Se o seu sonho é estudar com uma bolsa de estudos na Inglaterra, você precisa conhecer o programa de bolsas UCL Global Undergraduate Scholarships. Essa é uma iniciativa desenvolvida pela University College London (UCL), que busca ajudar estudantes internacionais que vêm de famílias de baixa renda a realizarem sua graduação.
As bolsas são distribuídas com base na situação financeira, ou seja, na comprovação de que você precisa desse apoio para manter seus estudos na instituição. E também leva em consideração os méritos acadêmicos, porque o Escritório de Financiamento Estudantil vai indicar quais os alunos que devem receber o benefício.
E o mais legal sobre esse programa de bolsas é que ele cobre todas as taxas de matrícula e de anuidades da universidade. Além disso, uma porcentagem delas é voltada para proporcionar ao estudante condições de vida no exterior, como alimentação, moradia, transporte etc. Ou seja, é a sua chance de estudar na Inglaterra de graça, ou com muitas das despesas já quitadas!
Por isso, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber para se inscrever para ser um bolsista no Reino Unido com as bolsas do UCL Global Undergraduate.
Como estudar em Londres na UCL?
Estudar em Londres é o sonho para muitos intercambistas. E a University College London (UCL) é uma das principais universidades multidisciplinares do mundo, portanto, estudar lá é uma excelente oportunidade
Para se ter uma ideia, são mais de 11 mil funcionários e 39 mil alunos de 150 países diferentes. Considerando apenas os alunos internacionais, são 11.692 estudantes. Isso reforça que a instituição tem suas portas abertas para os intercambistas.
A UCL foi fundada em 1826 em Londres e tornou-se uma das duas instituições fundadoras da Universidade de Londres. No seu histórico, chama atenção que a UCL foi a primeira universidade na Inglaterra a receber estudantes de qualquer religião e a primeira a receber mulheres em igualdade de condições com os homens.
Assim, a UCL é hoje parte das universidades e instituições que compõem a Universidade de Londres — uma das mais prestigiadas do mundo. E seus resultados no QS World University Rankings comprovam isso.
A UCL garantiu o número 1 em educação, o segundo lugar para Arquitetura e o terceiro em Antropologia em estudos recentes de 2018. Já em 2022, a UCL ficou com o 8.º lugar no Ranking de Melhores Universidades do Mundo, também de acordo com o QS World University Rankings.
E para estudar por lá, como intercambista durante a graduação, é preciso se inscrever por meio do UCAS (Serviços de Admissão de Universidades e Faculdades) — que é como se fosse o SISU do Reino Unido. Essa é uma organização que processa todas as aplicações para as universidades de lá. E são muitas inscrições: são cerca de 3 milhões todos os anos, apenas para a graduação!
O mais interessante sobre o UCAS é que os estudantes internacionais têm o mesmo processo que os estudantes do Reino Unido ou da União Europeia. De forma geral, o passo a passo para estudar na University College London é o mesmo das mais de 300 universidades do UCAS.
O aluno deve preencher um cadastro no site oficial, indicando seus dados pessoais, histórico acadêmico e profissional, além de apontar qual o curso que você está interessado. Ainda pela plataforma, vai enviar sua Personal Statement, a carta de recomendação de um professor e quitar a taxa de aplicação (que é entre 22 e 26,50 libras).
Esse é o primeiro passo também para ser um bolsista da UCL Global Undergraduate Scholarships. Isso porque é necessário que você tenha realizado a sua aplicação para um dos cursos de graduação em tempo integral da UCL antes de aplicar para a bolsa!
Quem pode ser bolsista durante a graduação na University College London?
As UCL Global Undergraduate Scholarships são compostas por 20 bolsas completas de tuition fees, ou seja, que contemplam todos os gastos de tarifas da universidade, como as anuidades. E outras 10 bolsas que, além de tuition fees, também envolvem um valor disponível para a manutenção do estudante.
As bolsas são voltadas para alunos em potencial e para a seleção, serão analisados os critérios de necessidade financeira. Normalmente, a UCL classifica como baixa renda uma família com renda anual de £25.000 ou menos; e famílias com renda de até £42.875 ou menos também pode aplicar para as seletivas que envolvem os requisitos socioeconômicos.
No caso dos estudantes de fora do Reino Unido, a renda será analisada de acordo com o equivalente da moeda local. Porém, vale lembrar que essa é apenas uma orientação, disponível no site oficial da UCL, mas outros fatores podem ser considerados durante o processo de seleção. Um deles é que alunos que não estudaram no Reino Unido antes terão preferência durante o processo de seleção.
Todos os cursos de graduação são elegíveis para esse programa de bolsas de estudos no Reino Unido. São 11 faculdades que fazem parte da UCL:
-
Artes e Humanidades
Classificada em 5.º lugar no Times Higher Education World University Rankings de 2022, a Faculdade de Artes e Humanidades da UCL é reconhecida globalmente por sua excelência em ensino e pesquisa.
-
Bartlett (Arquitetura e Ambiente Construído)
Como uma das faculdades mais antigas, a The Bartlett tem uma reputação de educação e pesquisa que atrai estudantes e acadêmicos de todo o mundo para os estudos da arquitetura.
-
Ciências do Cérebro
Essa faculdade reúne os cursos de psicologia, psiquiatria, doenças priônicas, oftalmologia e visão, ciências da linguagem, audiologia, surdez e audição, neurologia e neurociência.
-
Ciências da Engenharia
De acordo com a UCL, nessa faculdade são trabalhadas uma ampla gama de disciplinas. A ideia é aproximar as descobertas das pessoas que precisam delas, na ciência e na arte.
-
Educação e Sociedade (IOE)
A IOE é a faculdade de Educação e Sociedade da UCL. É mundialmente reconhecida em pesquisa e ensino em educação e ciências sociais. Inclusive, tem sido classificada como número um em educação em todo o mundo desde 2014 no QS World University Rankings by Subject.
-
Leis
Esta faculdade é um dos principais centros de educação jurídica. A proposta da UCL é mesclar a parte teórica no direito com o ensino prático de acadêmicos e profissionais líderes mundiais. Vale lembrar que estudantes que cursam direito fora do Brasil, precisam revalidar o diploma para atuar no país. Mas é uma excelente oportunidade de estudar em uma das melhores instituições do mundo. Aqui, você confere se vale a pena estudar direito no exterior.
LEIA TAMBÉM — Direito no exterior: vale a pena?
-
Ciências da Vida
Essa faculdade abrange diversas áreas científicas; da pesquisa fundamental sobre as origens da vida e genética evolutiva através da biologia estrutural, molecular e celular, biologia do desenvolvimento e neurociência para ecologia e biodiversidade.
-
Matemática e Ciências Fìsicas
Essa college engloba o estudo lógico, experimental e matemático do nosso universo. Vale lembrar que a UCL conta com instalações laboratoriais de primeira classe e que favorecem os programas de estudos, principalmente nessa área.
-
Ciências Médicas
A UCL é a 9.ª no mundo em Medicina e a número 1 em Londres, de acordo com QS World University Rankings by Subject 2021. A instituição ainda reforça que está educando médicos e cientistas desde 1834. Essa é uma chance de ouro para quem quer fazer sua graduação em medicina no exterior com bolsa. Isso porque muitos programas de bolsas não englobam a faculdade de ciências médicas, ao contrário da UCL Global Undergraduate Scholarships.
-
Ciências da Saúde da População
A Faculdade de Saúde da População da UCL reúne sete institutos cujo objetivo comum é inovar para melhorar a saúde em todo o mundo. Nessa college, os estudos também vão explorar quais são as causas de doenças e como elas podem ser combatidas.
-
Ciências Sociais e Históricas
O Times Higher World University Rankings de 2021 colocou as ciências sociais da UCL em 14.º lugar no mundo e as disciplinas de artes e humanidades em 5.º. Ou seja, chance de ser bolsista em um dos programas de ciências sociais e históricas mais bem avaliados existentes.
Portanto, a University College London (UCL) permite que o interessado aplique para ser bolsista em qualquer um dos programas de graduação em tempo integral dentro dessas faculdades. No total, são mais de 400 programas disponíveis!
Essa é uma oportunidade bastante concorrida, afinal são apenas 30 bolsas disponíveis e por se tratar de um programa que também conta com auxílios para moradia, alimentação e demais custos de vida no Reino Unido atrai os olhares de muitos estudantes.
Como aplicar para uma bolsa na University College London (UCL)?
Para aplicar para essa bolsa de estudos, o aluno interessado deve primeiro aplicar para a UCL através do UCAS. Depois, será o momento de preencher um formulário, indicando seu interesse em ser bolsista da UCL Global Undergraduate Scholarships.
Na prática, a aplicação funciona da seguinte forma:
- Faça login no portal da University College London com seus dados;
- Na plataforma, selecione a aplicação para o financiamento;
- Clique em “verificar e aplicar” nos “fundos disponíveis”;
- Preencha suas informações.
De forma geral, o passo a passo é bastante simples e busca conhecer mais sobre você, seu histórico de estudos e, claro, sua situação financeira. O formulário envolve algumas questões como quanto de dinheiro você reservou para a realização do curso de graduação na UCL, se sua família tem condições de te apoiar com algum valor, além dos números sobre a renda familiar.
São, no total, 30 bolsas que estão disponíveis para esse ano de 2022. Elas terão a duração pelo mesmo período do programa de estudos escolhido E o prazo para se inscrever para as bolsas de estudos ainda está valendo: é até o dia 29 de abril de 2022. A previsão é que os selecionados sejam avisados do resultado no dia 31 de maio deste ano e o curso começa ainda em setembro.
O que a bolsa UCL Global Undergraduate Scholarships cobre?
A UCL Global Undergraduate Scholarships cobre todas as despesas do estudante com as anuidades, mensalidades e matrícula na instituição. Como essa é uma instituição de muito renome (afinal, foi a primeira universidade a ser fundada na capital da Inglaterra), é uma oportunidade única de fazer um intercâmbio barato na Terra da Rainha.
Além disso, 10 das bolsas disponíveis também incluem um valor destinado às despesas de manutenção do estudante por lá. Ou seja, a alimentação, seu transporte, sua moradia na Inglaterra vão receber uma ajuda de custo. Portanto, é uma bolsa super desejada.
Por essa razão, é importante lembrar como funciona para ser um bolsista dessa instituição que faz parte da Universidade de Londres. O primeiro ponto a se atentar é fazer sua aplicação pelo SISU do Reino Unido, o UCAS. A partir daí, é que você pode e deve se inscrever no processo de seleção da bolsa.
Tudo isso acontece de forma on-line, pelos sites oficiais do UCAS e também da UCL. Esse processo remoto facilita bastante a vida dos estudantes intercambistas, porque você pode aplicar daqui do Brasil mesmo.
Mas é importante se ligar nos prazos e também na solicitação do visto. É que como estudante do exterior você precisa apresentar seus comprovantes de proficiência no inglês. E não esqueça que os estudantes brasileiros que vão ficar por mais de 6 meses no Reino Unido precisam, obrigatoriamente, tirar o visto de estudante.
Como essa bolsa é exclusiva para a graduação, o aluno precisa receber a autorização de permanência na Inglaterra para poder concluir seus estudos. Afinal, os valores da bolsa de estudos contemplam todo o período necessário para se graduar, dependendo apenas do programa escolhido.
Estude na Inglaterra com bolsa
Pelo que te contamos aqui já deu para perceber que o programa de bolsas da UCL é uma oportunidade única. Além de cobrir muitas das despesas, a bolsa é para estudantes que vão morar na capital da Inglaterra. Um sonho e tanto!
Mas, para transformar esse sonho em realidade, aplicando da maneira ideal para a universidade e para as bolsas, você sempre pode contar com a nossa mentoria. Por lá, seus documentos são revisados e você recebe todo o apoio necessário. Clique aqui e faça seu teste de perfil gratuito!