As cidades de La Casa de Papel têm uma função importante na trama da série: elas são os codinomes usados pelos personagens para colocar em prática seus planos, sendo o principal deles o assalto à Casa da Moeda da Espanha. Mas você já parou para pensar que essas cidades podem ser boas opções de destinos para o seu intercâmbio? Não? Não tem problema! Nós trouxemos aqui as melhores universidades em cada uma delas, com base no QS World University Rankings, para te inspirar. Confira!
- Escolha uma universidade e diremos qual personagem da ficção você é
- 7 filmes para assistir antes do intercâmbio
- 12 famosos que fizeram intercâmbio
Melhores universidades nas cidades de La Casa de Papel
TóquioUniversidade de Tóquio
Fundada em 1877 como a primeira universidade imperial, a Universidade de Tóquio (東京大学, em japonês), chamada de Todai, é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do Japão, e a melhor representante asiática entre as universidades das cidades de La Casa de Papel. Só para ilustrar, 15 dos 62 primeiros-ministros do Japão foram educados lá. A Universidade de Tóquio é composta por 10 faculdades e 15 escolas de pós-graduação. Ao todo, são 30 mil alunos matriculados, dos quais 2.100 são estrangeiros. O campus principal, de Hongo, ocupa a antiga propriedade da família Maeda, antigos senhores feudais da província de Kaga. Por isso, o local atrai turistas a pontos como o Akamon (o Portão Vermelho) e o majestoso Auditório Yasuda.
RioUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi fundada oficialmente em 1920. No entanto, sua história é bem mais longa: ela começou em 1792, com a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Isso faz dela a primeira instituição de ensino superior do Brasil! Hoje em dia, além do campus principal no Rio, a universidade conta com instalações em Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé. Esses campi recebem, atualmente, mais de 67 mil alunos e alunas. É a representante nacional nas cidades de La Casa de Papel!
LisboaUniversidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa, além de ser a melhor da capital portuguesa, é também a maior instituição de ensino superior de Portugal, com mais de 47 mil alunos em 18 faculdades. Foi formada a partir da fusão da antiga Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e da Universidade Clássica de Lisboa (UL) em 2013. Tanto a UTL quando a UL começaram suas atividades no início do século passado. Os pontos fortes da ULisboa são Arte e Design, Engenharia de Mineração e Geografia.
BerlimUniversidade Humboldt de Berlim
A Humboldt-Universität zu Berlin foi fundada na capital da Alemanha em 1810 e, desde então, busca ser a “Mãe de todas as universidades modernas”. No início, a universidade possuía quatro faculdades clássicas, sendo elas Direito, Medicina, Filosofia e Teologia. O primeiro ano acadêmico lecionado na instituição tinha 256 alunos e 52 professores. Hoje em dia, no entanto, o número de estudantes já passa dos 40 mil. Os professores, por sua vez, já somam mais de 2500 contratados. O orçamento da universidade é de cerca de 400 milhões de euros, o que dá mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais!
NairóbiUniversidade de Nairóbi
A Universidade de Nairóbi é uma das maiores instituições de ensino superior no Quênia. A sua história data de 1956, quando foi fundado o Royal Technical College. Porém, apenas em 1970 ela se tornou oficialmente uma universidade independente. Atualmente conta com 6 faculdades, que recebem mais de 80 mil estudantes de graduação e pós: Faculdade de Arquitetura e Engenharia; Faculdade de Ciências da Saúde; Faculdade de Ciências Biológicas e Físicas; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; Faculdade de Agricultura e Ciências Veterinárias e Faculdade de Educação e Estudos Externos.
DenverUniversity of Colorado
Parte do sistema estadual da Universidade do Colorado, o campus da instituição em Denver é o maior centro de pesquisa de todo o estado. Além das instalações em Denver, essa subdivisão do sistema estadual na região também abriga o Anschutz Medical Campus, na cidade vizinha de Aurora. A união desses dois centros educacionais, que antes eram instituições independentes, foi realizada em 2004. Hoje em dia, ao todo, a universidade recebe cerca de 15 mil estudantes.
MoscouUniversidade Estatal de Moscou
A Universidade Estatal de Moscou (Московский Государственный Университет имени М.В.Ломоносова, em russo), foi fundada em 1755. Além de ser a melhor da capital da Rússia, ela também é a mais prestigiada no país e em todo o leste europeu. O edifício principal da universidade, construído durante o período soviético, já foi considerado o prédio mais alto do mundo fora de Nova York e é, até hoje, o maior edifício educacional do planeta. Atualmente, a universidade conta com 47 mil estudantes matriculados (sendo 4 mil intercambistas), e mais de 9 milhões de livros em seu sistema de bibliotecas.
EstocolmoKungliga Tekniska Högskolan
O Instituto Real de Tecnologia (KTH) é a principal instituição de ensino superior da capital da Suécia, Estocolmo, uma das cidades de La Casa de Papel. Fundado em 1827, o Instituto é uma universidade pública que está sempre ligada aos avanços tecnológicos do país. As principais áreas de pesquisa do KTH estão focadas nas áreas de Tecnologia e Engenharia. Por lá, o intercâmbio é bastante incentivado, tanto o de estudantes suecos para o exterior quanto o de estudantes estrangeiros na instituição. Ao todo, quatro campi compõem o KTH, sendo o principal deles no distrito de Östermalm. Pouco mais de 4500 funcionários (professores e técnicos) ajudam na manutenção dessas instalações.
HelsinqueUniversidade de Helsinque
A Universidade de Helsinque tem uma longa história. Ela nasceu, na verdade, na cidade de Turku, em 1276, quando a Finlândia ainda fazia parte do Império Sueco. No século XIX, sob o domínio do Império Russo, ela foi movida para Helsinque e nomeada Universidade Imperial Alexander. Só no começo do século XX se tornou oficialmente a Universidade de Helsinque. Atualmente, a instituição conta com onze faculdades, cerca de 40 mil alunos e diversos centros de pesquisa e bibliotecas, como a Biblioteca Nacional da Finlândia.
Intercâmbio com a UDI
E aí, em qual dessas cidades de La Casa de Papel você vai querer fazer o seu intercâmbio? Conta para a gente nos comentários! Se já quiser começar a se preparar para conquistar essa oportunidade internacional, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.