BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

12 cenários de filmes no Canadá

Quando pensamos em filmes, logo vem em mente grandes sets de filmagem em Hollywood em Los Angeles nos Estados Unidos. Mas apesar da grande (e merecida!) fama, outros lugares e países foram cenários de filmes, inclusive de produções muito famosas como Titanic, de 1997. 

Essa é uma das filmagens de filmes mais famosos que aconteceram no Canadá e que provavelmente você nem imagina. Por isso, preparamos essa lista com alguns filmes muito conhecidos e que tiveram seus cenários em terras canadenses. Confira!

Titanic (1997)

O filme vencedor de 11 categorias no Oscar, contou com a produção em terras canadenses. É que James Cameron trouxe sua equipe de produção e elenco para Halifax. Isso porque a cidade tem o porto marítimo mais próximo de onde, de fato, aconteceu o desastre do Titanic.

A história real aconteceu em 1912 — quando o Titanic foi destruído por um iceberg no Oceano Atlântico. Por isso, Halifax foi peça fundamental nas filmagens da história emocionante. 

cenários-de-filmes-no-canadá(Cody West/Unsplash)

Psicopata Americano (2000)

Parece até curioso que o filme tenha sido filmado fora dos Estados Unidos. Esse filme que se tornou um clássico usa Toronto como substituto da cidade de Nova York. 

O prédio Toronto-Dominion Centre aparece como cenário para os escritórios do personagem principal Patrick Bateman (Christian Bale). As cenas do clube de dança aconteceram no Phoenix Concert Theatre, enquanto o Consort Bar do Omni King Edward Hotel é um dos restaurantes que  os personagens do filme frequentam.

Prenda-me se for capaz (2002) 

Além do inglês, o francês também é falado no Canadá. E as terras do país norte-americano também já serviram como cenário da França. É que neste filme de Steven Spielberg, Montreal foi “substituta” para vários pontos da França.  

A Notre-Dame-des-Victoires em Quebec também teve papel importante. É que a Place Royale, um bairro histórico da cidade canadense, foi onde o impostor Frank Abagnale foi detido pela primeira vez. 

O filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks usou as terras canadenses como belíssimo pano de fundo para muitas das cenas filmadas. 

(Matthias Mullie/Unsplash)

Casamento Grego (2002) 

A atriz canadense Nia Vardalos se sentiu em casa durante as filmagens de Casamento Grego. Ela é natural de Winnipeg e as cenas do longa foram filmadas na Greektown de Toronto. 

A Danforth Avenue aparece com destaque ao longo do filme e também é possível ver a Ryerson University e o Jarvis Collegiate Institute no centro da cidade. As locações canadenses foram cenário para Chicago nos Estados Unidos.

Meninas Malvadas (2004)

O clássico da Sessão da Tarde e que rende muitos memes na internet até hoje também teve cenas filmadas no Canadá. É que a cidade de Toronto se transformou em Chicago nos Estados Unidos. 

A comédia sobre o ensino médio por Tina Fey, teve como cenários vários pontos turísticos da famosa cidade canadense. Sherway Gardens, a University of Toronto,  Etobicoke Collegiate Institute e  Malvern Collegiate Institute se estacaram nas imagens.

Portanto, foi no Canadá que as atrizes Lindsay Lohan e Amanda Seyfried gravam o filme!

via Giphy

Resident Evil 2: Apocalipse (2004)

O filme estrelado por Milla Jovovich é a sequência direta do primeiro filme da série de Resident Evil e a obra foi filmada no Canadá. Apesar das filmagens por lá, Raccoon City é uma cidade fictícia no meio-oeste dos Estados Unidos. 

A cidade de Toronto foi o palco das cenas. O edifício de Toronto City Hall e a icônica CN Tower podem ser percebidos ao longo do filme, inclusive com cenas da personagem principal, Alice. 

via Giphy 

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Esse filme de drama estrelado por Heath Ledger, Michelle Williams, Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway, foi filmado nas incríveis Montanhas Rochosas de Alberta

Durante a produção, Calgary, Cowley, Elbow Falls e Fort Macleod se “transformaram” no estado americano de Wyoming. Todo o trabalho resultou em três Oscars: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora Original.

 (Andy Holmes/Unsplash)

Terror em Silent Hill (2006)

O centro histórico de Brantford foi usado como cenário para o filme de terror Silent Hill. Apesar das cenas enfumaçadas pela história da cidade envolta em névoa, a cidade canadense pode ser observada no filme pelos olhares mais atentos.

Infelizmente, mesmo que o longa de Christophe Gans tenha sido filmado por lá, hoje em dia não é mais possível identificar muitas das fachadas que aparecem no filme. É que houve uma demolição de cerca de 41 edifícios em 2010 em uma de suas ruas principais.

Juno (2007)

A comédia dramática que acompanha a gravidez da adolescente Juno MacGuff também teve cenas canadenses. É que, embora a história seja ambientada em Minnesota (EUA), foi filmada em Vancouver e nos arredores.

Outra curiosidade, além dos locais de filmagens, é que o elenco talentoso também é do país norte-americano. Elliot Page nasceu em Halifax, Michael Cera é nativo de Brampton em Ontário, e o diretor Jason Reitman é de Montreal. Portanto, o Canadá teve papel fundamental no enredo vencedor do Oscar. 

Crepúsculo (2008)

Tanto faz se você é Team Edward ou Team Jacob, o importante é que o Canadá foi palco para várias cenas da série de filmes de Crepúsculo. Lua Nova, Eclipse e Amanhecer  foram filmados em vários locais ao redor de Vancouver e Lower Mainland. Portanto, fãs da série: uma viagem à Colúmbia Britânica pode ser uma ótima pedida! 

Dentre os pontos principais, podemos destacar a David Fraser Secondary School que aparece como Forks High School, Minnekhada Regional Park e Ridge Theatre. Além disso, a primeira cena de Eclipse também é por lá: as imagens foram captadas no bairro mais antigo de Vancouver: Gastown. O que antes era apenas uma taverna construída em 1867, Gastown cresceu para apresentar casas vitorianas e agora é considerado um bairro moderno.

via Giphy

50 tons de cinza (2015)

A obra cinematográfica, baseada nos livros de E. L. James, também teve cenas gravadas no Canadá. O elenco e a equipe, incluindo Dakota Johnson e Jamie Dornan, estiveram em Vancouver para a produção.

Dentre os locais que serviram de pano de fundo, temos cafés, livrarias e Hotel Vancouver, Bentall 5 Tower, Gastown e o Chan Center for the Performing Arts da University of British Columbia. 

via Giphy

Deadpool 2 (2018)

Quando as filmagens do filme começaram em 2017, o ator principal Ryan Reynolds já tinha até mesmo publicado foto no Instagram com a roupa completa do Deadpool em frente ao Castelo de Hatley em Victoria no Canadá! O espaço foi utilizado também para outros filmes do X-Men, como X-Men 2, X-Men: O Confronto Final (que Singer filmaria), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e X-Men: Apocalipse.

Réplica de um castelo, o belíssimo espaço também foi a locação das filmagens externas da mansão de Lex Luthor, na série de TV americana Smallville (2001) e ficou bastante conhecido por isso.

via Giphy

Como visitar os cenários de filmes do Canadá? 

Agora você já sabe que diversas áreas do Canadá serviram de cenários para várias grandes produções de cinema. Mesmo que em muitas das vezes as cidades “façam papel” de outras localidades nos Estados Unidos ou até na Europa, vale um passeio pelo Canadá para conhecer pessoalmente esses locais!

Ryerson University, University of British Columbia e University of Toronto também já foram cenários de filmes. Quem sabe a lista não te inspirou a realizar um intercâmbio por lá e curtir muito mais esses locais? Confira aqui como fazer faculdade no Canadá!

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

13 Mar 2022

Postagens recentes