Para quem tem o sonho de fazer um intercâmbio, a Austrália é um destino muito interessante! É que o governo e as universidades australianas oferecem um grande número de bolsas de estudos para estudantes internacionais. O melhor é que a maioria das oportunidades são voltadas para alunos do mundo todo. 

Por isso, separamos as melhores oportunidades tanto para a graduação, quanto para a pós. Algumas das chances, inclusive, são muito desejadas porque oferecem benefícios de moradia e alimentação — facilitando bastante a permanência dos estudantes por lá. 

Bolsas de estudos na Austrália oferecidas por universidades

(Guille Pozzi/Unsplash)

1. University of Sydney International Scholarships

A Universidade de Sydney oferta bolsas para estudantes elegíveis que desejam realizar um programa de pós-graduação, seja um mestrado ou doutorado na Austrália. A bolsa é voltada especialmente para estudantes internacionais interessados na Universidade de Sydney.

Geralmente, o interessado deve aplicar para essa chance no mês de setembro para iniciar os estudos no ano seguinte. 

Para se ter uma ideia do valor, em 2021, o benefício foi de US$35.629 por ano. A bolsa desse programa cobre todos os custos de mensalidades e taxas universitárias, além de proporcionar ajuda ao estudante para subsistência por até 3 anos. No caso dos estudantes do doutorado, há a possibilidade de ampliar por mais 6 meses. 

Os requisitos para ser bolsista são os seguintes: 

Assim como a grande parte das oportunidades internacionais, o estudante também deve garantir que seu visto seja aprovado, bem como o aceite na universidade. Por essa razão, é fundamental ficar atento aos prazos.

2. Macquarie University International Scholarships

A Macquarie University oferece uma bolsa de estudos parcial para estudantes de destaque. Por isso, essa bolsa é para os interessados em cursar graduação ou pós-graduação. O valor da bolsa varia  e pode chegar até 10 mil dólares australianos. 

É importante frisar que a bolsa cobre parcialmente os custos com as taxas da instituição, porém não inclui moradia, alimentação, nem nenhum outro gasto do estudante intercambista como com o visto.

A recomendação da própria faculdade é que o interessado aplique cerca de 2 a 3 meses antes do começo das aulas. Isso para garantir tempo hábil de organizar o visto e demais documentações, caso seja aprovado. Todo o processo de formulários acontece online pelo site da instituição. 

Também será necessário, no mínimo, uma pontuação de 85 no Australian Tertiary Admission Rank (ATAR) para graduação ou pelo Weighted Average Mark (WAM) de 65 pontos para pós-graduação.

(Philippe Wuyts/Unsplash)

3. Griffith Remarkable Scholarships

A Griffith University também tem um programa de bolsas para estudantes excepcionais. Assim como em outras universidades, essa chance é tanto para a graduação quanto para a pós.

A bolsa cobre 50% dos custos acadêmicos, ou seja, também se trata de uma oportunidade parcial. Para essa oportunidade, os critérios pedidos são:

4. University of Melbourne Graduate Research Scholarships

A Bolsa de Pesquisa de Pós-Graduação da Universidade de Melbourne  é concedida a estudantes nacionais e internacionais de alto desempenho. 

Esse é um auxílio muito disputado. Isso porque os benefícios da bolsa incluem isenção de taxas de estudo e valores para auxiliar na permanência estudantil, como alimentação e moradia. A cobertura de saúde também está incluída no caso dos alunos internacionais. 

De forma detalhada, os valores são destinados para os alunos conforme o planejamento da universidade. 

Para concorrer a bolsa, é necessário, primeiramente, se inscrever e atender aos requisitos de entrada para a pós-graduação na Universidade de Melbourne. Alunos que já estão matriculados também podem participar do processo seletivo. 

5. Adelaide Global Excellence Scholarships for International Students

A Universidade de Adelaide também conta com um programa de bolsas de estudos bastante disputado. É que a faculdade busca auxiliar os estudantes internacionais de graduação e pós-graduação com excelência acadêmica.

Apesar de bastante concorrida, esse benefício cobre 50% das taxas de mensalidades da instituição e não engloba outros custos de vida do aluno intercambista. São duas bolsas para cada faculdade da instituição. 

A chance é para alunos de graduação e pós com entrada direta na instituição e para aqueles que cursaram obrigatoriamente um programa de inglês pré inscrição (Pre-Enrolment English Program - PEP).

O mais interessante é a bolsa ser para cidadãos de qualquer país, com exceção da  Austrália e Nova Zelândia e também de qualquer disciplina. Ou seja, todas as áreas de estudo e pesquisa são muito bem-vindas. 

Os principais critérios para selecionar os bolsistas são os resultados acadêmicos. Conforme a própria instituição, é fundamental que o aluno seja excelente. Portanto, para graduação: ATAR de 98 ou equivalente; e para a pós: GPA de 6,8 em 7.

6. Flinders International Postgraduate Scholarships

As bolsas da Flinders University são concedidas a candidatos qualificados de mestrado e doutorado. Elas cobrem todas as taxas de matrícula e, além disso, também oferecem subsídio de residência e estabelecimento. Mas não para por aí: ainda arcam com custos de deslocamento e passagens aéreas! 

A vigência pode chegar até 3 anos para doutorado e até 2 anos para os mestrandos.  No total, são 5 bolsas que ficam disponíveis aos interessados — que devem ficar atentos às exigências: 

(Stephen Tafra/Unsplash)

7. Charles Darwin University Vice-Chancellor’s International High Achievers Scholarships

A Charles Darwin University oferece um número limitado de bolsas que podem cobrir de 25% até 50% das taxas acadêmicas de mensalidades para os estudantes internacionais. Os selecionados devem ter um alto desempenho escolar e podem ser bolsistas de graduação ou pós-graduação na CDU.

Além dos requisitos acadêmicos, o domínio da língua inglesa deve ser comprovado, assim como a pontuação geral mínima de 95% nos testes. 

O candidato não pode em hipótese alguma possuir outra bolsa de estudos australiana ou estrangeira. Além disso, a bolsa não se responsabiliza pelo pagamento das taxas de estudantes internacionais, como visto e demais custos. 

8. University of New South Wales International Scholarships

A  UNSW oferece uma ampla variedade de bolsas para apoiar estudantes internacionais de graduação e pós-graduação que iniciam estudos em tempo integral.

As bolsas podem fornecer o pagamento total ou parcial da taxa de matrícula, enquanto outras fornecem uma bolsa para ajudar nos custos associados aos seus estudos.  Por exemplo, para a International Scientia Coursework Scholarship, a bolsa pode cobrir a mensalidade total ou 20 mil dólares por ano. Já a bolsa do Australia’s Global University Award indica cerca de 5 mil até 10 mil dólares por um ano. 

Para ser elegível, os candidatos devem ser estudantes internacionais dando início aos seus estudos na universidade.  Eles serão avaliados com base no mérito acadêmico, habilidades de liderança, atividades extracurriculares e motivação para estudar na UNSW.

Bolsas de estudos na Austrália oferecidas pelo governo

1. Destination Australia Scholarships

O governo australiano oferece o programa de bolsas Destination Australia Scholarships. Essa oportunidade é dedicada para estudantes australianos e também para os internacionais

São mais de mil bolsas de US$15.000 que serão oferecidas por ano para apoiar o estudo e as despesas de subsistência. O que chama atenção é a bolsa ser voltada para estudantes de nível superior de curso de 6 a 12 meses (Certificate IV) e até alunos do doutorado. Por essa razão, estudantes de bacharelado, licenciatura e mestrado também estão incluídos. 

Os estudantes são elegíveis para se candidatar a essa oportunidade quando cumprem todos os critérios a seguir: 

Portanto, essa oportunidade é bastante interessante para todos os níveis de ensino superior. A aplicação é feita diretamente nas instituições de ensino, anualmente, aprovadas pelo governo da Austrália. 

2. Australia Research Training Program (RTP) Scholarships

O Programa de Treinamento em Pesquisa da Austrália (Australia Research Training Program) permite que estudantes internacionais realizem uma qualificação de pesquisa de pós-graduação na Austrália e ganhem experiência com os principais pesquisadores australianos. 

As bolsas estão disponíveis por um período de dois anos para um mestrado ou três anos para um doutorado. O auxílio sobre os custos de cobertura de saúde e as taxas das universidades ou faculdades australianas. Normalmente, os interessados aplicam para a bolsa entre abril e outubro, todos os anos. 

Para ser elegível para uma bolsa, o aluno nativo ou estrangeiro deve ser matriculado em um curso de estudo credenciado e também não poderá receber recursos financeiros de outros auxílios. 

Os candidatos são classificados e as bolsas são atribuídas com base num processo competitivo de classificação, aos candidatos mais bem classificados, mediante comprovação de que cumprem os critérios de seleção baseados no mérito, e mediante confirmação de orientador qualificado, disponibilidade de espaço e recursos, numa área de pesquisa que esteja alinhada com a estratégia de pesquisa da ANU.

Até 2016, a Austrália contava com o International Postgraduate Research Scholarships (IPRS). Porém, os alunos que já eram contemplados pela bolsa ou os novos interessados, foram transferidos para o programa Australia Research Training Program (RTP).


(Brisbane Local Marketing/Unsplash)

3. Australia Awards Scholarships

O programa de bolsas Australia Awards Scholarship são auxílios que visam o desenvolvimento de longo prazo. A seleção dos estudantes e todo o processo de aceite são administrados pelo Departamento de Relações Exteriores e Comércio. 

Esse programa era anteriormente chamado de Australian Development Scholarships (ADS). O objetivo é ofertar oportunidades para pessoas de países em desenvolvimento. 

A comissão organizadora prioriza os estudantes dos países  localizados na região do Indo-Pacífico. Portanto, essa oportunidade nos editais mais recentes estava restrita a nações participantes, como Filipinas e Vietnã. Mas, vale lembrar que os editais estão sempre em atualização e é importante ficar de olho caso a oportunidade seja ampliada para outras regiões. 

Os aprovados recebem o aporte financeiro para realizar estudos de graduação ou pós-graduação em tempo integral nas universidades australianas participantes e instituições de Educação Técnica e Continuada. 

De forma geral, essa bolsa normalmente inclui todas as taxas acadêmicas, passagem aérea de volta, subsídio para que o estudante se estabeleça por lá e a contribuição para despesas de subsistência (como alimentos e moradia), além de cobertura de saúde para estudantes estrangeiros. Já em relação ao tempo de vigência, pode ser estendida por todo o período de estudos.

Como conseguir uma bolsa de estudos na Austrália? 

Como vimos, as oportunidades de estudar fora na Austrália são bastante amplas. Muitas das bolsas estão disponíveis para estudantes internacionais, inclusive brasileiros. 

Também é importante ficar de olho no que os benefícios de fato cobrem, isso porque alguns deles são parciais, outros são totais para taxas acadêmicas e ainda alguns proporcionam o auxílio para a vida do estudante na Austrália. 

As bolsas incluem tanto alunos da graduação quanto da pós. Em ambos os casos, é preciso se atentar aos documentos necessários, como informações pessoais, testes de capacidade acadêmica e de proficiência no idioma. 

Além disso, os prazos são diferentes, por isso, o mais recomendado é pesquisar o edital que detalha todos os critérios para receber uma bolsa na Austrália.  Normalmente, o documento fica no site de cada universidade, ou no caso das bolsas governamentais, no site oficial australiano. 

Estudar na Austrália com bolsa é possível? 

Sim, estudar na Austrália como bolsista internacional é possível. Essas são algumas das principais bolsas de estudos por lá. Mas é bom lembrar que todas elas são muito disputadas.

Então se você ficou com vontade de se aplicar, é muito importante começar a se preparar desde já. A equipe de mentores da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar nesse processo. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022).