O ministro canadense da Imigração, Sean Fraser, apresentou um projeto para permitir que vistos temporários sejam convertidos em residências permanentes (PR, na sigla em inglês). A nova estratégia visa expandir as transições para trabalhadores estrangeiros e estudantes internacionais com experiência de trabalho significativa em setores com escassez de mão de obra.
“Começamos esta sessão apresentando as maneiras como nosso governo está procurando expandir os caminhos para a residência permanente para trabalhadores estrangeiros temporários e estudantes internacionais. Um agradecimento especial ao meu colega @randeepsarai por apresentar essa importante moção", twittou Fraser.
And we’re back!
— Sean Fraser (@SeanFraserMP) September 20, 2022
Kicked things off this session by presenting the ways our government is looking to expand pathways to permanent residency for temporary foreign workers & intl students. A special thanks to my colleague @randeepssarai for bringing forth this important motion. pic.twitter.com/6iT7yMgvDW
Como funciona o projeto?
O plano descreve uma abordagem de cinco pilares para o setor de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC). Veja abaixo:
- Pilar 1: As metas de aumento dos níveis de imigração descritas no Plano de Níveis de Imigração 2022-2024 ajudarão a fornecer ao Canadá uma oferta maior e permanente de mão de obra. Esse plano aumenta as oportunidades para que mais trabalhadores temporários façam a transição para residência permanente para ajudar a lidar com a escassez do mercado de trabalho e alimentar nosso crescimento econômico pós-pandemia.
- Pilar 2: O sistema do Express Entry será reformado, inclusive aumentando a flexibilidade nas ferramentas de seleção de imigração no Express Entry, por meio de mudanças recentes na Lei de Imigração e Proteção aos Refugiados.
- Pilar 3: Os programas permanentes de imigração econômica serão atualizados para ajudar na transição, de residência temporária para permanente, de trabalhadores essenciais em ocupações de alta demanda.
- Pilar 4: O Canadá planeja focar na imigração francófona. O IRCC está atualmente trabalhando para maximizar a imigração francesa fora de Quebec e adicionar um novo Programa Municipal de Indicação.
- Pilar 5: O Governo aumentará a capacidade de processamento, melhorando a experiência do cliente e modernizando o sistema de imigração por meio de melhorias tecnológicas para garantir que a PR seja concedida aos recém-chegados "o mais rápido possível".
Por que o país pretende fazer essas mudanças?
O Canadá tem lutado contra um acúmulo de solicitações de vistos, que chega a cerca de 2,7 milhões de inscrições “represadas”. Em 2022, houve um aumento de 55% nos pedidos de visto em comparação com 2019, e isso aumentou o atraso na liberação do documento.
Apesar do aumento sem precedentes, o país espera voltar aos níveis normais de processamento até o final de 2022, disse o alto comissário do país na Índia, Cameron MacKay.
Até 22 de agosto, o Canadá recebeu mais de 300 mil residentes permanentes, superando a marca mais cedo do que em qualquer ano anterior. O país estabeleceu uma meta de 431 mil residentes permanentes para 2022.
LEIA TAMBÉM – Canadá estende permanência de intercambistas no país
Faça seu intercâmbio no Canadá!
Como você viu, o Canadá tem se preocupado bastante em receber os estudantes internacionais e oferecer as melhores oportunidades, não só de estudo, como também de trabalho. E o programa M60 te dá o passo a passo completo para você conseguir uma vaga nas melhores universidades do país, e o melhor: com bolsa de estudos!
Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para se tornar um de nossos alunos!