Buenos Aires ou Santiago? Qual dessas duas cidades apresenta as melhores condições de vida para estudantes estrangeiros? As capitais da Argentina e do Chile são dois grandes centros urbanos da América do Sul que atraem diversos intercambistas, seja para suas universidades ou para cursos de espanhol. Em comum elas têm o fato de serem consideradas duas das cidades da região com os melhores índices de qualidade de vida. Mas as duas também têm diferenças que podem ser decisivas na hora de decidir entre uma das duas como um possível destino de intercâmbio. Confira agora!

Santiago

Custo de Vida

Segundo o site Expatistan, viver em Buenos Aires é 32% mais barato do que viver em Santiago. As maiores diferenças se dão principalmente nos gastos com transporte público, moradia e cuidados pessoais. Confira:

Universidades

Tanto Buenos Aires quanto Santiago contam com universidades reconhecidas, algumas inclusive estão entre as melhores da América Latina. A principal diferença é que no Chile, mesmo as universidades públicas são pagas, tanto para estudantes nacionais quanto estrangeiros. Já na Argentina o ensino superior é universal e gratuito. Na prática, isso significa que qualquer pessoa, inclusive os estrangeiros, podem estudar nas universidades públicas do país sem precisar pagar taxas de matrículas e/ou mensalidades.

Com relação às universidades privadas, as instituições de Buenos Aires são geralmente mais baratas que as de Santiago. Abaixo, listamos as principais universidades de cada cidade acompanhas das posições que elas ocupam no ranking da QS World University Rankings das 1000 melhores universidades do mundo em 2020. Note que a partir da posição 500 da lista, as instituições são ranqueadas por grupo.

Confira as principais universidades de Buenos Aires

Confira as principais universidades de Santiago

Buenos Aires

Vida Universitária

O QS World Universities também organiza todos os anos a lista das melhores cidades para estudantes universitários do mundo. Esse ranking leva em consideração fatores como qualidade das universidades, oferta de empregos, custo de vida, taxas de segurança, etc. A última edição, do ano passado, é liderada por Londres, Tóquio e Melbourne. Já a líder da América Latina é justamente Buenos Aires, que aparece na posição 31. Santiago fica em terceiro na região, no 54º lugar (logo atrás da Cidade do México, em 53º).

Confira abaixo o desempenho das duas cidades nos principais indicadores do ranking:

Buenos Aires

Santiago

Espanhol

Se o seu objetivo principal é estudar espanhol, é importante saber que existem alguns países que têm uma pronúncia mais clara do idioma, o que pode acabar facilitando na aprendizagem. Esse definitivamente não é o caso da Argentina e do Chile, que são conhecidos pelo seu espanhol (ou castelhano) mais pesado e com um sotaque e vocabulário bem típicos de cada país.  Mas não se assuste! Isso não significa que aprender espanhol em Buenos Aires ou Santiago seja uma tarefa impossível. Só para comparar, estudar espanhol em uma dessas cidades seria o equivalente a estudar inglês em Dublin, na Irlanda.

Clima

As estações do ano tanto em Buenos Aires como em Santiago são bem definidas, com verões quentes e invernos frios. Em Buenos Aires os meses mais chuvosos são março, outubro e novembro. Já os mais secos são junho, julho e agosto. Em Santiago é exatamente o contrário, com os meses mais chuvosos sendo maio, junho, julho e agosto e os mais secos, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Ou seja, em Buenos Aires chove mais no fim do verão e durante a primavera. Já em Santiago os meses de inverno são também os mais chuvosos.

E aí, Buenos Aires ou Santiago? Qual dessas cidades te pareceu a mais interessante para você fazer o seu intercâmbio? Seja qual for a sua escolha, o importante é se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos. E com nisso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!