O DAAD é uma organização que financia estudantes e pesquisadores internacionais para intercâmbio na Alemanha. O Deutscher Akademischer Austauschdienst, ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, foi fundado em 1925 e, desde então, auxiliou quase 3 milhões de alunos com financiamento para estudos ou pesquisas no país.
O lema do DAAD é “Change by exchange” (ou “Mudança pela troca/intercâmbio”, em português”), o que já deixa bem claro o propósito da organização e a crença de que as relações internacionais no âmbito da educação promovem “o entendimento entre países e indivíduos e ajuda a garantir a paz”.
E, nesse sentido, o DAAD financia tanto cidadãos alemães que fazem intercâmbio fora do país quanto estudantes internacionais que viajam para a Alemanha para estudar ou fazer pesquisa depois de se formarem na graduação e ganharem experiência de trabalho.
Neste guia, você confere todas as informações relevantes para entender como se inscrever para as bolsas do DAAD.
Berlim (Claudio Schwarz/Unsplash)
Quem pode se inscrever para as bolsas do DAAD?
Para se inscrever para as bolsas do DAAD, os estudantes internacionais precisam ter se formado em uma instituição credenciada com um diploma de bacharelado (ou equivalente) e ter dois anos de experiência profissional relevante.
Não há requisitos específicos de cidadania, pois as bolsas do DAAD são elegíveis para cidadãos de todos os países que atendam a estes requisitos básicos:
- Passar na qualificação de admissão ao ensino superior;
- Passar em um teste de habilidades de idioma, dependendo do programa;
- Ter um visto ou autorização de residência válida e prova de segurança financeira;
- Ter seguro saúde de forma independente
As bolsas do DAAD financiam diferentes tipos de programas, em diferentes níveis acadêmicos:
Estudantes de graduação
Embora a maioria dos estudantes internacionais não se qualifique para se inscrever para as bolsas de estudos do DAAD para cursos de graduação, na realidade nem há essa necessidade!
O compromisso da Alemanha com a expansão das relações internacionais no ensino superior fez com que estudantes de todo o mundo tivessem acesso para buscar um diploma de graduação gratuitamente no país. Além disso, é possível obter muitos desses diplomas fazendo cursos ministrados exclusivamente em inglês.
Estudantes de mestrado
Para se qualificar para uma bolsa de estudos do DAAD para financiar um mestrado, os estudantes devem estar em seu último ano do curso de graduação ou ter se formado em uma universidade nos últimos seis anos. Além disso, alunos e alunas de todas as áreas podem se inscrever. Portanto, não importa o seu diploma de graduação para você ser aprovado(a) ou não para o auxílio.
Estudantes de Ph.D e pesquisadores
Com uma das melhores infraestruturas de pesquisa científica do mundo, a Alemanha é um destino fantástico para estudantes internacionais de Ph.D e pesquisadores. Os interessados em um doutorado na Alemanha devem escolher um destes dois caminhos:
Estudos individuais de doutorado
Duração do programa: em geral de 3 a 5 anos
O mais comum dos dois modelos. Nele, os estudantes que buscam um doutorado precisam encontrar um supervisor para o desenvolvimento da pesquisa. Embora o trabalho possa ser feito em uma organização, empresa privada ou universidade, o orientador deve ser um professor universitário.
Programas de Ph.D. estruturado
Duração do programa: em geral de 3 a 4 anos
Na Alemanha, um Ph.D. estruturado é o tipo mais semelhante aos que você encontra nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. Nesse tipo, os alunos têm supervisão estrita de seus orientadores e uma grade de aulas, que geralmente é interdisciplinar.
Os programas estruturados trazem alguns benefícios, incluindo a conclusão mais rápida do que os estudos individuais e um foco mais forte em habilidades sociais (como colaboração e trabalho em equipe).
Quando, onde e como se inscrever para bolsas do DAAD?
Quando se inscrever para as bolsas do DAAD?
As inscrições para o semestre de inverno em instituições públicas devem ser feitas até 15 de julho e as inscrições para o semestre de verão até 15 de janeiro. Dito isso, certifique-se de pesquisar os deadlines exatos da universidade para a qual você está se inscrevendo, já que as instituições privadas geralmente têm prazos diferentes.
Onde se inscrever para as bolsas do DAAD?
Os estudantes internacionais interessados em se inscrever para o financiamento do DAAD devem aplicar diretamente com a universidade ou por meio do Stiftung für Hochschulzulassung. Isso depende de muitos fatores, incluindo suas qualificações e área de estudo.
Como os requisitos para aplicação variam, analise as oportunidades de bolsas disponíveis e aprenda como se inscrever para os auxílios específicos por meio do banco de dados de bolsas do DAAD.
Como aplicar para as bolsas do DAAD?
Uma vez que o DAAD concede financiamento para diferentes níveis de graduação, o processo de inscrição varia de acordo com o curso e a universidade. No entanto, as inscrições para bolsas do DAAD normalmente incluem o seguinte:
Carta de motivação
A carta de motivação é a sua oportunidade de compartilhar seus motivos para querer estudar na Alemanha. Ela deve incluir sua formação, diplomas, experiência profissional, realizações e prêmios, e seus interesses pessoais e razões para se candidatar à bolsa do DAAD.
Uma boa aplicação deve ser bem escrita e mostrar um raciocínio claro sobre o motivo de você estar escolhendo a universidade e o curso específico para o qual está se inscrevendo, bem como suas expectativas e circunstâncias pessoais.
Obs.: Uma carta de motivação não deve passar de 3 páginas.
Proposta de pesquisa
Os candidatos em uma oportunidade de pesquisa devem desenvolver uma proposta como parte de seu pedido de financiamento do DAAD.
A proposta deve delinear os objetivos da pesquisa e incluir procedimentos, etapas planejadas e um cronograma estimado. Além disso, a proposta deve detalhar possíveis questões éticas da pesquisa, como os dados que serão coletados e uma bibliografia.
Confira uma lista detalhada de requisitos para uma proposta de bolsa de pesquisa aqui.
Obs.: Para se qualificar e se inscrever em um programa de doutorado na Alemanha, os alunos devem primeiro ter seu diploma de pós-graduação reconhecido.
Universidade Técnica de Munique, a melhor da Alemanha (digital cat/Flickr)
Aumente suas chances
Com o sistema de ensino superior renomado da Alemanha, obter um diploma de pós-graduação pelo DAAD é uma oportunidade incrível para o desenvolvimento profissional e pessoal.
O fato de que muitos cursos podem ser concluídos inteiramente em inglês torna o estudo na Alemanha para intercambistas uma possibilidade real e mais acessível.
Mostrar sua adaptabilidade por meio da conclusão de um diploma no exterior vai, sem dúvidas, te diferenciar na hora de se candidatar a um emprego.
Aumente a probabilidade de receber uma bolsa do DAAD se inscrevendo em todas as oportunidades que considerar que sejam relevantes para você e dedicando seu tempo para enviar inscrições de alta qualidade e bem escritas. O trabalho árduo vale a pena!
Universidade do Intercâmbio
Quer uma ajuda especializada para se inscrever para as bolsas do DAAD e outras oportunidades no exterior? Então conheça agora o trabalho da nossa mentoria. Nosso time de mentores está a postos para te auxiliar em todo o processo para conquistar um intercâmbio. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil. Mas corre que as vagas nas turmas são limitadas, hein?