A partir de 8 de janeiro de 2025, brasileiros que desejarem viajar para o Reino Unido precisarão de uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). A medida faz parte de um novo sistema de controle de fronteiras que se aplicará a visitantes de diversas nacionalidades, com exceção dos cidadãos da União Europeia, para os quais a exigência será implementada apenas em abril do mesmo ano.

A solicitação da ETA deverá ser feita online e estará disponível a partir de 27 de novembro de 2024. O custo para emitir a autorização será de £10, valor que também será aplicado a crianças e bebês. O documento será válido para viagens à Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, permitindo múltiplas entradas no país durante o período de dois anos, com estadas de até seis meses por viagem.

Para solicitar a ETA, os viajantes devem seguir um processo totalmente digital, acessível pelo site ou aplicativo oficial do governo britânico. O procedimento pode ser concluído em alguns minutos, desde que todos os documentos estejam prontos.

É recomendável que a solicitação seja feita até três dias úteis antes da data da viagem. No entanto, a aprovação da ETA não garante a entrada automática no país, uma vez que todos os viajantes ainda precisarão passar normalmente pela verificação de imigração ao chegar ao Reino Unido.

Em caso de troca de passaporte, será necessário emitir uma nova ETA.

Este novo requisito pode afetar os brasileiros que desejam visitar ou fazer intercâmbios no Reino Unido a partir de 2025. Por isso, fique atento às mudanças para garantir uma viagem tranquila e sem imprevistos!


Foto de capa por Maxim Hopman na Unsplash