ACT: tudo o que você precisa saber

Já falamos aqui sobre as duas principais provas padronizadas para quem deseja fazer graduação nos Estados Unidos: o SAT e o ACT. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse último, o American College Testing. Dividido basicamente em 4 seções diferentes, o ACT é conhecido por ser uma prova concisa e direta.

Seções do ACT

As 4 seções citadas acima são as seguintes: English Section, Science Section, Math Section e Reading Section. A primeira, que consiste em 75 perguntas, avalia a capacidade dos candidatos em reconhecer erros gramaticais, de organização e de estilo em frases diversas. Já a seção de Matemática avalia, em 60 questões, pontos como álgebra, solução de equações e geometria.

A seção de ciência, apesar do nome, não foca exatamente em assuntos como biologia e física nas suas 40 perguntas. O ponto chave desse segmento é a capacidade de compreensão de texto dos estudantes. O nome se dá pelo fato da utilização de passagens que descrevem experimentos científicos como ponto de partida. Tabelas e gráficos também fazem parte do conjunto. Por fim, a seção de leitura avalia em outras 40 questões a capacidade de leitura e interpretação em 4 diferentes setores: humanidades, ficção, ciências sociais e ciências naturais.

Características do ACT

Como dito acima, o ACT é uma prova muito objetiva. Desse modo, o grande segredo é, de forma geral, ignorar as informações irrelevantes presentes nas questões e “ir direto ao ponto”. Mas como fazer isso na prática? Nas perguntas de inglês, por exemplo, as respostas mais curtas geralmente são as que devem ser escolhidas. Lembre-se que quanto mais prolixa for a resposta mais distante ela estará do padrão estabelecido pela prova.

Já nas questões de matemática, foque nos números. Geralmente o contexto delas não é tão necessário. O fundamental é identificar as quantidades presentes do enunciado e partir para as resoluções numéricas. Outra dica: na seção de leitura, o primeiro e o último parágrafo são os que devem receber mais atenção. Lembre-se que o tempo da prova não é tão grande assim. Na parte de ciências, para economizar tempo foque nos dados presentes nos gráficos e tabelas e encare as palavras do texto como complementos.

O ACT conta ainda com uma seção opcional de Redação que não é considerada na nota final do teste. Mas lembre-se: apesar disso, ela é exigida por um número considerável de universidades. Então vale pesquisar quais são os requisitos da sua instituição de interesse antes de decidir se vai ou não fazer essa parte.

A duração total da prova é de 3 horas e 35 minutos, já incluso o tempo para redação opcional, de 30 minutos. A nota final, que é uma média das 4 seções, vai de 1 a 36 pontos. Já a nota da redação, que é a parte, pode ir de 1 a 12 pontos.

Para conferir mais informações sobre os locais dos testes e as datas de realização acesse o site da organização aqui.

Mentoria

Uma boa forma de se preparar para tirar uma bela nota no ACT é fazer um curso preparatório e procurar a ajuda de uma mentoria especializada. E atenção: a hora certa para se preparar é agora! Se você está no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio, não deixe para começar a estudar no último minuto. Faça agora mesmo o seu teste de perfilclicando aqui e seja parte do nosso time de mentorados.

08 Nov 2018