BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como é visto o ACT na Ivy League?

Muita gente fica em dúvida se deve fazer o SAT ou o ACT. E isso é compreensível, já que as duas provas são a principal porta de entrada para fazer uma graduação nos Estados Unidos. Porém, como o SAT é a mais famosa entre elas, é comum que os estudantes fiquem com um pé atrás quanto à abertura das universidades para o ACT.

Para avaliar se esse mito tem algum fundo de verdade, neste texto vamos analisar, como exemplo, como é a aceitação do ACT na Ivy League, o grupo que reúne algumas das principais instituições de ensino superior dos EUA.

Políticas oficiais em relação ao ACT na Ivy League

Oficialmente, todas as instituições da Ivy League aceitam tanto o ACT quanto o SAT, assim como todas as outras universidades nos Estados Unidos. A última a aderir foi o Harvey Mudd College, mas a prova já é aceita por lá desde 2007.

bandeiras-act-na-ivy-leagueBandeiras das universidades da Ivy League (Kenneth C. Zirkel/WikiMedia Commons)

“Como é uma escolha que o candidato pode fazer, há a sensação de que essa é uma decisão significativa, repleta de implicações, mas não acho que isso importe”, disse Marlyn McGrath-Lewis, diretora de admissões da Harvard College, ao The New York Times. “Qualquer um [dos testes] está bom para nós, e não temos a sensação de que algum deles favoreça os alunos”, concluiu.

De acordo com a ACT, Inc., organização responsável pelo teste, "o ACT é o exame de admissão mais popular do país, aceito e avaliado por todas as universidades e faculdades dos Estados Unidos". O "mais popular" é só uma jogada de marketing, mas o ponto principal é esse: todas as faculdades e universidades nos Estados Unidos aceitam o ACT e o SAT, igualmente.

Como essas políticas realmente funcionam

Agora, como você já sabe, a aceitação do ACT na Ivy League é a mesma do SAT. Mas será que as universidades olham para os dois testes com os mesmos olhos? Não dá para saber com 100% de certeza, mas é possível acreditar que sim, as instituições tratam os dois igualmente.

Por um lado, não há nenhuma evidência de que os escritórios de admissão tenham preferência por um teste em relação ao outro. Além disso, não há razão lógica para que as universidades discriminem os alunos que fazem o ACT, uma vez que isso provavelmente custaria a elas alguns bons alunos que, por acaso, não fizeram o SAT.

Se você examinar as estatísticas sobre as pontuações do ACT e do SAT entre os alunos admitidos, algumas diferenças em relação a como as escolas tratam as pontuações dos dois testes aparecem, mas em geral não fazem sentido.

Algumas pessoas dizem que há uma vantagem no SAT para estudantes que tiram notas na extremidade inferior das faixas de pontuação aceitas pelas faculdades. Portanto, se você tiver a mesma pontuação percentual em ambos os testes (ou seja, você se sai melhor do que a mesma porcentagem de alunos que fizeram o teste), sua nota no SAT terá mais probabilidade de colocá-lo em uma faculdade do que sua pontuação no ACT.

No entanto, essa análise é um pouco enganosa, porque não leva em consideração o fato de que muitos alunos que não planejam ir para a faculdade fazem o ACT como parte das avaliações estaduais aplicadas nos EUA, aumentando o número de alunos com pontuação baixa e distorcendo ligeiramente os percentuais.

Observando os dados das universidades da Ivy League, você também vai notar que a maioria dos candidatos admitidos enviam notas do SAT, e não do ACT. No entanto, essa tendência parece estar diminuindo. Por exemplo, na turma de 2018 da Cornell, 79,7% dos candidatos enviaram pontuações do SAT, enquanto apenas 41,4% enviaram notas do ACT. Já na classe de 2021, 63,7% enviaram do SAT e 55,9% enviaram do ACT.

cornell-act-na-ivy-leagueUniversidade Cornell (Dantes De MonteCristo/WikiMedia Commons)

Como você pode ver, mesmo com essas pequenas mudanças nas porcentagens, o SAT ainda é um pouco mais popular do que o ACT entre os candidatos à Ivy League. Embora isso possa parecer a evidência de um viés, essa diferença é facilmente explicada pela preferência regional: mais de 50% dos estudantes nas classes da Cornell de 2018 e 2021 são do Nordeste dos EUA, onde o SAT é muito mais comum do que o ACT.

Ou seja, não há evidências convincentes de que quaisquer instituições, incluindo aquelas que fazem parte da Ivy League, julguem o ACT com mais severidade do que o SAT. Sendo assim, você não deve levar esse aspecto em consideração ao decidir entre os dois testes.

Em vez disso, se concentre em determinar qual teste é o melhor para você. Como a maioria dos estudantes tem uma pontuação semelhante nos dois, normalmente é apenas uma questão de com qual teste você se sente mais confortável. Como alternativa, caso haja a possibilidade, você pode fazer ambas as provas.

Universidade do Intercâmbio

Não importa o que você ouviu por aí: o ACT na Ivy League (e em basicamente todas as outras universidades dos EUA) é aceito da mesma forma que o SAT. E a nossa mentoria especializada te ajuda a se preparar para qualquer uma das provas! Clique aqui para fazer o seu teste de perfil e ser nosso mentorado(a). Mas corre que as vagas são limitadas!

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

21 Abr 2021

Postagens recentes