Austrália dobra taxa de visto para estudantes internacionais: entenda o que mudou

Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, e a Austrália tem sido, há muito tempo, um dos destinos preferidos devido à sua qualidade de vida e excelência acadêmica. No entanto, uma recente mudança nas políticas de imigração pode tornar esse sonho um pouco mais caro.

A partir de agora, as taxas de visto para estudantes internacionais na Austrália mais do que dobraram, uma medida que surpreendeu muitos e trouxe à tona questões sobre o impacto econômico e a competitividade do país no cenário global de educação internacional. Continue lendo para entender como isso pode afetar seus planos de intercâmbio.

O novo custo de estudar na Austrália

A mudança repentina nas taxas de visto para estudantes internacionais na Austrália resultou em um aumento significativo de $890, tornando o custo total da aplicação para um visto de estudante consideravelmente mais alto do que em outros destinos populares como os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, onde as taxas giram em torno de $185 e $110, respectivamente.

Essa medida faz parte de um esforço do governo australiano para controlar a migração recorde e aliviar a pressão no mercado imobiliário.

E tem mais: mudanças na política de vistos

Além do aumento nas taxas, a Austrália também implementou outras mudanças nas regras de visto. Agora, visitantes com vistos temporários, como o de graduado temporário, não poderão aplicar para um visto de estudante enquanto estiverem no país.

Essa medida visa fechar brechas que permitiam extensões contínuas de estadia, uma prática que havia aumentado significativamente nos últimos anos.

Impacto nas escolhas dos estudantes

Com a elevação das taxas, muitos estudantes internacionais podem reconsiderar suas opções de destino para estudos. Países como os EUA e Canadá podem se tornar mais atraentes devido às suas taxas de visto mais acessíveis e uma ampla oferta de programas acadêmicos de alta qualidade.

Já para os estudantes que, mesmo com essas mudanças, ainda desejam estudar na Austrália, será essencial considerar este custo adicional no planejamento financeiro.

Oportunidades e desafios para colocar na balança

Apesar do aumento nas taxas, a Austrália continua sendo um destino atraente devido à qualidade de suas instituições de ensino e infraestrutura do país. Portanto, para muitas pessoas, as oportunidades de educação e trabalho durante os estudos ainda podem justificar o custo adicional.

Para os estudantes brasileiros interessados em estudar na Austrália, é fundamental estar ciente dessas mudanças e planejar adequadamente. Além disso, avaliar outros destinos como os EUA, Canadá e países da Europa também pode ser uma boa estratégia, especialmente considerando os custos totais e as oportunidades oferecidas.

Conquiste uma oportunidade com bolsa de até 100% no exterior

Aumentar a taxa de visto para estudantes internacionais na Austrália é uma medida que certamente terá impactos significativos no fluxo de estudantes estrangeiros. Por isso, para aqueles que ainda têm a Austrália como destino dos sonhos, a preparação e o planejamento financeiro serão mais importantes do que nunca.

Na Escola M60, oferecemos orientação especializada para ajudá-lo a encontrar as melhores oportunidades internacionais para o seu perfil e objetivos. Faça o nosso Teste de Perfil clicando AQUI e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de estudar fora.

Foto de capa por Alice Duffield na Unsplash

11 Jul 2024

7 fatos sobre a Inglaterra

Descubra curiosidades e informações fascinantes sobre a Inglaterra que podem inspirar seu próximo intercâmbio.

05 Set 2024