As bolsas de estudos são uma prática frequente nas universidades americanas, e é bastante comum que uma mesma instituição conte com tipos de bolsas diferentes ou com um sistema único de bolsas que se aplica para todos os alunos. O Amherst College se enquadra nessa segunda categoria.
No texto de hoje você irá conhecer um pouco mais sobre essa tradicional instituição privada de Artes Liberais localizada na cidade de Amherst, no estado de Massachusetts. E, além disso, também saberá como funciona o sistema de bolsas para estudantes estrangeiros nessa faculdade.
Como e quando surgiu o Amherst College?
O Amherst College é a terceira instituição de ensino superior mais antiga do estado de Massachusetts, tendo sido fundado como faculdade no ano de 1821. Mas, na verdade, a instituição surgiu a partir da Amherst Academy, que era uma escola secundária criada em 1812. Uma curiosidade é que o Amherst College originalmente foi pensado como uma alternativa ao Williams College, uma outra faculdade que fica na cidade de Williamstown e na época passava por problemas financeiros, lutando para permanecer aberta. No fim das contas, o Williams College acabou "sobrevivendo" e existe até hoje.
Quais são as melhores faculdades de Artes Liberais dos EUA?
Essa relação entre as duas instituições era tão forte que o primeiro presidente do Amherst College veio do Williams College e trouxe com ele quinze alunos da instituição. Esses alunos, no fim das contas, acabaram representando uma parcela considerável dos primeiros 47 estudaantes do Amherst College.
Foto: Amherst College/Flickr
Até 1960, o Amherst College era uma faculdade exclusiva para homens. Nesse ano, algumas alunas de escolas próximas começaram a participar de aulas em caráter experimental. Mas foi apenas no ano letivo de 1975-1976 que as primeiras alunas oficiais da instituição começaram a estudar de fato por lá. Elas eram nove mulheres que já frequentavam aulas como parte de um programa de intercâmbio entre faculdades, e acabaram sendo admitidas como alunas transferidas.
Outros marcos importantes da instituição foram:
- 1969: Estabelecimento do departamento de Estudos Negros;
- 1973: Lançamento do primeiro programa de graduação em Neurociência dos Estados Unidos;
- 1983: Estabelecimento do departamento de Línguas e Literaturas Asiáticas, que mais tarde se tornaria o departamento de Línguas e Civilizações Asiáticas;
- 1984: Abolição do sistema de fraternidades dentro do campus da faculdade e conversão dos prédios dessas fraternidades em residências universitárias;
- 1987: Criação do departamento de Estudos sobre Mulheres e Gênero, que mais tarde se tornaria o departamento de Sexualidade, Mulheres e Estudos de Gênero;
- 1993: Estabelecimento do departamento de Direito, Jurisprudência e Pensamento Social;
- 2013: Adoção da política de acesso aberto, permitindo que todos os artigos produzidos e publicados por pessoas ligadas à faculdade fossem armazenados em um repositório institucional de acesso aberto ou publicados em periódicos de acesso aberto.
Quais são os cursos oferecidos pelo Amherst College?
O Amherst College é uma faculdade focada exclusivamente em cursos de graduação com duração de quatro anos, oferecendo ao final de cada curso o título de Bacharel em Artes. Ao todo, a instituição dispõe de 41 majors (especializações) em Artes, Ciências, Ciências Sociais e Ciências Humanas. Os alunos podem optar por seguir mais de um major ou por criar seu próprio major interdisciplinar.
Confira abaixo todos os majors oferecidos pela instituição:
- Estudos Americanos
- Antropologia
- Sociologia
- Estudos de Arquitetura
- Arte e História da Arte
- Línguas e Civilizações Asiáticas
- Bioquímica e Biofísica
- Biologia
- Estudos Negros
- Química
- Clássicos
- Grego
- Latim
- Civilizações Clássicas
- Ciência da Computação
- Economia
- Estudos Educacionais
- Inglês
- Estudos Ambientais
- Estudos Europeus
- Estudos de Cinema e Mídia
- Francês
- Geologia
- Alemão
- História
- Estudos Latinos e Latino-Americanos
- Lei, Jurisprudência e Pensamento Social
- Matemática e Estatística
- Música
- Neurociência
- Filosofia
- Física e Astronomia
- Ciência Política
- Psicologia
- Religião
- Russo
- Sexualidade, Mulheres e Estudos de Gênero
- Espanhol
- Teatro e Dança
Um diferencial do Amherst College é que ele faz parte do Five College Consortium, um consórcio formado por cinco instituições de ensino superior que permite o "trânsito de alunos" entre elas. Ou seja, os alunos de qualquer uma dessas faculdades podem participar de disciplinas tanto nas suas faculdades de origem, quanto nas outras quatro participantes do grupo, sem necessidade de pagar nenhuma taxa adicional.
Além das 850 disciplinas disponíveis no Amherst College, os alunos da faculdade têm um leque de opções de mais de 5 mil disciplinas a serem consideradas nas cinco instituições, além de acesso livre a 8 milhões de livros em suas bibliotecas. Essas cinco faculdades estão geograficamente próximas umas das outras e são conectadas por ônibus que circulam entre os campi.
Além do Amherst College, as outras instituições participantes do Five College Consortium são:
- Smith College: Fundada em 1871, é uma faculdade privada de Artes Libereais exclusiva para mulheres, localizada na cidade de Northampton, Massachusett. É uma das duas instituições do Five College Consortium que também fazem parte das Seven Sisters Colleges, um grupo de sete faculdades de Artes Liberais historicamente femininas (e bastante tradicionais) dos Estados Unidos.
- Mount Holyoke College: Também exclusiva para mulheres, essa faculdade privada de Artes Liberais fica na cidade de Hadley, Massachusetts. Foi fundada em 1837 e também integra o grupo das Seven Sisters.
- Hampshire College: Aberta em 1970 como um experimento de educação alternativa, essa faculdade também fica em Amherst. É uma instituição conhecida por seu currículo alternativo, concentrações acadêmicas autodirigidas, política progressiva, foco em portfólios em vez de requisitos de distribuição e utilização de avaliações narrativas no lugar de notas e GPAs.
- Universidade de Massachusetts em Amherst: É a única instituição do Five College Consortium que tem o status de universidade. Além disso, também é a única instituição pública do grupo. Foi fundada em 1863 e oferece programas de bacharelado, mestrado e doutorado.
Como funciona o processo de aplicação no Amherst College?
Normalmente, cerca de 15% dos alunos do Amherst College vêm de escolas de ensino médio fora dos Estados Unidos, sendo que 10% não são americanos (e originários de mais de 50 países diferentes) e outros 5% têm dupla cidadania americana e de outro país.
Ao revisar as aplicações de novos estudantes, a instituição avalia notas acadêmicas, pontuações de testes padronizados como o SAT e ACT (opcional), previsões ou resultados de exames abrangentes, essays, recomendações de professores e conselheiros, trabalhos independentes e realizações fora da sala de aula. Mas a faculdade deixa claro que nenhuma dessas variáveis tem um peso mais que outra, já que o mais importante na avaliação é a soma total das experiências do aluno.
Frost Library, bliblioteca central do Amherst College (Foto: Kenneth C. Zirkel/Flickr)
Independentemente da cidadania ou localização geográfica do aluno, o processo de inscrição para o primeiro ano ou transferência de alunos estrangeiros é o mesmo implementado para estudantes americanos. O único requisito adicional de inscrição para estudantes internacionais (tanto no primeiro ano quanto na transferência) é a demonstração de proficiência em inglês. Atenção: o Amherst College não oferece admissão provisória para candidatos com deficiência de inglês e nem instrução de inglês como segunda língua para estudantes internacionais.
Como exame de proficiência em inglês são aceitos o TOEFL e o IELTS. Mas para o ciclo de admissão 2021-22, a instituição também está aceitando o TOEFL iBT Home Edition e o IELTS Indicator. Apenas os candidatos do primeiro ano que concluíram o Ensino Médio em uma escola cujo o inglês seja o idioma principal de instrução (como escolas bilíngues, por exemplo) são elegíveis para isenção do teste de proficiência em inglês.
Da mesma forma, para ser elegível para uma isenção do TOEFL-IELTS, um candidato à uma transferência internacional deve estar matriculado nos últimos quatro anos em escolas que usam o inglês como idioma principal de instrução. Esses quatro anos podem ser uma combinação dos três anos do ensino médio mais um ano de graduação em uma universidade antes da transferência.
Para os candidatos internacionais obrigados a apresentar evidência de proficiência na língua inglesa, as seguintes pontuações mínimas são fortemente recomendadas:
- TOEFL (iBT) ou TOEFL Special Home Edition: 100 pontos (com pelo menos 25 pontos em cada seção);
- TOEFL Paper-delivered Test: pelo menos 25 pontos em cada uma das três seções da prova;
- IELTS Academic or IELTS Indicator: com pontuação geral mínima de 7,5 (mesma pontuação também em cada seção da prova).
Para iniciar sua inscrição no Amherst College, o aluno deve optar entre três plataformas: a Common Application, a Coalition Application ou a QuestBridge Application. Nos três casos será necessário pagar uma taxa não-reembolsável de 65 dólares, mas é possível solicitar isenção (ver mais informações abaixo).
Quantos alunos e professores frequentam o Amherst College?
Comparada com outras universidades e faculdades espalhadas pelos Estados Unidos, o Amherst College é uma instituição de pequeno porte, com um corpo docente de aproximadamente 300 professores e cerca de 2000 alunos.
Como é o campus do Amherst College?
O campus do Amherst College conta com um total de 34 residências universitárias, sete das quais são exclusivas para alunos do primeiro ano. Após o primeiro ano, os alunos do segundo, terceiro e quarto anos (respectivamente, os sophomores, juniors e seniors) têm a opção de morar fora do campus ou seguir vivendo dentro do campus em casas temáticas.
Freshman, sophomore, junior e senior: qual é a diferença?
Um dos grandes marcos do campus do Amherst College é o seu compromisso com a sustentabilidade, já que a instituição vem reduzindo seu consumo de energia por meio de um sistema de monitoramento computadorizado para iluminação e através do uso de uma instalação de cogeração eficiente. A instalação possui uma turbina a gás que gera eletricidade para aquecer o campus. Além disso, o Amherst também opera um programa de compostagem, no qual uma parte dos restos de comida dos refeitórios é enviada para fazendeiros.
Qual é o desempenho do Amherst College nos rankings de avaliação acadêmica?
Devido o seu status de faculdade (e não de universidade), o Amherst College não é avaliado pelos rankings de avaliação universitária mais tradicionais e de alcance mundial, como o THE World University Rankings e o QS World University Rankings. Ainda assim, a instituição não faz feio em outroas avaliações de alcance mais regional (dentro dos Estados Unidos).
Desde o início da publicação do rankings News & World Report em 1987, por exemplo, a faculdade foi classificada por dez vezes como a melhor entre 266 faculdades de Artes Liberais dos Estados Unidos. Na edição mais recente desse mesmo ranking, o Amherst College ocupa a segunda posição nessa categoria, atrás apenas do Williams College.
Em 2018, a Amherst College também foi classificado como a melhor faculdade de Artes Liberais dos EUA pelo The Wall Street Journal, um dos jornais mais importantes do mundo. Nesse mesmo ano, a faculdade foi eleita pela Forbes como a 16ª melhores instituição de ensino superior do país, considerando tanto faculdades quanto universidades.
Já em outro estudo desenvolvido pela Kiplinger, uma editora americana de previsões de negócios e consultoria em finanças pessoais, o Amherst College foi classificado como a 11º posição entre as faculdades de Artes Liberais de melhor valor nos EUA no ano de 2016. Dois anos depois, em 2018, a instituição foi eleita a quarta melhor do país pela Washington Monthly Magazine, em uma pesquisa que analisava a contribuição das instituições de ensino superior para o bem público em relação ao desenvolvimento de pesquisas, mobilidade social e promoção do serviço público.
Por outro lado, de acordo com a The Princeton Review, uma empresa de serviços de admissão em faculdades, o Amherst College figura entre as vinte melhores universidades e faculdades dos EUA em relação à satisfação dos estudantes com a ajuda financeira oferecida pelas instituições. Nessa mesma avaliação, também foi eleita uma das dez escolas privadas de melhor valor no país.
Quem já estudou no Amherst College?
As figuras famosas que já passaram pelo Amherst College como alunos não são tão conhecidos aqui no Brasil, mas exerceram papeis de destaque em suas respectivas áreas. Algumas desses nomes notáveis incluem:
- William H. Pritchard: famoso crítico de poesia e literatura moderna;
- Arthur Zajonc: físico e autor de livros na área de ciência, espírito e mente;
- William Taubman: cientista político vencedor do Prêmio Pulitzer pela biografia do político soviéticoc Nikita Khrushchev;
- Rowland Abiodun: especialista internacional em arte africana;
- Hadley Arkes: cientista político especialista em Direito Natural e atual professor da instituição;
- Lewis Spratlan: compositor de música clássica conteporânea vencedor do Prêmio Pulitzer e atual professor emérito da faculdade.
O Amherst College é uma instituição "need-blind"?
Sim! O Amherst College é uma instituição need-blind para estudantes estrangeiros. Na prática, isso significa que durante o processo de admissão de novos estudantes não americanos, a instituição não leva em conta se os candidatos fizeram ou não solicitação de auxílio financeiro. Ou seja, os candidatos que fizerem essa solicitação não serão prejudicados em nenhum momento durante o processo seletivo e concorrerão em igualdade com os demais.
A concorrência é muito grande?
Sim! Claro que os números exatos variam de um ano para outro, mas de modo geral o Amherst College é sim uma instituição bastante concorrida. No último processo seletivo realizado, por exemplo, a universidade recebeu 3206 pedidos de admissão de estudantes internacionais. Destes, 2568 (80%) também solicitaram auxílio financeiro.
Desse total de 3206 pedidos, 220 candidatos foram admitidos (6,9%). Já entre os 2568 que pediram auxílio financeiro, 146 foram aceitos (5,7%). Ao final de todo o processo, de todos os alunos aprovados, apenas 52 chegaram a fazer a matrícula na instituição (22,7%).
O Amherst College oferece bolsas de estudos baseadas em mérito?
Não! O Amherst College se posiciona como uma instituição comprometida com um programa de ajuda financeira estritamente baseado em necessidades desde a sua fundação. Então reforçando: a necessidade familiar do candidato é o único critério para receber ajuda financeira da instituição.
Como o estudante selecionado pode "pagar" por sua educação no Amherst College?
Se admitido, o estudante estrangeiro receberá uma ajuda financeira equivalente às suas necessidades por meio de uma combinação de bolsas de estudos e oportunidades de trabalho remunerado. A necessidade demonstrada é atendida na íntegra, desde que seja comprovada.
O auxílio financeiro oferecido é garantido durante todo o período do curso?
Em termos práticos sim, mas a cada ano o aluno deve se inscrever novamente para receber a ajuda financeira da instituição. Isso é necessário para que a universidade acompanhe ao longo dos anos se o estudante continua elegível para o apoio de acordo com os critério econômicos estabelecidos. No entanto, o Amherst College garante que sempre atenderá integralmente à necessidade comprovada do aluno, quer o valor total dessa necessidade aumente ou diminua.
Os estudantes estrangeiros podem ter isenção da taxa de inscrição da universidade?
Sim, mas sob alguns critérios. A isenção de taxas de inscrição é destinada a alunos de famílias de baixa renda para as quais essa taxas podem representar um encargo financeiro elevado.
Se o candidato achar que se enquadra nesse perfil, ele deve revisar as informações na seção “Isenção de taxa” do seu perfil de inscrição, onde os critérios de elegibilidade para isenção de taxa estarão listados. Ao indicar que atende esses critérios, o candidato passará a ser automaticamente elegível para essa isenção.
(Foto: Kenneth C. Zirkel/Flickr)
Qual é o procedimento necessário para se candidatar a receber ajuda financeira do Amherst College?
Basicamente, para concorrer o estudante precisa preencher um formulário conhecido como CSS Profile reportando as informações financeiras de sua família na moeda oficial de seu país de origem. Os candidatos que tiverem dificuldade de pagar pela taxa de inscrição do CSS devem solicitar um código de pagamento de taxa preenchendo um formulário a parte.
Quais são os custos totais da educação de um estudante estrangeiro no Amherst College?
As despesas típicas de um estudante estrangeiro no Amherst College incluem gastos com seguro saúde, livros, moradia e despesas pessoais. Confira abaixo o orçamento definido pela instituição para o ano acadêmico de 2020-2021.
Taxa abrangente (mensalidades, alimentação e hospedagem) | $75,800* |
Outras taxas estudantis | $1000 |
Livros e outros suprimentos | $1000 |
Despesas pessoais | $1800 |
Seguro saúde (não obrigatório) | $2,358 |
Custos de transporte** | Entre $50 e $2,500 |
Despesas de recesso da faculdade | $800 |
Custo total | Entre $82,808 e $85,258 |
(*) A taxa abrangente descrita acima se refere à apenas uma parte das despesas educacionais do aluno estrangeiro bolsista do Amherst College. O valor total na verdade é de $ 109 mil dólares, mas esse montante restante é coberto pelo endowment da instituição e por outros subsídios e doações.
(**) A universidade oferece um subsídio para uma viagem de ida e volta nesse orçamento total. No entanto, isso não significa que ela será responsável por comprar as passagens. Esse custo deve ser pago pelo estudante e sua família.
Qual é a porcentagem de alunos do Amherst College que recebem bolsas?
Isso também varia de ano para ano, mas para você ter uma ideia, confira abaixo os números referentes ao ano acadêmico 2020-2021:
- Entre bolsas, subsídios, empréstimo e empregos, o Amherst College distribuiu quase 62,5 milhões de dólares entre os seus estudantes estrangeiros e americanos;
- Desse total, 57,5 milhões foram em bolsas e subsídios que atenderam 56% dos alunos;
- 974 mil dólares foram utilizados para empréstimos que atenderam 16% dos alunos;
- 1,742 milhões foram gastos para o pagamento de trabalhos estudantis remunerados que atenderam 49% dos alunos.
Universidade do Intercâmbio
E aí, o que achou do programa de bolsas do Amherst College? Quer se preparar para conquistar uma vaga por lá ou em qualquer outra instituição americana? Então se liga: baixe agora o nosso guia gratuito "Tudo o que você precisa saber para estudar em uma Universidade Americana!". É só clicar aqui e devorar todas as informações.
Quer muito mais do que isso? Então venha se preparar na prática com a nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.