Em uma tentativa de lidar com a escassez de mão de obra no país, o governo canadense anunciou na última sexta-feira (22) que estudantes internacionais com permissão de trabalho pós-formatura com vencimento entre janeiro e dezembro de 2022 se qualificarão para um visto de trabalho adicional de até 18 meses.
Ao permitir que os intercambistas fiquem no país por mais tempo, o governo espera que os recém-formados ganhem experiência de trabalho e aumentem suas chances de se qualificar para a residência permanente, incentivando o ingresso definitivo no mercado de trabalho canadense.
Além disso, os estudantes internacionais qualificados que estão chegando ao final de suas permissões de trabalho pós-graduação já estão bem integrados ao mercado de trabalho do Canadá, fazendo deles os principais candidatos para ajudar a reparar a escassez no país. Os convites para os candidatos solicitarem residência permanente começarão no início de julho.
Mudanças futuras
O governo também fez algumas mudanças mais amplas que afetarão a imigração e o trabalho no país. Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, disse em um comunicado que os sorteios do Express Entry também serão retomados em breve.
“O Express Entry é o principal sistema de gerenciamento do Canadá de inscrição para aqueles que buscam imigrar permanentemente por meio do Federal Skilled Worker Program, do Federal Skilled Trades Program, da Canadian Experience Class e de uma parte do Provincial Nominee Program”, escreveu.
“Com a economia crescendo mais rápido do que os empregadores podem contratar novos trabalhadores, o Canadá precisa analisar todas as opções para termos as habilidades e a mão de obra necessárias para impulsionar nosso crescimento”, acrescentou Fraser.
“A imigração será crucial para aliviar nossa escassez de trabalhadores, e essas medidas visam atender às necessidades prementes em todos os setores em todo o país, ao mesmo tempo em que oferecem mais oportunidades para recém-formados e outros candidatos construírem suas vidas no Canadá e continuarem contribuindo para nossos projetos de recuperação a curto prazo e prosperidade a longo prazo”, explicou.
O ministro também anunciou que os candidatos com a possibilidade de solicitar uma autorização de trabalho enquanto aguardam a finalização de seu pedido de residência permanente poderão ter as autorizações validadas até o final de 2024. Dessa forma, suas inscrições podem ser finalizadas antes que precisem estender seus vistos temporários.
These new measures will address the pressing needs in our labour market with new talent from abroad, and supports our government's broader effort to ensure Canadian employers have the workers they need to succeed.
— Sean Fraser (@SeanFraserMP) April 22, 2022
ℹ️ https://t.co/299QE7ITZk
Além disso, “para apoiar a reunificação familiar, os familiares diretos que estão fora do Canadá e foram incluídos no pedido de residência permanente do requerente principal serão elegíveis para sua própria permissão de trabalho”.
O período para estrangeiros que visitam o Canadá solicitarem autorizações de trabalho específicas sem deixar o país também foi estendido até 28 de fevereiro de 2023.
Fraser anunciou ainda novas medidas para aqueles que solicitaram, no ano passado, residência permanente através da progressão de residente temporário para residente permanente.
“O limited-time pathway foi lançado em 2021 para convidar uma ampla gama de indivíduos que já trabalham no Canadá a se inscrever para permanecer permanentemente”, disse seu comunicado. “Embora esteja fechado para novos pedidos desde novembro de 2021, o processamento de pedidos continuará por algum tempo.”
LEIA TAMBÉM — Intercâmbio no Canadá: o que saber antes de ir
O contexto da escassez de mão de obra no Canadá
A falta de trabalhadores no Canadá foi causada em parte pela pandemia de covid-19, que deixou “centenas de milhares de cargos vagos em todos os setores do país”, segundo o comunicado. A situação só se agravou com as restrições de viagem ao longo de 2020 e 2021, que atrasaram o processamento de pedidos de residência e autorização de trabalho vindos do exterior.
40% das empresas canadenses afirmam que enfrentam escassez de mão de obra (Reprodução/Bank of Canada)
O governo decidiu implementar as mudanças no processo de emissão de vistos depois que o país bateu um recorde de imigração em todo o território. No geral, o processamento de solicitações de permissão de trabalho foi reduzido em mais da metade, diminuindo de aproximadamente 111.900 pessoas em setembro de 2021 para apenas 48.000 pessoas em março de 2022.
Em 2021, mais de 157.000 ex-alunos tornaram-se residentes permanentes no Canadá e mais de 88.000 fizeram a transição direta das permissões de trabalho pós-graduação para o status permanente. O governo está explorando um processo simplificado e mais rápido para realizar esse trabalho, com a divulgação de mais detalhes sendo esperada nas próximas semanas.
Visto canadense possui diversas modalidades
As permissões de estudo, turismo e trabalho no Canadá sofrem algumas variações, conforme a intenção e a duração da viagem ou estadia no país. Clique aqui para conhecer todas as modalidades, além de conferir um guia aprofundado sobre o processo de solicitação dos diferentes vistos.