Se você está pensando em estudar no Reino Unido, certamente já ouviu falar do British Council. Talvez você já tenha se deparado com esse nome ao pesquisar por cursos de inglês online, ou enquanto buscava sobre a prova do IELTS. Mas você sabe exatamente o que é e para que serve o British Council? Neste texto nós vamos te explicar tudo que essa importante instituição inglesa oferece para nós brasileiros e como você pode aproveitar essas oportunidades!

O que é British Council?

O British Council, ou Conselho Britânico, é um instituto cultural criado pelo governo do Reino Unido para promover a cultura inglesa ao redor do mundo. A instituição foi criada em 1934 com o nome de British Committee for Relations with other Countries, ou Comitê Britânico para Relações com outros Países.

A ideia é a mesma de outras instituições que já existiam na época, como a Aliança Francesa (fundada em 1883) e a Sociedade Dante Alighieri (criada em 1889). Esses órgãos públicos, mais do que promover a língua e a cultura de seus países, servem para fortalecer as relações diplomáticas com outras nações.

Prédio do British Council em Calcutá (foto: Biswarup Ganguly/Wikimedia Commons)

As atuações do British Council no Brasil começaram ainda em 1935. Na época, o objetivo principal era barrar a ideologia nazista no país incentivando a criação de centros da Cultura Inglesa. Além de já ensinarem inglês, como fazem até hoje, eles serviam como uma forma de promover os valores democráticos da Grã-Bretanha. Um dos apoiadores foi Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte.

Como fazer faculdade no Reino Unido: passo a passo

Além do ex-presidente da República, outros nomes famosos se associaram à instituição. Em 1938, o músico Vinícius de Moraes ganhou uma bolsa para estudar em Oxford com a ajuda do Conselho. Apesar de ter começado seus serviços no Brasil quase ao mesmo tempo que foi formado, o British Council só chegou oficialmente ao nosso país em 1945, após a parceria de sucesso entre Brasil e Reino Unido na Segunda Guerra Mundial.

De lá para cá o British Council tem atuado intensamente no nosso país. É possível aproveitar vários serviços da instituição, como aprender inglês, conseguir bolsas, fazer provas internacionais e até participar de eventos culturais realizados no Brasil. Agora nós vamos te explicar detalhes de cada uma dessas oportunidades.

Aprendendo inglês com o British Council

A Cultura Inglesa é uma das escolas de inglês mais tradicionais do Brasil e teve um papel importante na chegada do British Council por aqui. Até hoje a escola recebe apoio do conselho, embora não faça parte da instituição. Mas o órgão continua incentivando o aprendizado da língua inglesa por aqui até com alguns recursos gratuitos. Entre as opções estão:

LearnEnglish

O site e aplicativo LearnEnglish oferece materiais gratuitos para o aprendizado de inglês. O ensino é feito por meio de vídeos, testes e até jogos. O objetivo é melhorar os conhecimentos de gramática e ampliar o vocabulário geral e em áreas específicas, como em Negócios. Existem também eventos nas redes sociais para você tirar suas dúvidas sobre o idioma com especialistas.

Connect 2 English

O Connect 2 English serve como um material de apoio gratuito para incentivar o aprendizado de inglês. O British Council entrevistou vários atletas brasileiros que precisaram do inglês em algum momento. Além de se divertir com as histórias dos esportistas, o público aprende algumas dicas para contornar os desafios do uso da língua inglesa, além de  palavras essenciais e frases em inglês.

Inglês Online

O English Online é um curso online de inglês do British Council. São três planos pagos com aulas virtuais de 55 minutos. No plano de prata o aluno tem acesso a 5 aulas por mês por 89 euros (cerca de 570 reais). O objetivo é apenas manter o seu nível no idioma com encontros em grupo. Para quem quer aprender o idioma existem duas opções. O plano de ouro conta com 10 aulas mensais por 144 euros (em torno de 920 reais) e o platina tem 15 aulas por 179 euros mensais (por volta de 1150 reais). As aulas são ao vivo e os exercícios e materiais têm acesso ilimitado.

Aulas Particulares Online

Outra opção para quem quer treinar o speaking no inglês são as aulas particulares do British Council. Um pacote de 10 aulas via videochamada custa 199 dólares (pouco mais de mil reais). Os professores têm experiência em vários setores do mercado de trabalho para ajudar os alunos com vocabulários específicos para determinadas áreas, como o setor bancário ou o campo do Marketing, por exemplo.

Cursos preparatórios para o IELTS

O preparatório para a prova do IELTS oferecido pelo British Council tem formatos gratuitos e pagos. O Road to IELTS e o Understanding IELTS oferecem aulas e exercícios focados na prova, mas exigem o pagamento de mensalidade. Já o aplicativo para celular, os webinars e os simulados da prova ficam disponíveis de forma gratuita e ajudam na preparação para o exame de proficiência.

Provas oferecidas pela instituição

Falando em IELTS, essa prova de proficiência na língua inglesa é uma das maiores conquistas do British Council. O International English Language Testing System (IELTS) é o exame de inglês mais aceito do mundo. Ele foi criado pela instituição cultural em conjunto com outros órgãos internacionais em 1989 e é dividido entre Academic e General Training.

Testes de proficiência: TOEFL ou IELTS?

Mas o IELTS não é o único exame oferecido pelo British Council. Outra prova de proficiência disponível por lá é o Aptis, um teste voltado para organizações. As provas abordam as quatro habilidades em uma língua: escrita, audição, fala e leitura. Seu principal diferencial é que ele é feito online em um dia e horário que seja melhor para você. 

Como funciona o teste de proficiência do Duolingo?

O Aptis é aceito em 85 países, um número inferior ao IELTS, aos exames de Cambridge, ao TOEFL ou ao TOEIC. Por outro lado, ele é um exame mais flexível do que os outros. É possível, por exemplo, escolher que habilidades entre as quatro oferecidas você deseja testar. O exame completo pode ser realizado em cerca de duas horas e 40 minutos. Os resultados são disponibilizados em apenas 48 horas após a realização da prova.

Além de testes de proficiência, o British Council oferece exames universitários, escolares e profissionais de reconhecimento internacional. Se você quer fazer faculdade no Reino Unido ou nos Estados Unidos, já sabe que algumas instituições solicitam testes de admissão específicos e vários deles podem ser realizados no British Council aqui no Brasil.

Bolsas e parcerias para brasileiros

Quem quer estudar fora também costuma se interessar por bolsas de estudos, não é mesmo? Elas são um grande auxílio para quem não pode pagar dezenas de milhares de dólares (ou libras) para estudar nas melhores universidades do mundo. Se você está em busca de ajuda para estudar no Reino Unido, o site do British Council pode ser essencial para você.

Quanto custa fazer mestrado no Reino Unido?

É que, por lá, eles disponibilizam informações sobre bolsas governamentais disponíveis para estrangeiros. Além disso, o próprio British Council tem parcerias com outras instituições para oferecer bolsas de estudo. Um exemplo é a colaboração entre o órgão e o banco Santander. O programa Becas Santander Languages oferece 5 mil vagas para cursos de inglês gratuitos.

Bolsas de pós na Inglaterra: conheça o Gates Cambridge

Já as bolsas de estudo de graduação e pós-graduação no exterior são divulgadas em um site específico para isso gerido pelo British Council. No StudyUK é possível encontrar detalhes de várias oportunidades, como do Programa Chevening, que cobre quase todos os seus gastos para estudar no Reino Unido. Essa bolsa é fornecida pelo Ministério de Relações Exteriores Britânico e inclui passagens, vistos, taxas dos cursos e um pagamento mensal para cobrir alimentação e acomodação.

Atuação do British Council no Brasil

Além de auxiliar brasileiros que buscam oportunidades no Reino Unido, o British Council também atua no Brasil nas áreas social, educacional e artística. A instituição tem parcerias com governos estaduais para atuar na educação básica, com programas como o “Inspira Ciência”, que estimula projetos científicos nas escolas, e ajuda na elaboração de documentos como o que regula o ensino da Língua Inglesa na Base Comum Curricular (BNCC).

Também existem projetos do British Council no ensino superior para promover a internacionalização e a pesquisa. O “Mulheres na Ciência”, por exemplo, incentiva a participação feminina no universo científico; enquanto o "Universidades para o Mundo” faz chamadas para eventos e publicações de pesquisas.

O que muda com o Brexit para brasileiros

Outra iniciativa do Conselho Britânico é a promoção de eventos culturais em solo brasileiro. Ao longo dos anos foram várias exposições de arte, peças de teatro, festivais de música e incentivo a produções literárias. Além disso, a instituição promove intercâmbios culturais entre artistas brasileiros e britânicos.

Intercâmbio com a UDI

O British Council é muito importante para quem quer estudar no Reino Unido. Sabe o que mais pode te ajudar se você busca uma oportunidade na terra da Rainha ou em qualquer outro lugar do planeta? A mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio!

Os nossos mentores já estudaram nas melhores universidades do mundo e vão te ensinar o passo a passo para aproveitar mais de 60 tipos de intercâmbio! Ficou interessado(a)? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!