Medicina, Engenharia, Arquitetura, Veterinária, Jornalismo... Em comum, todos esses cursos são bastante tradicionais e encontrados com certa facilidade em várias universidades. Mas também existem por aí diversos cursos inusitados que chamam atenção pela originalidade.
E já que estamos em um blog que fala sobre intercâmbios, fomos atrás de alguns desses cursos inusitados em um dos países que mais oferecem esse tipo de programa em suas universidades: os Estados Unidos. Vamos conferir?!
15 cursos inusitados nos EUA
1. Ciências da Fermentação (Universidade Estadual Appalachian)
Já pensou em estudar como produzir cerveja na universidade? Esse major tem o objetivo de fornecer aos alunos uma sólida formação na parte química e biológica envolvida no processo de produção de cervejas. Mas, além disso, os alunos também passam por uma formação focada em marketing, negócios e empreendedorismo.
2. Viticultura e Enologia (Universidade Cornell)
Você sabia que a indústria do vinho carece de profissionais qualificados para supervisionar os vinhedos e administrar as vinícolas? Isso significa que essa á uma área com uma boa perspectiva profissional, principalmente para profissionais formados em uma universidade com o gabarito da Cornell.
Nesse major, os alunos aprendem tudo sobre o cultivo de uvas e produção de vinho em diferentes climas, estudando aspectos como solos, pragas, variedades de uvas e perfis de mercados.
3. Cultura Popular (Universidade Estadual de Bowling Green)
Já pensou se todas aquelas horas que você gastou assistindo Breaking Bad ou Game of Thrones pudessem de fato valer algumas coisa?
Nesse major os alunos passam seu tempo examinando programas de televisão, filmes, carros, casas, músicas, museus, eventos comemorativos, feriados, revistas e muitas outras manifestações da cultura. A partir disso, eles produzem insights que podem ser usados para analisar a sociedade atual, tanto de uma perspectiva conteporânea quando histórica.
Em um nível mais prático, os alunos que escolhem esse major na Universidade Estadual de Bowling Green acabam seguindo carreira em áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.
4. Gestão Floral (Universidade Estadual do Mississippi)
Administrar uma floricultura não é tão fácil quanto pode parecer, e nessa universidade os alunos podem estudar todo o processo que envolve ter um negócio como este, analisando aspectos como marketing, compras, jardinagem, design, propaganda e vendas, tanto da perspectiva do varejo quanto do atacado.
Os alunos têm a sua disposição uma floricultura dentro do campus da universidade que é operada pelo Departamento de Ciências de Plantas e Solo da instituição.
5. Engenharia e Design do Entretenimento (Universidade de Nevada em Las Vegas)
Não existe uma cidade mais apropriada no mundo para sediar um curso como esse oferecido pela Universidade de Nevada. Esse major forma alunos na arte e nos negócios da indústria do entretenimento, desde o design e montagem de locais até a biomecânica e animatrônica.
Geralmente os profissionais que se formam neste curso atuam no mercado principalmente na área de design e engenharia de jogos de cassino.
6. Gestão de Campos de Golf (Universidade de Maryland)
Os campos de golfe exigem muita manutenção, então a Universidade de Maryland criou um major focado na preparação de profissionais aptos para atuarem no gerenciamento desses espaços.
O programa requer um pouco de Biologia e Química, mas também oferece algumas disciplinas mais inusitadas, como “Ciência de Ervas Daninhas” e “Controle de Pragas”.
7. Ciência da Grama Sintética (Universidade Estadual da Pensilvânia)
Esse bacharelado prepara os alunos para uma carreira em cuidados profissionais de gramados, produção de grama, manutenção de campos de atletismo e muito mais.
Embora o diploma possa soar como algo divertido, as disciplinas que os estudantes precisam participar tendem para o lado mais científico. Biologia, Química e Meteorologia, por exemplo, são matérias obrigatórias.
8. Egiptologia (Universidade Brown)
Estabelecido em 2006, o Departamento de Egiptologia e Assiriologia da Universidade Brown oferece bacharelado e programas de doutorado em Egiptologia. Em ambos, os alunos são levados para o local de nascimento da civilização ocidental como a conhecemos e estudam disciplinas obrigatórias como Textos Hieróglifos do Egito Médio e Religião e Magia do Egito Antigo.
9. Música Pop (Universidade do Sul da Califórnia)
Esse major obviamente não trata apenas de ouvir os sucessos no rádio (embora definitivamente haja muito disso), mas faz um estudo abrangente da história e da construção da música popular americana, passando por grandes nomes que contribuíram para fazer da música pop o que ela é hoje.
10. Fagote (Universidade do Arizona)
Depois de completarem os requisitos básicos para um diploma de bacharel em Estudos Instrumentais na Escola de Música da Universidade do Arizona, os alunos escolhem um instrumento para se especializarem.
E entre as opções está o fagote, um instrumento de sopro que surgiu no século XIX e que hoje em dia é mais utilizado em conjuntos de música orquestral e de câmara. Você tem alguma ideia de como é o som produzido por um fagote?
11. Gestão e Tecnologia da Indústria do Boliche (Universidade Vincennes)
A Universidade Vincennes, primeira faculdade do estado de Indiana, oferece o único programa dos EUA focado em Tecnologia e Gestão da Indústria de Boliche.
Trata-se de um Associate Degree (um nível de qualificação acima do diploma do Ensino Médio e abaixo do bacharelado) que inclui disciplinas como Manutenção de Pista e Armação de Pino, Operações e Instruções de Loja e Serviço de Álcool Responsável.
A universidade inclusive conta com um centro de boliche com 18 pistas dentro do campus que serve como um laboratório para os alunos ganharem experiência prática.
12. Tecnologia de Traje (Universidade DePaul)
Os figurinistas são profissionais essenciais no mundo do cinema e do teatro, e existe uma universidade que oferece um programa focado na formação de profissionais da área.
Os alunos formados nesse programa, que fica alocado dentro da Escola de Teatro da Universidade DePaul, exploram o mundo do figurino a partir de uma variedade de disciplinas, como Arte e Arquitetura, Ética e Gestão Empresarial, Drapeado, Corte e Desenho.
13. Ciência da Embalagem (Universidade Clemson)
O design e a engenharia de embalagens tocam literalmente todos os aspectos da vida moderna - não apenas o varejo, mas também o transporte, o armazenamento e cada etapa da cadeia de suprimentos.
Da matéria-prima à prateleira, há embalagens em todos os lugares. E, é claro, alguém precisa projetar a aparência dessas embalagens, assim como os seus materiais e a sua construção, além de gerenciar o marketing e todos os outros elementos.
Esse bacharelado em Ciência da Embalagem, que já é oferecido há mais de 20 anos, é um programa de graduação pioneiro que combina Química, Física, Biologia, Design Gráfico e outras áreas para uma formação completa em todos os aspectos da embalagem.
14. Ecogastronomia (Universidade de Nova Hampshire)
Em nossa cultura de fast food e lixo, alternativas mais saudáveis para os humanos e o meio ambiente se tornaram uma prioridade para muitos, e a Ecogastronomia - o estudo de como o alimento e o ambiente se cruzam e influenciam um ao outro - é um novo campo de estudo interdisciplinar cada vez mais necessário.
Com isso em mente, a Universidade de Nova Hampshire criou um programa de Ecogastronomia pioneiro e ainda oferece aos seus alunos a oportunidade de realizarem uma formação dupla, combinando o major em Ecogastronomia com um dos outros trinta cursos de graduação oferecidos pela instituição.
15. Arqueologia Náutica (Universidade Texas A&M)
A arqueologia náutica, embora pouco conhecida, é uma peça-chave para estudar e compreender o passado.
Durante a maior parte da história da humanidade, antes dos aviões, trens e automóveis, a água era a maneira mais rápida de viajar, e naufrágios, cidades submersas e outros locais aquáticos podem ser alguns dos melhores lugares para encontrar descobertas importantes.
A Universidade Texas A&M é um dos centros mais importantes do mundo no campo da arqueologia náutica e oferece um programa de graduação na área desde 1976. O curso concentra-se em tópicos como rotas comerciais e portos, construção de navios e técnicas práticas para encontrar e preservar artefatos.
Para deixar tudo ainda melhor, a universidade é sede do Instituto de Arqueologia Náutica e do Centro de Arqueologia e Conservação Marítima, dois dos principais centros de pesquisa na área. E isso torna a experiência dos alunos durante a sua formação ainda mais completa.
Minors inusitados
Se você não tiver toda essa coragem de fazer toda a sua formação acadêmica em uma área totalmente fora do convencional, pode optar por escolher pelo menos um minor mais "diferentão" para dar aquele sabor especial na sau graduação. Confira alguns exemplos abaxo!
1. Literatura Fantástica: Harry Potter (Universidade Estadual de Ohio)
Você é fã de Harry Potter? Então vai ficar feliz em saber que existem algumas universidades que já têm cursos e disciplinas específicos para estudar os livros de J.K. Rowling. Esse é o caso da Universidade Estadual de Ohio, que conta com o curso ‘Literatura Fantástica: Harry Potter’.
Nele, os “trouxas” aprendem sobre a história do mundo bruxo, as técnicas literárias e as raízes culturais dos livros. Para participar, os interessados devem ter lido os sete livros da série, além de artigos sobre a saga e outros materiais sobre o gênero de literatura fantástica.
2. Os Vampiros na Literatura e no Cinema (Universidade de Wisconsin em Madison)
O que os livros O Drácula, de Bram Stoker, e Crepúsculo, de Stephenie Meyer, têm em comum com programas de TV como True Blood e The Vampire Diaries? Todos eles mantêm viva a tradição dos vampiros na cultura pop.
E é justamente essa presença nos produtos culturais que o curso ‘Os Vampiros na Literatura e no Cinema’, da Universidade de Wisconsin em Madison, busca estudar. A verdade é que esse minor não é tão assustador quanto parece e definitivamente não inclui amostras de sangue!
A ideia é destruir as percepções culturais negativas sobre a Europa Oriental, analisando o folclore, a literatura e o cinema da região, particularmente a imagem dos vampiros neles.
3. A Alegria do Lixo (Universidade de Santa Clara)
Tenho certeza que sua primeira reação ao ver o título desse curso foi se perguntar “o quê?!”. A ideia principal desse minor é fazer os alunos “investigarem” o lixo, como se fossem arqueologistas descobrindo um tesouro escondido.
A professora Virginia Matzek, que ministra este curso, afirma que ele não é uma piada e que ela realmente ensina ciência aos alunos, usando lixo e resíduos como foco central. O objetivo principal é mostrar que as sociedades lidam com seus resíduos da mesma maneira que cuidam do meio ambiente. O que você acha disso?
4. A Ciência dos Super-Heróis (Universidade da Califórnia em Irvine)
‘A Ciência dos Super-Heróis’ é, na verdade, uma nova (e criativa!) maneira de ensinar... Física! Falando assim pode ser um pouco decepcionante, mas é realmente uma maneira inovadora de tornar um assunto difícil mais atraente e acessível.
Neste curso, os alunos e alunas aprendem sobre os princípios reais da Física usando os superpoderes dos seus super-heróis favoritos, como Homem-Aranha, Capitão América, Mulher Maravilha e Homem de Ferro.
5. A História do Porco na América (Universidade Xavier em Cincinnati)
Vamos de super-heróis a, bem... porcos! Isso mesmo: porcos. O curso ‘A História do Porco na América’ tem como foco a história dos porcos, sua representação na literatura e percepções na sociedade.
Se você está interessado em estudar todo tipo de trivialidades sobre porcos, desde a origem da palavra "bucaneiro" (churrasqueiras nas quais cozinhavam carne de porco), no século XVI, até as lutas entre colonos britânicos e os nativos americanos motivadas por esse animal, então este curso é ideal para você!
6. Lições de “Lost”: Um Estudo de Caso (Universidade Vanderbilt)
Que tal passar de porcos para algo mais agradável, como programas de TV? E que tal 'Lost'? Essa é definitivamente uma das séries de TV mais populares já feitas. Na verdade, é tão popular que a tradicionalíssica Universidade Vanderbilt decidiu criar um minor focado inteiramente no programa.
O professor John M. Sloop, que ministra a disciplina, afirma que Lost é um estudo de caso perfeito, devido à variedade de personagens, temas de religião versus ciência e tramas complexas. Os alunos ainda assistem a episódios do programa e discutem sobre eles depois. Se essa não é uma aula bacana, não sei o que é!
Este texto foi escrito por Lucas Almeida em 2020 e atualizado por Rafael Cerqueira em 2021.
Você quer estudar nos EUA?
Qual desses cursos inusitados nos EUA mais te chamou atenção? Seja qual for sua resposta, o seu futuro profissional só depende de uma coisa: da sua preparação! E enquanto você ainda não realiza o seu sonho de estudar nos Estados Unidos, pode começar a fazer essa preparação em casa mesmo, com os e-books gratuitos que disponibilizamos aqui no Blog. Clique nos links abaixo e baixe já!
- Como aprender inglês mais rápido!
- Tudo o que você precisa saber para estudar em uma universidade americana!
- Como conquistar uma bolsa de estudos fora do Brasil gratuitamente