O Reino Unido é um dos lugares do mundo que mais concentram universidades de reconhecimento internacional. Oxford, Cambridge, Universidade de Edimburgo… essas são apenas algumas das ótimas instituições da região que atraem estudantes do mundo inteiro.
Mas você sabia que é possível estudar nessas universidades e ainda receber apoio financeiro para isso? Conheça agora dez ótimas bolsas de estudos no Reino Unido e entenda o que você precisa fazer para conquistar uma delas.
Quais são as melhores bolsas de estudos do Reino Unido?
Aqui selecionamos oportunidades que te ajudam a estudar em universidades de peso do Reino Unido. Porém, existem boas bolsas de estudo em diversas universidades britânicas. Além disso, as grandes universidades têm não só essas, mas várias oportunidades de auxílio. Por isso, a dica é sempre pesquisar.
1. Reach Oxford Scholarships
Várias faculdades da Universidade de Oxford oferecem as bolsas de estudos Reach Oxford, que é um programa exclusivo para estudantes de graduação. Elas são voltadas para estudantes de países de baixa renda (incluindo o Brasil) que não podem estudar para obter um diploma em seus próprios países, seja por razões políticas ou financeiras, ou por não existirem instalações educacionais equivalentes.
Esse programa é voltado apenas para candidatos que possuem a maior qualificação e destaque acadêmico. As necessidades financeiras e o compromisso social também são alguns dos principais critérios de seleção. Os candidatos devem ter a intenção de retornar ao seu país de residência após os estudos.
Mas atenção: alunos que pretendem cursar a primeira graduação têm prioridade. Ou seja, se você já fez uma graduação no Brasil e pretende fazer outra graduação em Oxford para conquistar a bolsa, pode ser um pouco mais difícil.
É importante notar que o candidato interessado nessa bolsa deve primeiro se inscrever no curso de interesse em Oxford e receber a aprovação. Com exceção do programa de Medicina, todos os cursos de graduação oferecidos pela universidade são elegíveis. Você pode conferir a lista completa desses cursos aqui.
Nem todas as faculdades que fazem parte de Oxford oferecem as bolsas Reach Oxford todos os anos. Mas se você for aceito por uma faculdade que não estiver participando do programa no ano da aplicação, isso não o impedirá de se inscrever e receber a bolsa. Se a sua inscrição for bem-sucedida, serão tomadas providências para a sua transferência entre as faculdades.
As bolsas Reach Oxford Scholarships têm duração de três a quatro anos, dependendo da duração do curso de graduação, e cobrem todas as despesas com taxas e mensalidades universitárias. Além disso, os selecionados também recebem auxílio financeiro para as despesas do dia a dia e passagens aéreas anuais (de ida e volta) entre o país de destino e o Reino Unido.
Os bolsistas que recebem esse auxílio devem assumir o compromisso de redigir um relatório anual sobre suas atividades acadêmicas e sociais e suas realizações na universidade. Além disso, o recebimento da bolsa nos anos subsequentes fica sujeito ao bom desempenho do aluno durante o curso.
2. Gates Cambridge Scholarships
O programa de bolsas de estudo Gates Cambridge foi estabelecido em outubro de 2000 por uma doação milionária feita pela Fundação Bill e Melinda Gates para a Universidade de Cambridge. Desde então, a cada ano, o Gates Cambridge oferece 80 bolsas de estudos integrais para candidatos excepcionais de países de fora do Reino Unido.
São elegíveis todos os programas de pós-graduação em tempo integral da universidade, mas aproximadamente dois terços das bolsas são distribuídas para alunos de doutorado. Os principais critérios utilizados na seleção são as habilidades intelectuais dos candidatos, suas razões para a escolha do curso em questão, seu compromisso em melhorar a vida de outras pessoas e seu potencial de liderança.
Uma bolsa de estudos Gates Cambridge cobre o custo total dos estudos em Cambridge, além de também fornecer financiamento adicional. Os bolsistas também recebem um auxílio de manutenção, passagens aéreas (apenas uma ida e uma volta no final do curso) e os custos para a emissão do visto e taxas de seguro saúde.
Além dos cursos de graduação, não são elegíveis para o recebimento dessa bolsa os seguintes programas: doutorado em Negócios (BusD), mestrado em Negócios (MBA), mestrado em Finanças (MFin), cursos de Certificado de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado em Medicina ou quaisquer outros cursos de meio período, ou de curta duração.
Saiba mais sobre o programa Gates Cambridge clicando aqui.
3. Clarendon Scholarships
Estabelecido em 2001, o programa Clarendon Scholarship, que também é da Universidade de Oxford, auxilia alunos de pós-graduação academicamente destacados. As bolsas Clarendon cobrem todas as taxas do curso e oferecem um subsídio generoso para despesas de manutenção.
Todos os anos, o programa Clarendon oferece mais de 160 novas bolsas, o que faz desse o maior programa de bolsas de estudos de Oxford. Não é necessário fazer uma aplicação individual para receber esse auxílio, já que todas os candidatos que se aplicam e são aprovados em Oxford passam a ser automaticamente considerados.
A maioria dos bolsistas Clarendon são estudantes de doutorado, mas as bolsas também são concedidas para cursos de pós-graduação de 2 ou de 1 ano. Essa menor duração se aplica para muitos programas de mestrado, por exemplo.
O estudante ideal para receber uma bolsa desse programa deve ter um excelente histórico acadêmico, com um GPA mínimo de 3,7 (de 4). Outros critérios avaliados são as notas obtidas nos cursos realizados antes de Oxford (graduação no caso dos candidatos de mestrado, e esses dois no caso dos candidatos de doutorado) e evidências de prêmios e publicações acadêmicas em sua área de formação.
Saiba mais sobre o programa Clarendon clicando aqui.
4. Edinburgh Global Research Scholarships
O Edinburgh Global Research Scholarships é uma bolsa oferecida aos alunos interessados em obter um título de doutor em tempo integral na Universidade de Edimburgo, uma das melhores do Reino Unido. Anualmente são oferecidas cerca de trinta bolsas. Esse é um programa exclusivo para estudantes de doutorado em tempo integral por um período de três anos. Todas as áreas de estudos são elegíveis.
Cada bolsa cobre a diferença entre a mensalidade cobrada no Reino Unido e a que é cobrada no país de origem do intercambista. No entanto, despesas com custo de vida ficam por conta do candidato.
Para se candidatar é necessário ter graduação e mestrado completos no país de origem com um excelente desempenho acadêmico e proficiência de inglês comprovada por meio do IELTS. É necessário primeiro ser aprovado e se matricular na universidade para só depois se aplicar para receber a bolsa. Nesse processo, os candidatos devem providenciar históricos escolares, cartas de referência, currículo e o preenchimento do formulário de aplicação.
5. Denys Holland Scholarship
As bolsas Denys Holland têm como objetivo apoiar estudantes de graduação de qualquer país que, sem esse auxílio, não conseguiriam garantir o financiamento necessário para estudar na University College London (UCL, a melhor universidade da cidade de Londres.
Os candidatos devem demonstrar intenção de fazer pleno uso das atividades oferecidas pela UCL e pela União dos Estudantes. A bolsa vale 9 mil libras por ano e os bolsistas podem optar por usar todo ou parte do valor para cobrir as taxas e mensalidades, em qualquer curso de graduação da instituição.
O primeiro passo para ser elegível nesse programa é fazer a aplicação padrão para a UCL no sistema utilizado pela instituição — o UCAS. Apenas com uma oferta da universidade para um dos seus cursos de graduação será possível submeter sua candidatura ao auxílio. Nesse processo são exigidos documentos como histórico acadêmico traduzido para o inglês com apostilamento de Haia e algum teste de proficiência em inglês, como o IELTS ou TOEFL.
Saiba mais sobre o programa Denys Holland clicando aqui.
6. Think Big Scholarships
A Universidade de Bristol investe cerca de 500 mil libras para ajudar os melhores e mais brilhantes intercambistas a estudar na instituição. As bolsas Think Big valem tanto para graduação quanto para pós-graduação, e variam de 5 a 10 mil libras para estudantes de graduação e de 5 a 20 mil libras para estudantes de mestrado.
Quase todas áreas de ensino da universidade são elegíveis. As únicas exceções são os programas de graduação em Medicina, Odontologia e Ciências Veterinárias.
Todo o processo de seleção para essa bolsa é feito através de um formulário online e o aluno que se inscreve também passa a ser automaticamente considerado para todas as outras bolsas internacionais elegíveis.
7. University of West London International Ambassador Scholarships
A University of West London, em Bristol, oferece até 100 bolsas de estudos no valor de 5 mil libras para alunos que queiram representar a universidade como embaixadores oficiais. Esse auxílio é aplicado no primeiro ano do curso e é válido para alunos de graduação e pós-graduação.
A proposta da International Ambassador Scholarships é fazer com que os alunos selecionados sejam a cara da universidade em atividades promocionais e eventos organizados internamente e externamente.
Para isso, eles procuram por candidatos com um ótimo histórico comprovado de desempenho acadêmico e que demonstrarem, acima de tudo, um verdadeiro entusiasmo em atuar como embaixador. O processo de inscrição para esse auxílio só pode ser feito após o recebimento da admissão na universidade.
8. Sheffield Hallam University Transform Together Scholarships
As bolsas Transform Together são abertas tanto para estudantes da União Europeia quanto para alunos de fora dela. Elas são voltadas para quem se candidata a um curso de pós-graduação ou graduação em tempo integral na Sheffield Hallam University. O auxílio é de isenção parcial (50%) nas mensalidades durante o primeiro ano do curso.
As bolsas são concedidas a alunos que demonstrem desempenho acadêmico excelente. Os candidatos também precisam descrever como se "destacarão na multidão" como embaixadores da Sheffield Hallam University durante e após seus estudos.
No caso dos candidatos a cursos de pós-graduação, é obrigatório que o candidato esteja fazendo o seu primeiro curso nesse nível de ensino (seja no Reino Unido ou em qualquer outro país) e que tenha alcançado um mínimo de 2.1 ou equivalente em seu diploma de graduação.
9. Chevening Scholarships
Uma das bolsas mais famosas do Reino Unido é a Chevening Scholarships. Ela foi criada em 1983 e é concedida pelo próprio governo do britânico. Essa bolsa é voltada para alunos de mestrado de países parceiros, entre eles o Brasil.
Uma das principais vantagens da bolsa Chevening é que ela está disponível para cursos de mestrado de qualquer área em todas as universidades do Reino Unido. Além do valor das tarifas universitárias, o auxílio cobre também os custos de vida dos estudantes. Os alunos agraciados pelo auxílio recebem uma quantia de cerca de mil libras por mês para se manterem no país.
Entre os critérios para ser selecionado(a) para esse auxílio estão o bom desempenho acadêmico e o domínio da língua inglesa. O programa também valoriza a experiência profissional e a intenção dos alunos de retornarem aos seus países. Por outro lado, se você já ganhou outra bolsa britânica, não pode concorrer a uma Chevening Scholarship.
10. Bolsas Rhodes da Universidade de Oxford
Fechando a nossa lista, trazemos a bolsa mais antiga para alunos internacionais: a Rhodes Scholarships. Esse programa de bolsas da Universidade de Oxford foi criado em 1902 e já serviu como inspiração para outros programas de bolsas ao redor do mundo.
Quem recebe uma bolsa Rhodes conta com auxílio no estilo full-ride. Isso significa que a bolsa cobre todos os seus gastos para estudar em Oxford. Isso vale tanto para as tarifas universitárias, passando pelo custo de vida, passagem aérea e visto.
O auxílio da Rhodes Scholarship está disponível para alunos de cursos de mestrado ou doutorado da Universidade Oxford. Além do bom desempenho acadêmico, os 90 selecionados anualmente para esse auxílio precisam ter ideias de como fazer do mundo um lugar melhor.
Quer estudar com bolsa?
E aí, qual dessas bolsas de estudos no Reino Unido mais te chamou atenção? Estudar fora do Brasil com uma boa bolsa é um sonho de dez entre dez estudantes que querem fazer carreira no exterior. E é por isso que na nossa mentoria especializada, a M60, nós temos uma plataforma exclusiva de bolsas!
Por lá, você descobre as melhores bolsas para o seu perfil, que realmente vão te ajudar a realizar o seu sonho. E não para por aí. Na M60 você aprende como conquistar esses auxílios com pessoas que já conseguiram bolsas para estudar nas melhores universidades do mundo. Aproveite essa chance e faça o teste de perfil aqui.
*Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2019) e atualizado por Ana Resende Quadros (2022).