A segurança é um critério básico para escolher os melhores destinos de intercâmbio! Seja para estudar, trabalhar ou até mesmo passear, um país seguro oferece melhores experiências. 

Por isso mesmo, se você está planejando um intercâmbio, preparamos esse artigo para você conhecer tudo sobre a segurança na Austrália. Esse país da Oceania é um dos destinos preferidos de estudantes, trabalhadores e turistas. 

Além de ser conhecido pelas belas praias e pelos cangurus, essa nação é bastante famosa entre os estudantes internacionais. Segundo os dados mais recentes do governo australiano, em outubro de 2022, mais de 370 mil alunos estrangeiros estavam no país.

Portanto, vamos saber se a Austrália é segura, quais são as cidades com melhores indicadores de segurança e como se organizar para essa viagem dos sonhos. 

A Austrália é segura para fazer intercâmbio? 

Podemos dizer que a Austrália é bastante segura para os intercambistas. A resposta é baseada na taxa de criminalidade na Austrália.

Os números do Global Peace Index, um ranking anual para avaliar quais são os países mais seguros do mundo, conduzido pelo Institute for Economics and Peace, indicam um resultado bastante positivo.

A Austrália ficou em 13º lugar entre 163 países no ano de 2020. Ou seja, está dentro dos 10% mais seguros de todo o planeta. Além desse relatório, um estudo feito pelo The Sydney Morning Herald (um dos principais jornais australianos) também registrou que as taxas de criminalidade da Austrália estão caindo expressivamente desde 2001. 

Essa diminuição das taxas de criminalidade na Austrália são justificadas por diversos fatores, dentre eles a redução no abuso de álcool entre os jovens (em resposta ao aumento dos preços) e a queda na dependência de drogas. 

Portanto, a Austrália é, em geral, um país muito seguro para viajantes e também para os moradores locais. E a tendência é que essa nação da Oceania continue apresentando bons indicadores de segurança, já que o governo australiano tem mantido políticas públicas para manter os nativos e os estrangeiros seguros. 

Quais são as cidades mais seguras da Austrália? 

Como vimos, a Austrália é bastante segura: o país, como um todo, é considerado seguro para viajantes e moradores. O país costuma ser considerado um destino de baixo risco para todos os tipos de viajantes, até mesmo para mulheres e estudantes. 

Porém, por conta de seu tamanho geográfico, as taxas de criminalidade e os riscos de segurança também podem variar dependendo de onde você vai viver na Austrália. 

Por isso, separamos as cidades mais seguras da Austrália, com base no Safe Cities Index, um estudo anual que avalia segurança pessoal, digital e ambiental,  infraestrutura e saúde.

Dentro de cada pilar, são avaliadas leis, políticas públicas, qualidade da força de segurança, além de outros dados como poluição do ar e taxas de criminalidade. Os dados a seguir são referentes a quarta edição do relatório, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU) para avaliar a segurança dos 60 maiores centros urbanos do mundo.

(Sydney/Julia Sakelli/Pexels)


1. Sydney 

Em primeiro lugar, está Sydney, a capital do estado de Nova Gales do Sul e uma das maiores cidades da Austrália. Também é a mais antiga cidade do país e conta com alta segurança, cultura e comunidades amigáveis.

É considerada a quinta cidade mais segura do mundo e a mais segura da Austrália. Sydney é uma grande metrópole, com uma população de mais de 5 milhões de pessoas, e mesmo assim, o crime, em geral, foi considerado baixo em março de 2022 pelo Bureau of Crime Statistics and Research.

Dentre os critérios do Safe Cities Index, Sydney se saiu particularmente bem em infraestrutura (84.5) e segurança digital (83.2). 

Algumas políticas públicas  para manter a cidade segura chamam a atenção. Uma delas é o limite de velocidade que fica em 40 km/h para manter motoristas, ciclistas e pedestres seguros. Existem também programas e iniciativas para minimizar o abuso de álcool e drogas.

LEIA TAMBÉM: Universidade de Sydney: uma das mais importantes da Austrália

(Melbourne/Felix Haumann/Pexels)


2. Melbourne 

Melbourne é considerada a segunda maior e a segunda das cidades mais seguras da Austrália. É a capital do estado de Vitória e a segunda mais populosa do país. A população de Melbourne já estava em 5 milhões de habitantes em 2021!

A cidade é considerada a capital da cultura na Austrália, com vários museus, bares e muitos festivais. Para curtir todos esses eventos e tudo que a cidade proporciona (bem como as bolsas de estudos da Universidade de Melbourne), é importante estar em segurança! 

A taxa de criminalidade em Melbourne tem diminuído consideravelmente: em dezembro de 2021, os números de crimes caíram 13,2%. O que reforça que a cidade segue sendo um excelente destino! 

Dentre os critérios do Safe Cities Index, Melbourne se destacou em infraestrutura (84) e saúde (81.9). 

Outros destinos seguros na Austrália

Como os maiores centros urbanos da Austrália, Sydney e Melbourne são as duas cidades avaliadas pelo relatório Safe Cities Index. Mas, além desses dois destinos, a Austrália tem outras opções muito interessantes e que têm números positivos de qualidade de vida e segurança. Vamos conhecer mais sobre eles!

1. Brisbane

Brisbane é a terceira maior e mais populosa cidade da Austrália. São mais de 2,4 milhões de habitantes! Por isso, é um dos grandes centros urbanos australianos.

Semelhante a Sydney e Melbourne, Brisbane é uma das cidades de alta qualidade de vida para os moradores e, por isso mesmo, sua área metropolitana é composta principalmente por estrangeiros.

A cidade pode não ser tão movimentada quanto Sydney e Melbourne, mas é um ambiente legal, com uma economia em expansão e medidas de segurança adequadas.

Quanto à segurança, é importante reforçar que a taxa de criminalidade também é baixa. Os dados mais recentes mostraram que, no geral, a segurança melhorou em 31% e os roubos diminuíram em 4%. 

2. Perth

Mais uma excelente opção para quem curte cidades grandes! Perth é a quarta maior (e a 4.ª mais populosa) cidade da Austrália, com uma população de 2,1 milhões. É conhecida por seu clima agradável, mas também pela qualidade de vida. 

Perth tem sido reconhecida internacionalmente e tem sido constantemente listada como uma das dez cidades mais propícias para morar em todo o mundo desde 2004.

Além disso, o cenário econômico e a segurança são ótimos fatores por lá. Essa é uma capital moderna e vibrante e tem crescido rapidamente. 

A proximidade de Perth com a Ásia abre um grande potencial para investidores em energia, mineração, turismo e hotelaria, educação, agricultura e alimentação. Portanto, esse pode ser o destino ideal para quem busca uma oportunidade de emprego na Austrália. 

3. Adelaide

Adelaide é a quinta cidade mais populosa da Austrália: são mais de 1,7 milhão de moradores. Ela é conhecida por seus eventos culturais e esportivos, boa comida e vinho de renome internacional!

Mas, além desses aspectos, ela também é considerada uma das cidades mais seguras da Austrália. A taxa de criminalidade está abaixo da média do país. Os números indicam uma média de 2 mil crimes para cada 100 mil habitantes.

4. Canberra

Essa é a maior cidade do interior da Austrália e fica situada nas altas montanhas da Austrália.  A população é de cerca de 400 mil pessoas, mas a sensação é de uma comunidade unida e agradável. Por isso mesmo, a cidade é uma das mais seguras da Austrália. 

As taxas de criminalidade em Canberra são consideradas baixas, já que a cidade fica 17% abaixo da média nacional. Portanto, se a Austrália como um todo é considerada segura, Canberra é ainda mais! 

5. Wellington

Mais uma dica de destino na Austrália e dessa vez, especial para quem gosta de cidades menores, longe da agitação das grandes metrópoles. 

Wellington é uma pequena cidade, que fica localizada a mais de 300 quilômetros de Sydney e é uma das cidades mais tranquilas da Austrália. 

Wellington é classificada regularmente como uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo de acordo com o Global Liveability Index, liderando a lista em 2021. É segura, amigável e um ótimo lugar para se viver! Também é um ótimo destino para quem quer escapar das grandes cidades: por lá são cerca de 5 mil habitantes. 

Além da segurança, a cidade é famosa pelas cavernas, lagos e jardins e, por isso, é perfeita para exploradores e aventureiros.