Com mais de 4,5 milhões de habitantes e séculos de história, a capital alemã é um local de encontro de diversas culturas. Essa é a receita perfeita para uma cidade com muitas peculiaridades. Pensando nisso, trouxemos aqui 7 fatos sobre Berlim que você provavelmente não sabia. Quem sabe você não termina o texto inspirado em fazer o seu intercâmbio por lá?
- 5 cidades mais baratas para morar na Alemanha
- 7 melhores cidades para fazer estágio na Alemanha
- 5 melhores universidades da Alemanha
7 fatos sobre Berlim
1. Berlim tem 9 vezes o tamanho de Paris
Composta por 12 distritos, a cidade-estado de Berlim é gigante. Só para ter uma noção, a capital da Alemanha é 9 vezes maior que Paris! Para quem conhece bem a Ásia, isso também significa que, geograficamente, Berlim é do mesmo tamanho que Bangkok, na Tailândia.
2. Berlim tem mais canais que Amsterdã e Veneza
Esse é um dos fatos sobre Berlim que a maioria das pessoas desconhece. Quando se pensa em cidades cheias de água e pontes na Europa, é bem provável que Amsterdã ou Veneza sejam as primeiras que surjam na sua cabeça, certo? No entanto, com mais de 180 quilômetros de canais cortando a cidade e cerca de 1700 pontes, Berlim deixa esses lugares pra trás. Na verdade, a capital alemã tem mais canais do que qualquer outra cidade do mundo! Não é surpresa, então, que cruzar o rio Spree, cheio de bares e pontos de natação, seja um dos passatempos preferidos dos moradores de lá.
Berlin-Spandauer Schifffahrtskanal, um dos canais da cidade3. Berlim tem a maior população turca do mundo fora da Turquia
Com um pequeno passeio pelas ruas da cidade você descobre o prato favorito dos moradores de Berlim: o Döner Kebab. Com mais de mil estabelecimentos que vendem o lanche, não é de admirar que a cidade abrigue a maior população turca do mundo fora da Turquia. Aliás, de acordo com algumas fontes, é maior até que a de Istambul.
Diz a lenda que o prato — ou pelo menos a variação moderna, servida com salada e molho no pão achatado — foi inventado em Berlim, com os moradores consumindo 60 toneladas de carne por dia! (Não dá para julgá-los, é delicioso!)
Döner Kebab vendido na cidade de Colônia4. Berlim consome 70 milhões de salsichas ao curry por ano
Muitos fatos sobre Berlim envolvem comida! A salsicha ao curry, prato de rua preferido dos moradores da cidade, ao lado do Döner Kebab, é chamada de "emblema da culinária" da cidade, graças à sua popularidade. De fato, cerca de 70 milhões de porções são consumidas todos os anos na capital alemã! Para prestar homenagem, a cidade construiu o Museu Deutsches Currywurst, dedicado ao lanche, com mais de mil metros quadrados.
5. Na verdade, havia dois muros de Berlim
Alguns dos fatos sobre Berlim muito interessantes estão ligados ao Muro, que dividiu a cidade e o país em dois. O mais curioso deles é que, na verdade, havia dois muros, e não apenas um, como o nome sugere. Entre as duas paredes existia uma “faixa da morte” de 140 metros, protegida por torres de guarda, arames farpados e soldados com ordem de atirar para matar em qualquer invasor.
Em decorrência do muro, muitos berlinenses do lado oriental costumavam sofrer de uma doença chamada Mauerkrankheit, que significa literalmente "doença do muro". Os pacientes com Mauerkrankheit tinham um medo sintomático de espaços confinados e multidões, e sofriam de depressão, delírios de perseguição e repetidas tentativas de suicídio.
Fragmentos do muro6. O sistema de transporte público de Berlim viaja o equivalente a 8,7 vezes o diâmetro da Terra todos os dias e quase metade dele fica no subsolo
Com redes ferroviárias subterrâneas, bunkers construídos durante a Segunda Guerra Mundial, túneis de escape, esgotos e adegas de cervejaria, estima-se que 40% das estruturas de Berlim são subterrâneas — tornando-a quase o dobro do tamanho que aparece na superfície. Muitos dos bunkers subterrâneos estão agora abertos a visitas turísticas, nos quais é possível conhecer túneis secretos, quartos, banheiros e até uma sala de parto para mulheres grávidas.
A lição de história não termina aí. Enquanto estiver explorando a cidade, se você não tiver certeza se está no lado leste ou oeste, procure por trilhos de bonde. Você pode vê-los? Se sim, você está na Berlim Oriental. Isso porque os bondes foram abolidos na Berlim Ocidental após a reunificação, e o transporte subterrâneo ganhou grandes investimentos, resultando no gigantesco sistema de transporte de hoje.
Além disso, o sistema de transporte público de Berlim, o BVG, que inclui todos os ônibus e trens da cidade, percorre a distância equivalente a 8,7 vezes o diâmetro da Terra todos os dias.
7. Há mais museus do que dias de chuva por ano em Berlim
Existem impressionantes 180 museus em Berlim e, em média, 106 dias de chuva por ano. Se você quiser aproveitar os dias de mau tempo para visitar todas essas galerias, vai ter que se apressar! Cinco delas são instituições de renome mundial e atrações imperdíveis construídas entre 1830 e 1930 em uma pequena ilha tombada pela UNESCO no rio Spree:
Bode Museum, uma das galerias da ilhaIntercâmbio com a UDI
Já pensou em descobrir mais fatos sobre Berlim fazendo seu intercâmbio por lá? Se você quiser se preparar para conquistar uma oportunidade internacional como essa, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!