Há quem diga que viajar sozinho é algo solitário e triste!
Mas o grande segredo por trás de um intercâmbio é realmente aproveitar o seu estado de solteiro para curtir a viagem de uma forma totalmente diferente do que um casal aproveitaria.
Fazer um intercâmbio é uma experiência única e enriquecedora que pode mudar completamente a sua vida. E quando você está solteiro, essa aventura se torna ainda mais emocionante e transformadora.
Neste artigo, vamos explorar as 5 principais vantagens de fazer um intercâmbio enquanto você está solteiro. Além disso, vamos desmistificar a ideia de que viajar sozinho é uma experiência ruim, mostrando como é possível se divertir e aproveitar ao máximo cada etapa dessa jornada.
Baixe o nosso e-book gratuito: Guia do Intercâmbio 2023!
Viajar sozinho é bom?
Viajar é uma das atividades mais enriquecedoras que podemos fazer em nossas vidas. Respirar novos ares, aprender com novos costumes e conhecer pessoas são momentos em que nos permite crescer como seres humanos e ampliar nossa visão de mundo. E embora muitas pessoas prefiram viajar acompanhadas, viajar sozinho também pode ser uma excelente escolha.
Viajar sozinho significa que você é o único responsável por suas decisões. Você pode decidir quando e onde quer comer, explorar a cidade a seu próprio ritmo, sem ter que se preocupar com as preferências e opiniões de outras pessoas. Isso lhe dá uma sensação de liberdade e independência que pode ser libertadora e empoderadora.
Também é uma forma de se autoconhecer e se desenvolver. Você terá que lidar com situações desafiadoras, como se comunicar com pessoas que falam outro idioma e lidar com situações imprevistas. Essas situações podem ajudá-lo a descobrir novas habilidades, a confiar em si mesmo e a se conhecer melhor.
Quando viajamos acompanhados, é fácil ficar na zona de conforto e não socializar tanto quanto deveríamos. Viajando sozinho, você é forçado a interagir com outras pessoas, o que pode levá-lo a fazer novas amizades e a conhecer pessoas de diferentes partes do mundo. Isso em um intercâmbio é de extrema importância para que você consiga praticar o idioma ou mesmo ampliar a sua rede de networking para a área que você estiver estudando. E acredite se quiser: é muito fácil fazer amigos quando está viajando sozinho.
Agora que você viu que viajar sozinho não é um bicho de 7 cabeças, vamos ver 5 vantagens de como um solteiro pode aproveitar o seu estado civil para fazer intercâmbio fora do país.
5 vantagens em fazer um intercâmbio solteiro
Economia
Quando você viaja sozinho, pode economizar muito dinheiro em comparação com um intercâmbio em família.
Afinal, quando você viaja com um parceiro ou cônjuge, é necessário dividir os custos das passagens, hospedagem, alimentação e outras despesas.
Por isso, você economiza o dobro!
Essa é uma vantagem para realizar esse sonho enquanto você não tem um compromisso com alguém.
Outra vantagem é que você consegue controlar melhor os seus custos diários e assim não passar por apertos financeiros durante a sua viagem.
Você pode escolher hospedar-se em locais mais acessíveis e optar por restaurantes mais em conta, sem se preocupar em agradar ou seguir as preferências de um companheiro de viagem.
E o melhor, viajar sozinho te impulsiona a buscar por alternativas mais econômicas e criativas de lazer. E dependendo dos seus gastos, se você optar por um dia querer passear em um lugar mais requintado, você gastará menos do que se estivesse com uma pessoa a mais.
Foco no seu objetivo
Sem as distrações de um parceiro ou cônjuge, você pode se dedicar completamente aos seus estudos, trabalho ou projetos pessoais. Isso pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos mais rapidamente e a aproveitar ao máximo sua experiência de intercâmbio.
Você terá mais liberdade para decidir sobre sua rotina e horários. Poderá planejar seu dia de acordo com suas necessidades e interesses, sem precisar negociar com alguém ou seguir um roteiro preestabelecido.
Por fim, viajar sozinho durante o intercâmbio também pode te ajudar a ter uma maior clareza sobre suas prioridades e desejos para o futuro. Sem as pressões ou influências de outra pessoa, você pode refletir com mais tranquilidade sobre o que deseja para sua vida, o que quer conquistar durante o seu intercâmbio e quais são seus próximos passos para alcançar seus objetivos de vida.
Menos ansiedades
Não precisa se preocupar com as expectativas ou necessidades de outra pessoa é uma das principais vantagens. Você não precisará ficar ansioso em precisar sustentar uma pessoa a mais, se preocupar com as necessidades e bem estar do seu companheiro.
Será apenas você e isso vai fazer com que não tenha que lidar com as possíveis frustrações ou problemas que possam surgir durante a viagem devido a diferenças de interesses, personalidades ou objetivos.
Dessa forma, você terá a liberdade de fazer o que quiser e quando quiser seguindo suas próprias regras e vontades.
Além disso, pode aproveitar a oportunidade para se desafiar e sair da sua zona de conforto, fazendo coisas que talvez não faria se estivesse acompanhado. Isso pode ajudá-lo a crescer como pessoa e a adquirir novas habilidades e experiências.
Flexibilidade
É muito mais fácil mudar seus planos ou adaptar sua agenda de acordo com as suas necessidades e interesses.
Por exemplo, se você quiser passar mais tempo em uma determinada cidade ou país, pode fazê-lo sem ter que consultar outra pessoa. Além disso, se quiser fazer uma viagem de última hora, pode simplesmente fazer as malas e partir.
Se quiser fazer algum passeio com os estudantes da sua classe, poderá curtir o momento sem preocupações.
Dessa forma, a flexibilidade oferecida por uma viagem solo pode tornar sua experiência de intercâmbio mais rica e gratificante, permitindo que você aproveite cada momento.
Benefícios em encontrar hospedagem
Fazer um intercâmbio enquanto se está solteiro pode trazer diversas vantagens, como a oportunidade de encontrar a hospedagem que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Por exemplo, o tipo de acomodação em Host Family é muito cogitado, e ser solteiro aumenta suas chances de conseguir essa acomodação.
Você poderá optar por hospedagens mais acessíveis financeiramente ou mais confortáveis.
Além disso, a escolha da hospedagem pode ser mais flexível em relação ao tipo de acomodação, como um quarto compartilhado em um hostel, um apartamento alugado ou até mesmo uma homestay, que pode ser uma ótima oportunidade para praticar a língua e conhecer melhor a vida de um nativo local.
Quer descobrir como fazer um intercâmbio gratuito ou com bolsa de estudos?
Existe um mar de opções para quem vai fazer intercâmbio sozinho.
Para receber um direcionamento personalizado para planejar o seu intercâmbio gratuito ou com bolsa, faça parte da Escola M60.
Dentro da nossa comunidade, você terá o olhar de professores que todo ano passam por intercâmbios e sabem o passo a passo que você precisa ter para conquistar bolsas de estudos de até 100% nas melhores universidades.
Dentro da Escola M60 não existem segredos. Nós desvendamos tudo o que descobrimos ao longo de anos para que você não passe apertos em sua viagem.
Para isso, clique aqui e faça o seu teste de perfil!