BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

7 bolsas de graduação no Canadá

O Canadá é um destino bastante procurado por intercambistas. Apesar da visão comum de que por lá não são ofertadas tantas bolsas de estudos, são diversas oportunidades de receber um auxílio para estudar em terras canadenses.

Além disso, as oportunidades que são oferecidas por lá são muito boas! Inclusive, algumas delas cobrem não apenas as mensalidades, como também proporcionam moradia e alimentação. 

Se o seu sonho é fazer faculdade em alguma universidade canadense, você não pode deixar de conferir esse artigo. Por aqui, separamos as principais bolsas de graduação no Canadá para alunos internacionais.

(Alex Shutin/Unsplash)

1. Lester B. Pearson International Scholarships

O Programa Internacional de Bolsas de Estudos Lester B. Pearson, da Universidade de Toronto, procura reconhecer estudantes internacionais que demonstram um bom aproveitamento acadêmico. 

Para receber esse auxílio, é preciso comprovar que você causou algum impacto no ambiente da sua escola ou da sua comunidade local através de atividades extracurriculares. E também será necessário explicar como você tem potencial para contribuir positivamente com a comunidade global.

O processo seletivo é bastante disputado, já que a Lester B. Pearson é uma das bolsas mais desejadas do Canadá. Para se ter uma ideia de como essa chance é concorrida: apenas cerca de 37 pessoas são escolhidas por ano.

É que o benefício cobre não apenas as taxas universitárias e mensalidades. Nessa oportunidade, o estudante recebe um repasse financeiro para livros e um auxílio de estadia no país por quatro anos.

O mais interessante dessa bolsa é que quem fica responsável inicialmente pela candidatura do aluno é a sua escola do Ensino Médio. As instituições que nunca indicaram nenhum aluno anteriormente devem preencher um formulário de registro. 

Depois disso, é necessário fazer todo o processo de inscrição no curso de interesse pelo sistema padronizado OUAC 105 e ainda se candidatar para a bolsa por meio de um formulário específico. 

Em outras palavras, isso significa que a aplicação e aprovação no curso não garantem o apoio financeiro. Por isso é muito importante dedicar o mesmo nível de atenção e esforço nessas duas etapas: tanto na aplicação, quanto na seleção dos bolsistas.

Para fazer a application no OUAC 105 serão solicitados documentos básicos. Assim como em outras instituições, o estudante precisa reunir a papelada, como histórico acadêmico, lista de atividades extracurriculares, cartas de motivação e recomendação e algumas informações pessoais.

2. Humber International Entrance Scholarships e Bachelor's Degree Scholarships

O programa Humber International Entrance Scholarships é uma iniciativa do Humber College, um instituto de tecnologia e aprendizagem avançada fundado em 1967, também em Toronto.

Ao todo, a instituição oferece mais de 150 programas em 40 áreas distintas, como Turismo, Design, Música, Marketing, Negócios Internacionais, Contabilidade, Sistemas, Jornalismo, Moda e Relações Públicas. 

As bolsas desse programa são destinadas para alunos ingressantes na instituição em um de seus cursos nas modalidades Graduate Certificate (Pós-Graduação), Diploma (2 anos) e Advanced Diploma (3 anos). Essas duas últimas modalidades não exigem nenhum tipo de formação universitária prévia e funcionam como uma espécie de curso técnico especializado em alguma área.

Para ser elegível o candidato deve ter um resultado Grade Point Average (GPA) de pelo menos 85% e uma nota mínima de 6.5 no IELTS ou teste de proficiência em inglês equivalente. Além do IELTS, o Humber College também aceita o TOEFL e o Duolingo English Test.

É interessante relembrar que o GPA  é um número que indica o nível de aproveitamento, através das notas obtidas. Através desse índice, é possível pontuar os resultados do aluno durante os estudos e, dessa forma, mostrar se as notas são altas ou baixas. Esses resultados são fundamentais para a manutenção de diversas bolsas de estudos. 

O valor da bolsa consiste em um desconto de 2 mil dólares canadenses na anuidade do aluno correspondente ao primeiro ano do curso e é distribuída com base em mérito. 

Outro programa de bolsas do Humber College, e, esse sim, voltado para cursos de graduação, é o Bachelor's Degree Scholarships, que é uma iniciativa exclusiva para alunos estrangeiros vindos diretamente do Ensino Médio para o Humber College. 

A distribuição dessas bolsas é feita automaticamente com base no desempenho acadêmico dos candidatos e sem a necessidade de inscrições separadas. Já o valor varia de 1500 a 4 mil dólares canadenses, de acordo com o GPA do interessado. Os estudantes que conseguem uma bolsa a partir de 2 mil dólares canadenses podem renová-la anualmente durante todo o período do curso. 

O que mais chama atenção é que essa oportunidade oferece bolsas de estudo completas e parciais ​​para novos alunos internacionais. As chances acontecem duas vezes ao ano, normalmente em setembro e janeiro.

(Sebastiaan Stam/Unsplash)

3. International Entrance Scholarship of Distinction

Os estudantes estrangeiros com bom rendimento acadêmico podem requisitar bolsas de estudos na Universidade York, que também fica em Toronto. 

A instituição conta com vários programas de bolsas que exigem uma aplicação separada, mas a melhor delas é o International Entrance Scholarship of Distinction que seleciona três alunos estrangeiros para receberem um auxílio todos os anos. 

O repasse pode ser feito no valor de $60.000 até $100.000 para o programa de graduação de quatro anos. O mais comum é que o estudante receba o valor de 140 mil dólares canadenses divididos em quatro parcelas anuais de 35 mil dólares canadenses. 

Essa é uma boa oportunidade de garantir um auxílio. Os alunos contemplados são aqueles que apresentam um excelente histórico acadêmico. Por essa razão, todos os programas de graduação da universidade são elegíveis, mas os estudantes selecionados devem se comprometer a manter um alto desempenho acadêmico durante todo o curso.

A universidade também dispõe de outros programas com valores menores, mas ainda assim convidativos. Alguns desses programas são o Global Leader of Tomorrow Award for International Students, que oferece bolsas no valor de 80 mil dólares canadenses (20 mil por ano); e o International Circle of Scholar’s Scholarship, que oferece uma bolsa de 15 mil dólares canadenses no primeiro ano do curso. Ambas são válidas para todos os campos de estudo disponíveis na instituição. 

4. University of British Columbia Scholarships for International Students

A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), localizada na cidade de Vancouver, reconhece a conquista acadêmica de estudantes do mundo todo dedicando mais de 10 milhões de dólares por ano a prêmios, bolsas de estudos e outras formas de assistência financeira para estudantes internacionais de graduação. 

A principal bolsa é a Karen McKellin International Leader of Tomorrow Award. Esse auxílio reconhece estudantes internacionais que demonstram qualidades requisitadas pela universidade. Se destacam, por exemplo, aqueles alunos com desempenho acadêmico superior, habilidades de liderança, envolvimento em assuntos estudantis e serviços comunitários. 

O valor dos auxílios é proporcional à necessidade financeira comprovada. Dessa forma, dependendo das condições de cada interessado, a bolsa pode até cobrir os custos totais das mensalidades para o programa de estudo escolhido e as despesas de subsistência. 

O benefício pode ser renovado por até três anos adicionais de graduação ou até a conclusão do curso. Mas para a renovação, é preciso que o candidato atinja uma posição acadêmica satisfatória e mantenha sua permissão de estudo canadense. Também será obrigado a confirmar que suas demandas financeiras seguem as mesmas para garantir a continuidade do valor inicial.

5. Winnipeg President’s Scholarships for World Leaders

Essa bolsa da Universidade de Winnipeg é concedida a estudantes internacionais que entram em qualquer uma dos departamentos da universidade, localizada na província de Manitoba. 

Para os interessados nessa bolsa, é fundamental ter em mente que ela é dedicada a todos aqueles estudantes internacionais que ingressam em qualquer uma das divisões da universidade pela primeira vez. 

Os candidatos devem estar envolvidos em atividades que demonstrem liderança. Além disso, também devem ser aprovados na universidade com uma média de admissão mínima de 80%. 

É preciso ter em mente que a President’s Scholarship for World Leaders não é uma bolsa completa (que inclui acomodação, passagens etc.). Ela, na verdade, é um auxílio, o que é bem comum em universidades estrangeiras.

O valor total da bolsa para alunos de graduação e pós-graduação é de 5 mil dólares canadenses. Já nas modalidades collegiate, PACE e ELP, esse valor é um pouco menor: 3.500 dólares canadenses.

Existe essa diferença porque esse programa de auxílio não é exclusivo para alunos de graduação. Ou seja, alunos de praticamente todos os níveis e departamentos da instituição podem concorrer. 

Esse programa exige uma aplicação separada após a aprovação do candidato no curso de interesse. É necessário preencher um formulário e providenciar um personal statement de 250 a 500 palavras; currículo e duas cartas de referência. 

A proposta é enviar a recomendação de pessoas que podem falar sobre as atividades extracurriculares ou voluntárias do candidato, e, por essa razão, normalmente, são convidados os professores que mais conhecem seu trabalho.

bolsas-de-graduação-no-canadá(Jaimie Harmsen/Unsplash)

6. Carleton Prestige Scholarships

Fundada em 1942, a Universidade de Carleton está localizada em Ottawa. Essa instituição de ensino oferece bolsas para estudantes de graduação de destaque. 

A ideia é reconhecer os melhores estudantes, portanto, essa bolsa é dedicada exclusivamente para aqueles inscritos que estão acima de 90% mais bem qualificados no processo de admissão. 

Não é necessário aplicar separadamente para essas bolsas — o que pode facilitar, e muito, o processo. É que o estudante, oriundo diretamente do ensino médio e que se destacou na application, já será avaliado para essa oportunidade. Portanto, estudantes que já cursaram faculdade ou universidade não são elegíveis para essa chance.

Dentro desse programa, temos algumas bolsas de estudos interessantes com valor médio entre 20 e 30 mil dólares canadenses. Alguns exemplos são:

  • Chancellor’s Scholarship;
  • Richard Lewar Entrance Scholarship;
  • Carleton University Scholarship of Excellence;
  • Carleton University SHAD Scholarship.

Já Riordon Scholarship e Collins Prestige Scholarship são bolsas ainda mais relevantes. Isso porque são full tuition — o que significa que cobrem totalmente anuidades, mensalidades e taxas do estudo pelos 4 anos da graduação. Apesar de não incluir subsistência do aluno, é uma boa oportunidade e que alivia bastante o bolso. 

7. Calgary International Entrance Scholarships

A Universidade de Calgary conta com um programa de bolsas voltado especialmente para estudantes internacionais. Essa, segundo a instituição, localizada em Alberta, é uma forma de valorizar as realizações ​​dos intercambistas.

Apesar da seleção dar preferência aos melhores alunos e aos que apresentam resultados acadêmicos mais expressivos, o critério para a bolsa inclui também realizações fora da sala de aula. 

A bolsa é de US $15.000, renovável no segundo, terceiro e quarto anos na Universidade de Calgary. Mas, vale lembrar que a renovação está sujeita aos resultados acadêmicos — que devem ser excelentes. O aluno deve atingir o GPA de 2,60 ou mais. O valor total, ao longo dos 4 anos de programa de graduação, é de CAD$60.000.

Normalmente, são duas bolsas anuais para os estudantes internacionais que estejam matriculados em tempo integral em um programa de graduação. Obrigatoriamente, os interessados devem ser calouros e, ainda, devem ter atendido ao requisito de proficiência em inglês. Apesar dessas exigências, estudantes de todas as áreas de bacharelado podem se inscrever. 

Como conseguir uma bolsa de estudos de graduação no Canadá?

Para conseguir uma bolsa de estudos no Canadá, de forma geral, o estudante internacional deve comprovar sua habilidade no idioma e sua capacidade acadêmica. A maioria das oportunidades de auxílio são dedicadas para alunos com grande potencial acadêmico e que desenvolvam ações de impacto fora e dentro da sala de aula! 

São diversas chances de estudar com bolsa em terras canadenses e, normalmente, o interessado deve se atentar a alguns pontos principais, como requisitos e prazos. Portanto, a primeira dica é pesquisar sobre a instituição de interesse e como aplicar para uma das bolsas ofertadas. 

Como estudar fora no Canadá? 

Com essas bolsas de graduação no Canadá fica mais fácil pensar em fazer uma faculdade por lá, não é? Se você realmente se interessou, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Quer saber como? Então clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2021) e atualizado por Elaine Maciel (2022).

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

07 Mar 2022

Postagens recentes