BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

7 lições do filme Universidade Monstros para sua vida

Quem não lembra do filme Monstros S.A e dos monstros mais fofos do mundo das animações, Mike e Sulley? O que nem todo mundo sabe é que esse famoso filme teve uma sequência que contava a história desses dois personagens antes dos acontecimentos do primeiro filme. Em Universidade Monstros acompanhamos nossos monstrinhos favoritos entrando na faculdade e iniciando sua jornada na arte de assustar as crianças. 

7 filmes para assistir antes do intercâmbio

E por incrível que pareça, é muito fácil se relacionar com os dilemas que eles passam na história, especialmente para quem já enfrentou as mesmas incertezas do início da vida universitária e profissional. Pensando nisso, selecionamos sete aprendizados do filme que podemos levar pra nossa vida. Mas atenção: o texto abaixo tem muitos spoilers, então se você ainda não viu Universidade Monstros, corre pra ver (ou então continue lendo por sua conta em risco!). 

7 lições do filme Universidade Monstros que você precisa levar pra vida

1. Não existe 'eu' dentro de uma equipe

No início dos Jogos de Sustos, Sulley e Mike estavam batalhando entre si, tentando mostrar seus próprios talentos individuais. Um queria se mostrar melhor que o outro e isso fez com que ambos fossem eliminados na primeira rodada!

Seja na universidade ou no trabalho, não há como escapar do trabalho em grupo. Claro que existe o risco de passar por experiências ruins dentro de uma equipe, mas pode ter certeza que as melhores experiências da sua vida acadêmica e profissional vão ser aquelas em que você tiver a oportunidade de ajudar ao mesmo tempo em que for ajudado.

Lembre-se sempre: quando o seu objetivo for fazer o que é melhor para a equipe, em vez do que é melhor para você mesmo, todo o resto vai se encaixar. 

2. A vingança nunca é a melhor opção

Assim que Mike abriu a porta de seu quarto no dormitório e todos nós vimos Randy Boggs parado com seus óculos bonitinhos, a grande pergunta que fizemos foi: "Por que, Randy, por que?". Aquele Randy com certeza não era o implacável, sorrateiro e odioso personagem que vimos em Monstros S.A.

Em Universidade Monstros, Randy era uma figura generosa, tímida e com problemas de autoconfiança. Mas então o que aconteceu no meio do caminho? Simples! Nosso camaleão não foi capaz de perdoar e seguir com sua vida. Sim, o rugido de Sulley custou a Randy uma boa pontuação, mas deixar essa ferida crescer dentro de si fez mais mal a ele do que a qualquer outro monstro.

9 universidades vistas em filmes

O que podemos aprender com isso? Bem...Quando você está tão focado em tornar a vida de outra pessoa miserável, acaba deixando de perceber que está roubando a sua própria felicidade.

Quem diria que Randy ia se transformar no que se transformou não é?

3. Tenha cuidado com quem anda

Tudo o que Randy mais queria era ser aceito e se encaixar com os monstros legais da universidade. Ele queria ser apreciado e se sentir importante. No entanto, há momentos em que precisamos dar um passo atrás por um segundo e ver com quem queremos estar associados.

No filme, os monstros da fraternidade Roar Omega Roar (RΩR) eram os donos do pedaço. Eles eram os melhores e com quem todos queriam estar e isso, claro, os tornavam legais perante o resto dos estudantes. Mas será que realmente vale a pena ser popular com uma moral duvidosa? Ou é melhor não ser o mais popular dos populares, mas com a integridade intacta?  É importante definir suas prioridades e, se você viu o filme, sabe bem o que os monstrinhos da fraternidade Oozma Kappa (nossos favoritos!) escolheram.

4. Não julgue antes de conhecer

Os seres humanos são tão rápidos em fazer julgamentos uns sobre os outros com apenas um mínimo de informação, não é? Pegue qualquer reality show musical, por exemplo. Assim que alguém entra no palco, as pessoas percebem logo sua aparência física e já começam a fazer julgamento antes de escutar o maior importante: a voz.

6 séries em espanhol na Netflix para imergir no idioma

Na Universidade Monstros, Mike acha que Sulley sempre teve tudo de mão beijada e que nunca teve que trabalhar realmente para nada. Mas Mike não entende a pressão que Sulley sente, já que todo mundo sempre esperou grandes coisas dele. Então antes de julgar qualquer pessoa, procure conhecê-la antes.

5. Você nunca ganha nada só porque quer muito

A ideia de que alguém ganha um jogo, consegue um emprego ou passa em um teste importante apenas por querer muito (mais que os outros) não é real! E sem falar, claro, que menospreza os desejos dos outros, o que não é nada legal.

Em seu momento mais triste no filme, Mike está sentado à beira do lago e diz a Sulley: "Eu queria isso mais do que qualquer um. E pensei que se quisesse o suficiente, poderia mostrar a todos que Mike Wazowski é especial."

Nosso monstro verde favorito sempre quis ser mais assustador desde criança, dedicando toda a sua vida a isso. Olhar para ele e dizer que ele simplesmente não "quis o suficiente" rebaixa todo o planejamento e trabalho árduo que ele teve ao longo de sua vida para alcançar seu objetivo.

Seria realmente ótimo se o nosso sucesso fosse baseado apenas na extensão dos nossos desejos e dedicação, mas isso não é verdade. Você ainda pode ganhar aquele 7 em uma prova de matemática, mesmo estudando muito, enquanto seu amigo que não se esforçou da mesma forma pode ganhar um 10. Mas isso quer dizer que você deve então desistir? Não! Dê uma olhada nos próximos itens dessa lista para entender a razão.  

6. Todo mundo tem diferentes pontos fortes, então conheça os seus

Uma das melhores cenas do filme é quando Mike leva a equipe para a Monsters Inc. Nessa parte, é impossível não notar que cada monstro é diferente. Mike fala para seus companheiros da Oozma Kappa que cada um deles usou suas diferentes forças para maximizar sua habilidade de assustar. Não havia um estilo melhor do que outro, mas todos conseguiram atingir seu objetivo da sua forma.

Todos nós temos coisas diferentes nas quais somos bons! Então pare de comparar seus pontos fortes com os de outra pessoa. Em vez disso, dedique-se a ser o melhor que puder.

7. Não existe um caminho único para ir de A a B

Mike tinha um objetivo de vida para ser mais assustador, então ele fez um plano para chegar lá: ir para a Universidade Monstros, obter sua formação de "assustador" e trabalhar para a Monsters Inc. Embora possam não ser tão detalhados quanto os de Mike, tenho certeza de que você também tem planos, seja para terminar a escola e conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos, ou encontrar um trabalho que pague super bem...

11 filmes que mostram a vida universitária americana

Mas como se chega lá? Bem, não existe uma maneira correta! Mike achava que obter um diploma era a única maneira de realizar seus sonhos, mas no final do filme nós o vemos junto a Sulley se divertindo no correio da Monsters Inc. e subindo na hierarquia da empresa.

Existe uma grande mentira circulando pela sociedade hoje que se você não conseguir um diploma, não vai ser ninguém na vida. Mas todos aprendem de maneiras diferentes, todos querem fazer coisas diferentes, então deve ser óbvio que a universidade não é para todos!

E daí se você terminar o ensino médio e não souber o que quer fazer? Por que desperdiçar um monte de tempo e dinheiro em um diploma que você nem sabe se vai gostar? Sério, tire um ano sabático, viaje, dê-se um tempo para pensar e decidir o que você realmente quer fazer.

Universidade do Intercâmbio

E aí, assim como Mike e Sulley, você também quer viver a sua experiência universitária em uma instituição tão boa quanto a Universidade Monstros? Então venha se preparar com os melhores! A nossa mentoria especializada está com vagas abertas para novos mentorados e para participar é simples: você só precisa fazer um teste de perfil clicando aqui. Mas atenção: as vagas são limitadas. Então não perca tempo!

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

06 Abr 2021

Postagens recentes