Aproveitando as férias para planejar o intercâmbio: passo a passo

As férias são o momento perfeito para relaxar e recarregar as energias, mas também podem ser uma oportunidade valiosa para planejar o seu intercâmbio.

Aproveitar esse período para organizar cada etapa do processo pode fazer toda a diferença, garantindo que você esteja totalmente preparado quando o momento de embarcar chegar.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo detalhado e oferecer dicas práticas para que você possa aproveitar ao máximo suas férias na preparação do seu intercâmbio.

Planejando um intercâmbio do zero

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo é decidir qual é o seu objetivo com o intercâmbio. Você quer aprender um novo idioma, obter uma qualificação profissional, vivenciar uma nova cultura ou tudo isso junto? Defina seus objetivos claramente, pois isso ajudará a direcionar suas escolhas de destino e programa.

Pesquise sobre os países que oferecem as melhores oportunidades para o que você deseja, considerando fatores como custo de vida, qualidade das instituições educacionais e opções de bolsas de estudo.

2. Pesquise programas e universidades

Depois de definir seus objetivos e destinos preferidos, é hora de pesquisar os programas e universidades que se alinham com suas metas. Para isso, faça uma lista das instituições e cursos que mais lhe interessam.

Verifique os requisitos de cada programa, como provas de proficiência no idioma, testes específicos (como SAT, ACT, GRE ou GMAT), documentação necessária e prazos de inscrição.

💡 Dica: Anote todas as informações importantes para não perder nenhum detalhe!

3. Planeje suas finanças

O planejamento financeiro é uma parte crucial do processo de intercâmbio. Calcule todos os custos envolvidos, incluindo taxas de inscrição, mensalidades, acomodação, alimentação, transporte e seguros.

Se o seu orçamento for mais apertado ou simplesmente se você deseja poder economizar com alguns custos, pesquise também sobre bolsas de estudo e outras formas de financiamento disponíveis.

Aproveite o tempo das férias para criar um orçamento detalhado e começar a economizar para cobrir suas despesas. Lembre-se de considerar também o custo de vida no destino escolhido.

4. Prepare a documentação

A documentação é uma etapa fundamental e a sua conclusão pode ser bastante demorada, então aproveite suas férias para adiantar essa parte.

Reúna todos os documentos exigidos pelos programas de intercâmbio para os quais você deseja se candidatar, como históricos escolares, cartas de recomendação, certificados de proficiência no idioma, e prepare uma redação pessoal que destaque suas motivações e objetivos.

Organize tudo isso de forma sistemática para facilitar o envio das inscrições posteriormente.

5. Melhore seu idioma

Se o seu destino exige proficiência em outro idioma, use as férias para aprimorar suas habilidades linguísticas.

Inscreva-se em cursos intensivos, pratique conversação com falantes nativos, use aplicativos de aprendizagem de idiomas e consuma mídia no idioma que você precisa aprender, como filmes, séries, músicas e livros.

Quanto mais você praticar, mais preparado estará para os testes de proficiência e para a vida no exterior!

6. Pesquise sobre o destino

A familiaridade com o destino pode reduzir a ansiedade e facilitar a adaptação. Aproveite as férias para aprender mais sobre a cultura, tradições, costumes e clima do país onde você pretende estudar.

Pesquise sobre as cidades onde estão localizadas as universidades de seu interesse, explore mapas e guias de viagem, e se possível, entre em contato com estudantes que já estiveram lá para obter dicas válidas.

7. Organize suas extracurriculares

As atividades extracurriculares são uma parte importantíssima do seu perfil de candidato. Por isso, considere usar as férias para se envolver em projetos voluntários, estágios, clubes e outras atividades que possam enriquecer seu currículo e mostrar seu comprometimento e habilidades.

Participar dessas atividades também pode ajudar a desenvolver habilidades interculturais e a criar uma rede de contatos útil para o futuro!

8. Planeje a logística

Organizar a logística da sua viagem com antecedência pode evitar problemas de última hora. Pesquise opções de acomodação, transporte local, seguros de saúde e passagens aéreas.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio ainda em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Foto de capa por Patrick Perkins na Unsplash

19 Jul 2024

7 fatos sobre a Inglaterra

Descubra curiosidades e informações fascinantes sobre a Inglaterra que podem inspirar seu próximo intercâmbio.

05 Set 2024