Quem já não sonhou em um dia se tornar um bilionário? Atualmente existem 2.755 bilionários no mundo e os brasileiros correspondem a apenas 0,5% desse número. Existem apenas 15 bilionários no Brasil. Ainda assim, o nosso país é o que tem a maior quantidade de super ricos da América Latina. É um número bem pequeno, mas será que existe algum curso que te ajuda a entrar para essa lista? É o que veremos agora!

Qual é a formação dos bilionários?

Muita gente se pergunta: “qual é a profissão para ser rico?”. Afinal, seria maravilhoso fazer um curso e ter certeza de que só aquele diploma é suficiente para você nunca mais ter que se preocupar com o quanto você gasta, né? Mas, infelizmente, não é assim que o mundo funciona.

Segundo um levantamento feito pela Match College e publicado pela revista Forbes, não existe uma grande preferência dos bilionários por um curso específico. De acordo com a publicação, das 100 pessoas mais ricas do mundo, 18 fizeram graduação em Economia, porém, não é possível afirmar que exista uma correlação entre o curso escolhido e o sucesso financeiro.

Até porque, se fosse assim, não existiriam pessoas que se tornaram bilionárias sem nunca terem concluído suas graduações. Alguns exemplos são Bill Gates, que abandonou os cursos de Matemática e Direito, e Mark Zuckeberg, que nunca se graduou nos cursos de Psicologia e Ciência da Computação.

Bill Gates é um dos bilionários que não concluíram a faculdade (foto UN Photo - Jean-Marc Ferré/Flickr)

Mesmo não existindo uma fórmula para se tornar rico, um curso superior é, com certeza, uma das maneiras de garantir melhores condições de vida. Segundo dados do CAGED, pessoas com ensino superior completo ganham em torno de três vezes a mais do que quem tem diploma de ensino médio no Brasil.

Mas, se é assim, que curso superior escolher? Se você quer seguir os passos dos bilionários, Economia, Computação e Engenharia podem ser boas opções. A pesquisa da Match College ainda indica que os seguintes cursos são escolhidos pelos 100 mais ricos do mundo em 2021:

  1. Economia e Finanças (18 bilionários);
  2. Engenharia (16 bilionários);
  3. Computação (12 bilionários);
  4. Negócios (6 bilionários);
  5. Matemática (6 bilionários);
  6. Direito (5 bilionários);
  7. Ciências (5 bilionários);
  8. Política  (3 bilionários);
  9. Marketing (3 bilionários);
  10. Inglês (2 bilionários);
  11. Medicina (2 bilionários);
  12. Filosofia (2 bilionários).

Existe ainda uma pesquisa realizada pela Times Higher Education, a mesma responsável pelo THE World University Ranking de avaliação de universidades. Esta pesquisa, de 2019, foi feita com os 250 primeiros bilionários da lista da Forbes, ou seja, é mais abrangente. Neste caso, os cursos mais populares são:

  1. Engenharia (34 bilionários);
  2. Negócios (27 bilionários);
  3. Economia (26 bilionários);
  4. Filosofia (6 bilionários);
  5. Direito (5 bilionários);
  6. Computação (5 bilionários);
  7. Matemática (5 bilionários);
  8. Marketing (3 bilionários);
  9. Inglês (3 bilionários);
  10. História (2 bilionários).

Você provavelmente ficou surpreso de ver cursos como Filosofia ou Inglês nesta lista, né? É difícil imaginar alguém ficando rico por ser filósofo. Porém, nem todo mundo que é bilionário ganhou toda essa fortuna após a faculdade. Estima-se que, dos 2.755 super ricos, apenas 851 conquistaram essa fortuna sozinhos.

Pensando nisso, a empresa Debut resolveu analisar, em 2020, apenas os estudos dos chamados “self-made billionaires”, que conquistaram o próprio dinheiro. Dentre os 851 super ricos, apenas 62 abandonaram a faculdade, enquanto 526 concluíram um bacharelado em Ciências ou Artes (BS e BA).

A pesquisa também levou em conta os cursos além da primeira graduação. Apenas 31% dos bilionários continuou estudando após a faculdade. Quem seguiu para a pós-graduação, geralmente optou por um MBA. Ao todo, 148 bilionários concluíram um curso assim. Apenas 38 fizeram um doutorado profissional e 16 fizeram um PhD.

Onde estudaram os bilionários?

Pode não haver uma coincidência tão grande entre os cursos escolhidos pelos bilionários. Mas será que existe alguma universidade que forma mais super ricos do que outras? A resposta é: sim! A Universidade Harvard é a que mais forma bilionários do mundo. Esse dado é repetido por várias pesquisas que estudam bilionários anualmente.

Harvard é a universidade mais escolhida pelos bilionários (Foto: Joseph Williams/Flickr)

Outra coisa que os bilionários têm em comum é o país em que eles estudaram. Claro que existem faculdades ao redor do mundo com ex-alunos bilionários, mas a grande maioria deles estudaram nos Estados Unidos.

A lista mais recente é a publicada pela Forbes em 2021. Eles explicam que não foi possível verificar a graduação de todos os super ricos da lista, mas, nesta lista, 10 das 11 principais universidades são norte-americanas.

Universidades que mais formam bilionários segunda a Forbes  2021

Universidade

Número de bilionários formados

Universidade Harvard

29

Universidade da Pensilvânia

28

Universidade Stanford

28

Universidade Yale

21

Universidade de Mumbai

20

Universidade Cornell

18

Universidade do Sul da Califórnia

15

MIT

14

Universidade Columbia

11

Universidade Princeton

11

Universidade da Califórnia em Berkley

11

Ou seja, as universidades Ivy League são as favoritas das pessoas mais ricas do mundo. Em outras listas, como a da THE, de 2019, universidades como a Lund, na Suécia, e Oxford, na Inglaterra, também aparecem como escolhas populares. A Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, e a École Polytechnique, na França, também constam na lista.

E os bilionários brasileiros?

Em comparação com outros países, o Brasil tem poucos bilionários. Mesmo assim, é possível observar alguns padrões de educação entre eles. A revista Forbes Brasil indica quais foram os cursos e instituições de cada um deles. Nós fizemos uma comparação entre eles e o resultado foi:

Universidade

Número de bilionários brasileiros

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4

Universidade Harvard

2

Universidade de São Paulo (USP)

2

Faculdade de Direito de Franca

1

Fundação Getúlio Vargas

1

PUC Rio

1

Universidade da Califórnia

1

Universidade Federal do Ceará

1

Universidade Federal de Minas Gerais

1

Universidade Federal do Paraná

1

A instituição mais popular entre os bilionários brasileiros é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Harvard também estão entre as favoritas.

Qual é o ranking das melhores universidades do Brasil?

Nem todos os bilionários brasileiros escolheram estudar fora do país. Por outro lado, os cursos escolhidos entre os mais ricos do Brasil também são opções comuns entre os bilionários internacionais.

Curso

Número de bilionários brasileiros

Economia

5

Medicina

2

Administração

2

Engenharia

3

Direito

1

Agronomia

1

Computação e Matemática

1

Aumente suas chances de sucesso com um intercâmbio

Já imaginou entrar para a lista dos bilionários brasileiros? Um bom começo pode ser ingressar na Universidade Harvard, onde a maior parte dos super ricos se formou. E para estudar em uma das melhores universidades do mundo você só precisa de uma coisa: preparação.

Para se preparar corretamente, conte com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Nossos mentores já passaram por Harvard e vão te contar como conseguir essa oportunidade. Faça seu teste de perfil clicando aqui!