnologia da Califórnia
Posição mundial no ranking QS: 4º lugar
Posição mundial no ranking THE: 4º lugar
Localização: Pasadena, Califórnia
O Instituto de Tecnologia da Califórnia, mais conhecido como Caltech, foi fundado em 1891, mas começou mesmo sua trajetória de sucesso a partir de 1907. Neste ano, o astrônomo George Ellery Hale se mudou para Pasadena e começou a moldar a instituição que se tornaria um dos maiores centros de pesquisa do mundo.
Ao contrário de Harvard, que tem dezenas de milhares de alunos, o Caltech é uma universidade pequena, com cerca de mil alunos de graduação e 1300 na pós-graduação. Um dos diferenciais dessa instituição é o seu cuidado com os estudantes. Por lá existem várias atividades sociais, clubes e instalações recreativas.
Universidade de Chicago
Posição mundial no ranking QS: 9º lugar
Posição mundial no ranking THE: 10º lugar
Localização: Chicago, Illinois
A Universidade de Chicago pode não ser tão famosa quanto as outras universidades desta lista, mas ela também é bastante tradicional, principalmente na área de Economia. Fundada em 1890, o seu propósito sempre foi ser uma instituição inclusiva e de excelência. Seu lema é: “Que o conhecimento cresça sempre; que a vida se desenvolva”.
Hoje, a universidade cresceu tanto que, além dos 87 hectares originais, existem campi satélite em Londres e em Hong Kong. Além de ter destaque em Economia, Direito, Matemática e Sociologia, a universidade é muito conhecida por ser o berço dos estudos behavioristas, da área de Ciências Políticas.
Intercâmbio com a UDI
Se o seu sonho é estudar em uma das melhores universidades dos Estados Unidos ou de qualquer outro país, nós podemos te ajudar. Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você terá aulas com mentores que já passaram por essa experiência. Eles vão te ensinar o passo a passo para conseguir uma vaga nas melhores instituições do mundo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e tire o seu sonho do papel!