Alemanha tem mais de 350 mil alunos estrangeiros

O Deutscher Akademischer Austauschdienst, que é o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e é conhecido como DAAD, informou que o número de estudantes internacionais nas universidades na Alemanha continuou a crescer no último semestre.

De acordo com os números, no período de estudos do inverno (que vai de outubro até março), o total de estudantes internacionais matriculados nas universidades do país está estimado entre 355 mil e 365 mil. Esses dados indicam um aumento entre 2% e 4% em comparação com o ano passado.

O resultado é visto como bastante positivo. Isso por que a Alemanha já havia registrado crescimento em 2021, quando as fronteiras foram reabertas aos estudantes internacionais, após a pandemia da Covid-19.

Há alguns meses, o DAAD já havia divulgado o relatório “Wissenschaft weltoffen 2022” mostrando que o número de estudantes internacionais na Alemanha no semestre de inverno 2021/22 aumentou 8% em relação ao ano anterior.

O presidente do DAAD, Joybrato Mukherjee, disse que a Alemanha é agora o quarto destino de estudo mais popular para estudantes internacionais:

“Os números provam mais uma vez que as universidades na Alemanha são extremamente atraentes para estudantes internacionais”.

Os principais países de origem dos estudantes internacionais para a Alemanha são a China e a Índia, seguidos da Síria e da Áustria. Outros países que também enviam a maioria dos estudantes para a Alemanha são Rússia, Irã, Turquia, Itália, Camarões, Ucrânia, França e Estados Unidos.

No entanto, o secretário-geral do Deutsches Studentenwerk (DSW) — que é o centro de serviços estudantis, Matthias Anbuhl, disse que deve ser oferecido apoio financeiro aos estudantes, pois eles podem abandonar a universidade por falta de dinheiro.

Recorde de intercambistas pelo mundo

Da mesma forma que a Alemanha registrou um crescimento na quantidade de alunos estrangeiros, um alto número de estudantes internacionais embarcaram para a República Tcheca: um total de 52.109.

Esse foi o maior aumento desde 2012, quando menos de 39 mil estudantes internacionais escolheram as universidades tchecas para cursar o ensino superior.

Além desses dois países, a França também teve recorde no número de alunos internacionais, mostrando que o intercâmbio está mais em alta do que nunca!

O grande número de oportunidades também se explica principalmente pela demanda de mão de obra qualificada, que muitas vezes é suprida pelos estudantes, que têm a permanência pós-estudos facilitada ou ainda podem conciliar trabalho e estudo, como na Austrália.

Intercâmbio na Alemanha(Foto: Burst)

Como fazer intercâmbio gratuito na Alemanha

Quem tem interesse em fazer um intercâmbio de graça na Alemanha em 2023, contará com uma nova chance a partir do próximo ano.

É que as expectativas são de que o país germânico aprove um novo tipo de visto em breve. Esse é o Chancenkarte (cartão de oportunidade), um visto que permite que estrangeiros morem na Alemanha enquanto procuram emprego, de forma totalmente legalizada.

Até então, ainda é necessário ter uma oferta de trabalho antes de pedir o visto alemão e as mudanças devem começar a valer em breve.

Além de oportunidades de intercâmbio com salário na Alemanha, é possível estudar por lá com bolsas de estudos bem completas. Um dos programas mais famosos é desenvolvido pelo DAAD.

As inscrições para o semestre de inverno em instituições públicas devem ser feitas até 15 de julho e as inscrições para o semestre de verão até 15 de janeiro. Essas oportunidades valem para graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas de estudo e o prazo varia bastante de acordo com a universidade.

Por isso, se você quer se preparar para pleitear uma desses vagas, conte com quem mais entende de intercâmbio: os professores da Escola M60 já passaram pelas melhores oportunidades internacionais e agora vão revelar os segredos da aplicação perfeita para as universidades do exterior! Não perca tempo: clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo.

Elaine Maciel

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

29 Dez 2022