Se você sonha em estudar na Europa, provavelmente já deve ter pensado em escolher uma universidade nas grandes capitais do continente. Londres, Paris, Roma, Amsterdã, Madrid, Lisboa... De fato, todos esses lugares são realmente incríveis! Mas no texto de hoje vamos te mostrar as melhores cidades universitárias da Europa que você provavelmente ainda não conhece ou nunca se imaginou estudando.
11 cidades pouco conhecidas para visitar no Velho Continente
Infográfico: Custo de vida na Europa
Em comum, todas as cidades dessa lista são mais baratas do que essas grandes capitais, mas não deixam de oferecer ótimas universidades e qualidade de vida. Ficou curioso(a) para conhecê-las? Então vamos lá!
7 melhores cidades universitárias da Europa
Estrasburgo, França
Paris tem sua fama e não é a toa... Mas se você tirar os olhos da Cidade Luz, acabará encontrando uma opção encantadora bem pertinho da fronteira da França com a Alemanha, na região da Alsácia-Lorraine: Estrasburgo!
Como não podia deixar de ser, Estrasburgo é uma cidade com bastante influência alemã, representando um cruzamento perfeito de culturas, e esse é um motivo crucial pra ela estar abrindo nossa lista de melhores cidades universitárias da Europa.
Dividida pelo rio Reno e toda cortada por canais dignos de filme, Estrasburgo é uma cidade tranquila, mas não apenas isso. Além de ser uma das 10 maiores cidades da França, é também um centro político poderoso, funcionando como a sede do Parlamento Europeu. Também tem uma cena social movimentada, oferecendo diversas opções culturais para os estudantes da cidade, grande parte deles matriculado na Universidade de Estrasburgo. Aliás, 1 em cada 5 alunos dessa instituição é estrangeiro.
Siena, Itália
Quando pensamos em estudar na Itália, logicamente Florença, Roma e Milão são os primeiros lugares que surgem como opção. No entanto, Siena, uma pequena cidade com menos de 75 mil habitantes, também pode ser um ótimo destino, afinal estamos falando de uma cidade que é uma verdadeira potência gastronômica, arquitetônica e artística.
Siena é um patrimônio mundial da UNESCO, com ruas estreitas e sinuosas e a grandiosa Piazza del Campo no coração da cidade. Situada na famosa região toscana da Itália, é especialmente popular para estudantes que buscam viver uma experiência imersiva da língua italiana em uma cidade antiga.
A principal instituição de ensino superior da cidade é a Universidade de Siena, uma das mais antigas da Itália. Só pra você ter uma ideia da importância dessa universidade na região, quase metade da população de Siena é composta por seus estudantes.
Edimburgo, Escócia
O Castelo de Edimburgo tem vista para esta cidade acolhedora, conhecida por sua atmosfera amigável e infinitas maravilhas históricas. Edimburgo é a 14ª maior cidade do Reino Unido, mas ainda mantêm um clima de cidade pequena que atrai diversos estudantes do mundo inteiro, principalmente para a Universidade de Edimburgo.
Se você nunca ouviu falar, a Universidade de Edimburgo é uma das melhores instituições de ensino de todo o mundo. Para ser mais preciso, de acordo com o QS World University Rankings 2021, é a 5ª melhor universidade do Reino Unido e 20ª do planeta. Nada mal né?
Leuven, Bélgica
Leuven é uma cidade localizada a poucos minutos de Bruxelas, e bastante conhecida pela forte presença estudantil em seu cotidiano. Na verdade, muitos estudantes preferem viver em Leuven, por ser mais barata que a capital e também pela sua atmosfera animada.
E claro, por lá também não faltam universidades de ótima qualidade. A mais importante delas é a Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), que possui dois campi na cidade e ostenta os títulos de maior universidade da Bélgica e universidade católica mais antiga do mundo.
Ljubljana, Eslovênia
Liubliana é a primeira capital da nossa lista, mas na verdade é uma cidade tão pequena e pitoresca, que nem parece uma capital. Mas o que não falta por lá são estudantes universitários, umas vez que Ljubljana é uma das poucas cidades da Eslovênia com oferta de universidades.
Com cerca de 39 mil alunos, a Universisdade de Ljubljana é a principal da cidade e também uma das duas únicas da Eslovênia a aparecer no ranking de melhores universidades do mundo da QS.
Valência, Espanha
Se você sempre quis experimentar a vida estudantil na Espanha, mas acha Barcelona e Madrid muito caras, experimente Valência, a terceira maior cidade do país e o berço da paella. Esta bela cidade irá conquistá-lo com sua originalidade, gastronomia e arquitetura, além da posição estratégica que permite viajar por toda a Espanha com bastante facilidade.
A Universidade de Valência é a mais importante da cidade, tendo um especial destaque entre estudantes de Arte e Música, já que conta com um dos melhores programas da Europa nessas áreas.
Cracóvia, Polônia
A Polônia é um famoso destino estudantil por oferecer uma ótima mistura de acomodação e alimentação baratas, muitos estudantes internacionais, universidades de alta qualidade, ampla variedade de opções de cursos e pessoas amigáveis com boas habilidades no inglês. E a Cracóvia, nossa última parada nessa lista de melhores cidades universitárias da Europa, definitivamente corresponde a todas essas expectativas!
Além disso, a cidade está repleta de parques, bares e eventos organizados para estudantes, o que a torna um lugar perfeito para ir se você deseja experimentar a vida por conta própria em um país estrangeiro.
A cidade conta com várias opções de universidades, mas a mais notável delas é a Universidade Jaguelônica, a segunda mais antiga da Polônia e de toda a Europa Central.
Universidade do Intercâmbio
E aí, qual dessas cidades universitárias da Europa mais te encantou? Seja qual for sua resposta, que tal então se preparar para conquistar uma oportunidade dos sonhos em qualquer uma delas? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil! Se você por aprovado(a), iremos entrar em contato o mais rápido possível.