Esse documento pode abrir portas para diversas oportunidades na Itália e também em toda Europa, já que o país faz parte da União Europeia

A cada ano, milhares de brasileiros recorrem às “comunes” italianas para reconhecer a dupla cidadania. A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas deixassem o país para reconhecer a sua cidadania e tentar uma nova vida na Itália. 

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, em 2018, 85,7 mil brasileiros viviam no país e, em 2020, eram 161 mil, um aumento de 88%. Ou seja, o número pode ter triplicado em três anos. 

É claro que o documento não é um fator eliminatório na conquista de oportunidades no exterior. Mas, esse “simples” papel pode mudar a sua trajetória acadêmica e profissional. Quer saber como? Te explicamos neste texto! 

Cidadania italiana: como conseguir? 

5 cursos gratuitos de italiano online grátis

6 motivos para estudar italiano 

Foto: Reprodução/Pixabay

Veja 7 benefícios da cidadania italiana para os estudantes!

#1 - Passa a receber os mesmos direitos de um italiano

Quando uma pessoa reconhece a sua cidadania italiana, ela passa a ter os mesmos direitos de um cidadão italiano. Dessa forma, o processo para conseguir a tão sonhada bolsa de estudos se torna mais fácil nas universidades italianas e demais países europeus. 

E como cidadão italiano, o voto está na lista de deveres porque assim como no Brasil, você precisa exercer a cidadania no país que também tem dupla cidadania. Na Itália o voto não é obrigatório e não precisa ser presencial, basta votar de onde estiver enviando uma cédula com sua opção de escolha. 

#2 - Passaporte italiano entre os mais poderosos do mundo

Quem tem um passaporte italiano, consegue entrar em 188 países sem precisar do visto consular, o que diminui as burocracias para quem pensa em estudar fora. Além disso, você também pode morar em qualquer um dos 27 países da União Europeia, com os benefícios de um cidadão europeu. 

Segundo uma pesquisa feita pela Henley e Partners, uma empresa que tem parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o passaporte italiano foi eleito como o 4° documento mais poderoso do mundo. 

#3 - Direito à saúde

Se ficar doente durante seus estudos, não se preocupe, pois, graças ao passaporte italiano você tem direito à saúde pública não só na Itália, mas em qualquer país da União Europeia. 

Vale ressaltar que é na Itália onde tem um dos melhores serviços de saúde pública do mundo, de acordo com uma pesquisa feita pela revista The Lancet Public Health, em 2019. 

#4 - Pode tentar bolsas de estudos em outros países

Com o passaporte vermelho em mãos, pode ser uma porta de entrada para você entrar em universidades dos Estados Unidos e também do Canadá. No Brasil, para você ir a um desses países visitar precisa tirar um visto que demora meses para ser emitido. Com o passaporte italiano, é preciso apenas emitir uma autorização pela internet que permite a sua estadia por 90 dias no país. 

7 documentos para estudar fora do Brasil 

#5 - Trabalhar na União Europeia

Tem o sonho de receber em euro e trabalhar em um dos 27 países membros da União Europeia? Então saiba que ter esse documento em mãos facilita o processo, graças ao Tratado da União Europeia (artigos 3.º, 39.º, 40.º), que assegura a livre circulação de pessoas é uma das liberdades fundamentais. Portanto, todos os cidadãos da União Europeia têm a permissão de trabalhar em qualquer um dos países membros.

Mais uma dica: antes de sair aplicando para todas as vagas pela Europa, é preciso saber falar o idioma da região para onde você vai. Isso se torna uma vantagem para você em relação aos outros candidatos.

#6 - Pagar mais barato nas mensalidades das universidades

Você sabia que os valores para estrangeiros podem custar até o triplo do valor regular da mensalidade nas universidades europeias? Por isso, sendo um cidadão europeu você tem direito a programas de descontos, pagar o valor normal da mensalidade ou até mesmo parcelar. 

#7 - Entrada gratuita em museus 

Já pensou em entrar no Louvre, em Paris, de graça?

Se você é estudante europeu, em dias específicos pode entrar gratuitamente nos museus sem precisar desembolsar o valor do ingresso. 

Os museus e monumentos são gratuitos para todos os menores de 18 anos e para jovens de 18 a 25 anos residentes em algum país da União Europeia. 

Clique aqui e conheça os 18 melhores museus da Europa 

Como usar a dupla cidadania para estudar fora de graça?

Se você tem dupla cidadania e tem o desejo de estudar na Europa com bolsas de estudo, o Matheus Tomoto te dá dicas neste vídeo de como você pode fazer o processo.

 

Não tem cidadania e quer estudar na Europa? 

Sabia que mesmo sem a cidadania italiana você pode estudar na Europa com bolsas de estudo? 

Com o direcionamento certo, você vai conseguir ótimas oportunidades na Europa!

Se você tem o desejo de começar a se organizar para viver uma experiência fora do Brasil, a Escola M60. Se você quer se preparar com mais de 50 professores especialistas em oportunidades internacionais para conquistar bolsas de estudos, intercâmbios gratuitos e oportunidades profissionais assalariadas em mais de 70 países, a Escola M60 é o melhor caminho.

Além de aprender o passo a passo para conquistar as melhores oportunidades nas melhores instituições do mundo, você terá acesso a benefícios pensados especialmente para os alunos da M60, como:

E muito mais!
Tudo que você precisa para ir para fora do Brasil está em uma plataforma simples e eficaz. Por isso, não perca tempo. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo. São apenas 50 vagas!