A Alemanha está em busca de novos profissionais qualificados. E essa é uma excelente oportunidade para os estrangeiros. 

É que, de acordo com o The Local, empresa de notícias europeia, a Alemanha precisa de cerca de 400 mil novos trabalhadores qualificados por ano. Hoje em dia, são mais de 1 milhão de vagas ociosas. 

A escassez de mão de obra vai se agravando à medida que a população vai envelhecendo e deixando o mercado de trabalho. 

(RF._.studio/Pexels)

Por causa dessa necessidade alta de trabalhadores, o governo da Alemanha está trabalhando em várias questões burocráticas da imigração e da cidadania para tentar atrair profissionais mais qualificados.

O país germânico está desenvolvendo até mesmo um novo tipo de visto: o Chancenkarte, em português: cartão de oportunidade. Esse é um dos maiores projetos que alteram a possibilidade de morar na Alemanha de forma totalmente legal. 

O documento vai permitir que os estrangeiros embarquem rumo à Alemanha para procurar trabalho. A novidade é que o visto poderá ser emitido mesmo que o interessado não tenha uma oferta formal de trabalho. Até então, é necessário ter uma oferta de trabalho antes de pedir o visto alemão.

Mas, para ser elegível ao visto que deverá permitir procurar emprego na Alemanha, será obrigatório cumprir pelo menos três dos quatro critérios do governo germânico. São eles: 

O que deve mudar com o novo visto da Alemanha? 

Essa nova possibilidade do Chancenkarte é diferente do modelo tradicional do visto de trabalho da Alemanha. 

Atualmente, os trabalhadores estrangeiros só podem morar no país se cumprirem alguns requisitos bem mais rígidos. São eles:  

A exceção vale apenas para os empregados das áreas de matemática, TI, ciências naturais, medicina e engenharia que, além de atenderem a esses critérios, deveriam comprovar a renda mais baixa (acima de € 43.992).

Assim que o novo visto for autorizado, o cartão de oportunidade vai afrouxar esses requisitos, permitindo que trabalhadores qualificados se mudem para a Alemanha mesmo sem uma oferta de emprego. 

Também haverá a possibilidade de ser elegível para o visto mesmo que não tenha a profissão reconhecida por lá. Nesse caso, o trabalhador e o empregador deverão providenciar esse reconhecimento posteriormente.

No entanto, é fundamental ter em mente que a nova legislação ainda está em fase de estudo. A expectativa é que o novo visto seja debatido e aprovado em 2023. Até o próximo ano, as regras antigas continuam valendo.

Quais são as melhores profissões para trabalhar na Alemanha? 

As melhores profissões para trabalhar na Alemanha , hoje em dia, são aquelas que estão com grande demanda de empregados qualificados.

De acordo com os dados do The Local, o setor de serviços é o mais afetado pela falta de trabalhadores e por isso, conta com muitas vagas de emprego na Alemanha. Pesquisas recentes mostram que 54,2% das empresas, dentre hospedagem e eventos, estão com dificuldades para suprir as oportunidades de trabalho. 

Além do setor de serviços, a manufatura também tem vagas de emprego na Alemanha. Mais de 44% das empresas afirmaram que não conseguem encontrar pessoal para trabalhar, por exemplo, em fábricas de alimentos, de equipamentos informáticos e de produtos metálicos.

Também é possível encontrar vagas de trabalho para estrangeiros na Alemanha no setor de varejo. Nessa área, mais de  41% das empresas relataram que precisam de trabalhadores. 

A indústria automotiva, bem como as organizações farmacêutica e química também confirmaram a escassez de trabalhadores.

Portanto, essas são as melhores áreas para buscar emprego na Alemanha na reta final de 2022 e no ano de 2023, quando a expectativa é que o novo visto já esteja em vigor. 

Trabalhe na Alemanha

Se você quer trabalhar na Alemanha, conte com quem mais entende de oportunidades internacionais, para, até mesmo, conciliar trabalho e estudo na Europa! As vagas para a Escola M60 são limitadas! Por lá, você vai aprender como conquistar seu intercâmbio com centenas de horas de aulas! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!