Os italianos tiveram um papel fundamental no Brasil, principalmente entre os anos de 1880 e 1930. Essa data marca o ápice da migração italiana em terras brasileiras. Principalmente em busca de trabalho, muitos italianos queriam uma nova vida no país.
E a migração foi muito intensa, principalmente no sul e sudeste do Brasil. Os dados indicam que São Paulo é onde a maioria dos imigrantes desembarcou, mas a comunidade ítalo-brasileira é tão forte que é considerada a maior população de descendentes italianos fora da Itália.
Mas por que isso é importante para quem deseja morar fora do Brasil? É que a cidadania italiana pode ser uma boa oportunidade de morar na Itália, de forma legalizada e com grandes vantagens.
Por isso mesmo, preparamos esse artigo para você entender quais são os critérios para conseguir a cidadania italiana e quem tem direito. Confira!
Quem tem direito à cidadania italiana?
A cidadania italiana é requerida aqui mesmo do Brasil, através dos consulados italianos. Esses são órgãos oficiais que vão realizar todo o processo burocrático. Além dos consulados, o processo pode ser feito em Brasília na Embaixada Italiana e também na Itália.
Portanto, se você tem um visto para viajar para a Itália pode solicitar a dupla cidadania por lá mesmo. Mas se mora aqui no Brasil, todo o procedimento será feito sem a necessidade de viajar.
É preciso ter em mente que o processo exige documentos para a comprovação dos dados e o pagamento de uma taxa ao governo italiano. Essa taxa, normalmente, custa 250 euros. O valor foi estabelecido em 2018 e em 2022, de acordo com o câmbio de 6 de junho, equivale a cerca de 1.279 reais.
Também é importante destacar que os brasileiros não deixam a sua cidadania ao solicitarem a cidadania italiana. O que acontece é que a pessoa aprovada passa a contar com duas cidadanias, ou seja: dupla cidadania. A cidadania brasileira é pelo nascimento e a italiana pela naturalização.
Podemos dizer que basicamente quem tem direito à cidadania italiana são os descendentes de italianos ou aqueles que se casam com italianos (as). É que na Itália, a cidadania é oferecida apenas por jure sanguinis — ou seja: por direito de sangue. Se você tem na sua família, pais, avós, bisavós ou qualquer ascendente que é italiano, você tem direito à cidadania italiana.
Os documentos pessoais também precisam ser organizados:
1. Certidão de Nascimento: em segunda via recente e tradução juramentada;
2. Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal brasileira e sua tradução; e caso tenha vivido em outros países, também deve indicá-la e traduzi-la;
3. Comprovante de pagamento da taxa de 250,00 €;
4. Documento de identidade: cópia do passaporte válido ou RG;
5. Documento "Estratto per riassunto dai registri di matrimonio" em 2ª via recente, emitido na Itália.
Vale a pena ter cidadania italiana?
Se você tem ascendentes italianos, com certeza vale a pena investir na sua dupla cidadania. Ou até mesmo caso tenha se casado com um italiano pode conseguir a chance de ter cidadania italiana.
Oportunidades de emprego na Itália e até mesmo chances de bolsas de estudos podem ser mais fáceis de serem conquistadas com a sua cidadania italiana. Inclusive, uma oportunidade de ouro (tanto para italianos quanto para estrangeiros) são as bolsas MAECI. Confira por aqui, porque as inscrições ainda estão abertas.
O processo de solicitação e de aprovação da cidadania italiana pode ser bastante complexo, já que exige uma grande documentação comprovada e traduzida. Porém, vale a pena para garantir uma boa oportunidade na Europa, seja para viver, estudar ou trabalhar. Além disso, é uma chance de reconhecer suas origens e tradições!
Mas para ter sucesso na sua solicitação, a recomendação é se organizar e preparar, pois são muitos os documentos necessários para comprovar o vínculo de sangue e familiar com a Itália.
E para te ajudar a conquistar uma oportunidade de estudos na Itália, com bolsa e tudo pago como a MAECI, você pode contar com os nossos professores. O programa M60 tem quem mais entende de oportunidades internacionais para você conquistar a sua. Clique aqui e faça seu teste de perfil!