Algumas cidades são extremamente conhecidas pelas instituições de ensino que elas abrigam. É o caso das inglesas Cambridge e Oxford. Mas você já pensou em quais são as melhores cidades universitárias do mundo? Neste texto você vai descobrir quais são os lugares mais interessantes para quem quer estudar!
Quais são as melhores cidades universitárias do mundo?
O Instituto Quacquarelli Symonds já é conhecido de quem acompanha as melhores universidades do mundo. O que pouca gente sabe é que a QS faz várias listas muito úteis para quem quer estudar fora. Uma delas é a QS Best Student Cities, que avalia as melhores cidades universitárias do planeta.
A versão mais recente da lista traz 115 cidades espalhadas por todo o mundo. Elas são avaliadas conforme a quantidade de universidades entre as melhores do mundo, características da população estudantil, o quanto elas são desejadas como destino de estudos, custo de vida, taxas de empregabilidade e a visão dos estudantes sobre elas.
Mas para concorrer a uma vaga na lista de Melhores Cidades Universitárias da QS é preciso seguir uma série de critérios. Por exemplo, nenhum lugar com menos de 250 mil habitantes pode concorrer. Além disso, a cidade precisa ser a sede de ao menos duas universidades listadas na QS World University Ranking.
Esses critérios fazem com que algumas cidades importantes não possam concorrer. É o caso de Cambridge e Oxford, por exemplo, que abrigam, cada uma, uma das melhores universidades do mundo, mas tem menos de 250 mil habitantes.
Atualmente, a QS estima que 164 cidades possam concorrer na categoria de melhor para os universitários, sendo 115 classificadas. O continente com melhor desempenho foi a Europa, com 47 nomes na lista. A América teve 25 cidades listadas, sendo 7 na América Latina. A Ásia se classificou com 24 cidades, a Oceania com 9 e a África com 3.
A Europa também se destacou entre as 10 melhores, com 5 aparições. Dessas, três cidades estão no TOP 5. A América do Norte, a Oceania e a Ásia também conseguiram vagas entre as primeiras colocadas. A lista ficou assim:
1. Londres, Inglaterra
Colocação no Best Student Cities: 1.º lugar
A capital do Reino Unido está entre as melhores cidades universitárias do mundo desde que o ranking Best Students Cities foi criado, em 2017. Londres estreou em terceira posição, mas, já em 2018, a cidade assumiu a dianteira, onde permanece até hoje.
Um dos principais destaques de Londres é o fato de a cidade ser uma espécie de hub acadêmico. Ela reúne mais universidades que qualquer outra cidade do Reino Unido. Além disso, 18 dessas instituições de ensino superior aparecem no QS World University Ranking.
Ainda que não seja uma cidade muito barata, Londres tem diversas vantagens. Por ser a capital da Inglaterra, Londres reúne uma comunidade internacional intensa, uma cultura pulsante e uma vida noturna animada. Lá também pode ser um ótimo lugar para começar a sua carreira, já que é cheia de indústrias importantes.
Principais universidades de Londres:
- Imperial College London;
- UCL;
- King’s College London;
- London School of Economic and Political Science (LSE);
- Queen Maty, University of London.
2. Munique, Alemanha
Colocação no Best Student Cities: 2.º lugar
A cidade de Munique pode não ser o primeiro lugar que passa pela cabeça quando se pensa em grandes cidades universitárias. Ainda assim, essa importante metrópole alemã sempre esteve entre as 10 primeiras colocadas da lista da QS.
Em 2022, Munique atingiu a sua melhor colocação até agora, ganhando a medalha de prata entre as cidades universitárias avaliadas. A melhora na classificação se deve, em grade parte, ao aumento do desejo dos estudantes em irem para lá.
E por que Munique é tão cobiçada? Porque a cidade reúne várias características vantajosas. Para começar, lá é um dos principais centros de emprego da Alemanha, Soma-se a isso o custo de vida acessível da cidade e as tarifas baixas cobradas pela educação e temos um destino praticamente perfeito!
Principais universidades de Munique:
- Universidade Técnica de Munique;
- Universidade Ludwig-Maximilians.
Você pode conhecer essas e outras das melhores universidades alemãs clicando aqui.
3. Seul, Coreia do Sul
Colocação no Best Student Cities: 3.º lugar
A Coreia do Sul tem se tornado um destino cada vez mais popular entre os intercambistas. Parte do sucesso se deve à popularização da cultura coreana, mas o que torna a Coreia realmente atrativa é a qualidade da sua educação.
Além de estar entre os países com melhor educação básica do mundo, a Coreia do Sul também tem uma excelente reputação quando o assunto é ensino superior. Esse é um dos motivos de a capital do país estar sempre entre as melhores cidades universitárias do mundo.
Seul tem um bom desempenho em todas as categorias avaliadas no QS Best Students Cities. Porém, não dá para deixar de notar que a cidade tem 21 instituições listadas entre as melhores universidades do mundo do QS World University Ranking.
Principais universidades de Seul:
- Universidade Nacional de Seul;
- Universidade da Coreia;
- Universidade Yonsei;
- Universidade Sungkyunkwan;
- Universidade Hanyang.
LEIA TAMBÉM — TESTE: Mergulhe no mundo do k-pop e indicaremos uma universidade da Coreia do Sul
4. Tóquio, Japão
Colocação no Best Student Cities: 3.º lugar
O Japão também é um país cheio de vantagens para quem quer estudar fora. Além da qualidade indiscutível das universidades, você ainda pode aproveitar uma cultura extremamente rica. Todas essas possibilidades só se intensificam se você escolher estudar em Tóquio.
A capital do Japão é a maior cidade do mundo se considerarmos sua região metropolitana. No total, são mais de 37 milhões de pessoas vivendo por lá. Por isso, a proporção de estudantes de Tóquio não é tão alta quanto em outras cidades universitárias.
Mas isso não quer dizer que as instituições de ensino superior não representem um aspecto importante da cidade. Na verdade, a capital japonesa reúne 12 das melhores universidades do mundo listadas pela QS!
Principais universidades de Tóquio:
- Universidade de Tóquio;
- Instituto de Tecnologia de Tóquio;
- Universidade Keio;
- Universidade Waseda;
- Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio.
5. Berlim, Alemanha
Colocação no Best Student Cities: 5.º lugar
A Alemanha tem se provado um dos melhores destinos do mundo para quem busca educação de qualidade. Além de ter um alto nível de ensino, as universidades alemãs são, em sua maioria gratuitas ou cobram taxas muito acessíveis de seus estudantes, incluindo os alunos internacionais.
LEIA TAMBÉM — 7 países para estudar de graça ou pagando pouco
Não é à toa que a Alemanha tem duas cidades entre as 5 melhores do mundo para quem busca educação superior. E nem precisa saber alemão para estudar por lá. Na verdade, uma das razões que tornam Berlim uma queridinha dos estudantes é sua ampla gama de cursos oferecidos em inglês.
Além disso, por ser a capital da maior economia da Europa, Berlim é um ótimo lugar para quem quer começar a vida profissional. Mesmo não tendo tantas faculdades como Londres, por exemplo, Berlim conta com três instituições entre as melhores do mundo da QS World Universities Ranking.
Principais universidades de Berlim:
- Universidade Livre de Berlim;
- Universidade Humboldt de Berlim;
- Universidade Técnica de Berlim.
6. Melbourne, Austrália
Colocação no Best Student Cities: 6.º lugar
A Austrália é um país conhecido por sua grande receptividade. Por isso não é de se estranhar que o país esteja representado nesta lista. Melbourne é uma cidade litorânea no sudoeste da Austrália. O lugar é um queridinho entre os estudantes internacionais, abrigando 94 mil alunos estrangeiros.
LEIA TAMBÉM — Faculdade na Austrália: como estudar por lá
Melbourne também é um bom lugar para imigrantes começarem sua vida profissional. Para se ter uma ideia, 40% da população local não nasceu na Austrália. Além disso, a cidade é uma metrópole, cheia de oportunidades de trabalho.
Mas se o que você busca é um lugar para estudar e também se divertir, Melbourne também é uma opção excelente. Lá você pode se deliciar com maravilhosos pratos típicos australianos, aproveitar dias ensolarados nas praias e conhecer a vida noturna agitada do lugar.
O custo de vida por lá é um pouco salgado. Por outro lado, Melbourne tem um bom transporte público e qualidade de vida excelente. Sem contar as sete instituições locais que estão entre as melhores do mundo.
Principais universidades de Melbourne:
- Universidade de Melbourne;
- Universidade Monash;
- Instituto Real de Tecnologia de Melbourne;
- Universidade Deakin;
- Universidade Tecnológica de Swinburne.
7. Zurique, Suíça
Colocação no Best Student Cities: 7.º lugar
A Suíça é um país muito associado à riqueza. Afinal de contas, toda a qualidade de vida que se tem por lá vem associada a um preço elevado para se sustentar no país. Por isso mesmo, é difícil pensar em Zurique como um destino para estudantes. Mas Zurique, a capital nacional, pode te surpreender.
É verdade que o custo de vida por lá é elevado. Segundo o Expatistan, a Suíça é o terceiro país mais caro do mundo e Zurique, por sua vez, é a cidade mais cara do país. Ainda assim, o preço pago em alimentação e moradia pode ser balanceado pelo valor das taxas universitárias.
Ao contrário de lugares como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, os valores cobrados pelas universidades suíças são muito mais acessíveis. A qualidade também é garantida, já que a cidade tem instituições que constam na QS World University Ranking.
Principais universidades de Zurique:
- ETH Zurique;
- Universidade de Zurique (UZH).
8. Sydney, Austrália
Colocação no Best Student Cities: 8.º lugar
Sydney é a segunda cidade australiana a entrar na lista das melhores para os universitários. O bom resultado vem graças ao grande interesse dos alunos em estudarem lá. Afinal, quem não quer aproveitar a diversidade, as altas taxas de qualidade de vida e de emprego que Sydney pode oferecer?
De todos os pontos avaliados pelo Best Student Cities, o único que Sydney não teve um bom desempenho foi em acessibilidade. Isso porque a cidade tem um custo de vida elevado e as taxas universitárias também são expressivas.
LEIA TAMBÉM — 11 bolsas de estudo na Austrália
Por outro lado, a cidade mais conhecida da Austrália é um polo financeiro, então você pode conseguir um emprego para te ajudar a pagar seus estudos enquanto estiver por lá. Enquanto você estuda em uma das cinco instituições locais listadas entre as melhores do mundo, ainda pode aproveitar para conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos do país.
Principais universidades de Sydney:
- Universidade de Sydney;
- Universidade de Nova Gales do Sul;
- Universidade Tecnológica de Sydney;
- Universidade Macquarie;
- Universidade de Sydney Ocidental.
9. Boston, Estados Unidos
Colocação no Best Student Cities: 9.º lugar
Nova York é o sonho de consumo da maioria dos estudantes que querem ir para os Estados Unidos. A Big Apple também ficou bem classificada, em 16.º lugar no Best Student Cities, mas não conseguiu superar Boston.
Esta cidade no estado de Massachusetts é a segunda mais desejada pelos alunos e um dos principais centros acadêmicos dos Estados Unidos. E esse título não é sem razão. Afinal de contas, duas das melhores universidades do mundo ficam na região metropolitana de Boston: o MIT e a Universidade Harvard.
LEIA TAMBÉM — MIT vs. Harvard: qual é a melhor?
Além dessas duas gigantes universidades, Boston também é o lar de outras seis instituições listadas pelo QS World University Ranking. Isso somado às boas oportunidades de carreira e as muitas bolsas disponíveis nas universidades locais, fazem de Boston a melhor opção nos EUA.
Principais universidades de Boston:
- MIT;
- Universidade Harvard;
- Universidade de Boston;
- Universidade Tufts;
- Universidade Northwestern.
10. Montreal, Canadá
Colocação no Best Student Cities: 9.º lugar
O Canadá é um país queridinho dos brasileiros que querem fazer intercâmbio. E se você quer um lugar cheio de culturas interessantes para conhecer, Montreal é o lugar certo. A cidade já foi até apelidada de “capital cultural do Canadá”.
A maior cidade de Quebec tem uma capacidade muito interessante de misturar o moderno e o antigo. Ao mesmo tempo que o lugar está cheio de prédios históricos, ele é um polo para a indústria de videogames, animações e efeitos especiais no cinema.
Além disso, a província de Quebec é um lugar bastante aberto para estrangeiros. Existe até um incentivo para que os brasileiros migrem para lá. Então, começar a sua vida no Canadá estudando em uma das três universidades de Montreal listadas entre as melhores do mundo pode ser uma boa ideia!
Principais universidades de Montreal:
- Universidade McGill;
- Universidade de Montreal;
- Universidade de Concórdia.
11. Paris, França
Colocação no Best Student Cities: 9.º lugar
Existe lugar mais conhecido por sua tradição acadêmica do que Paris? A cidade é o lar de uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo, a Universidade de Paris. Além disso, a capital francesa já foi o lar de importantes filósofos, teóricos, cientistas, políticos, matemáticos etc.
Também não se pode ignorar a relevância cultural de Paris. A cidade é a sede do museu mais visitado do mundo, o Louvre. Ir para Paris significa ter acesso a importantes centros culturais, uma das culinárias mais famosas do mundo e uma vida noturna agitada.
Mas a cidade também não deixa de lado aspectos mais práticos da vida adulta. A capital francesa é um importante centro de oportunidades profissionais. Além disso, 10 das melhores universidades do mundo ficam lá.
Principais universidades de Paris:
- Universidade PSL;
- Instituto Politécnico de Paris;
- Universidade Sorbonne;
- Universidade Paris-Saclay;
- Escola Paristech.
Menções honrosas
Com duas cidades empatadas em terceiro lugar e três em nono, sobram duas vagas no TOP 10, concorda? O ranking QS Best Students Cities pula os números seguintes em caso de empate, mas, caso seguisse a ordem convencional, outras duas cidades estariam entre as melhores:
Edimburgo, Escócia
Colocação no Best Student Cities: 12.º lugar
A capital da Escócia certamente não é tão famosa quanto Londres, Oxford ou Cambridge quando pensamos em cidades universitárias do Reino Unido. Porém, isso não significa que Edimburgo não seja um lugar incrível para estudantes.
A cidade teve um excelente desempenho em todos os indicadores do Best Student Cities. O único ponto que pode ser considerado negativo é a acessibilidade. Apesar de ser mais barata do que cidades como Londres e Oxford, Edimburgo tem um custo de vida elevado e cobra anuidades mais caras dos estudantes internacionais.
Já quanto aos pontos positivos, quem escolher ir para a capital da Escócia vai ter acesso a vários festivais culturais, boas perspectivas de emprego e, claro, ótimas universidades. Ao todo, Edimburgo tem três das mil melhores universidades do mundo.
Principais universidades de Edimburgo:
- Universidade de Edimburgo;
- Universidade Heriot-Watt;
- Universidade Napier de Edimburgo.
Toronto, Canadá
Colocação no Best Student Cities: 13.º lugar
Toronto é o lar da melhor universidade canadense que também leva o nome da cidade. Além dela, outras duas instituições de ensino superior locais figuram na lista da QS. Mas a qualidade do ensino não é a única coisa que atrai os estudantes para Toronto.
Na perspectiva dos alunos que vivem em Toronto, a cidade é um bom lugar para quem busca diversidade. Ela também oferece uma ampla gama de atividades extra-classe, uma comunidade inclusiva e muitas oportunidades de trabalho.
Principais universidades de Toronto:
- Universidade de Toronto;
- Universidade York;
- Universidade Ryerson.
7 cidades universitárias que você nunca ouviu falar
A lista QS Best Student Cities traz cidades bem conhecidas entre os primeiros lugares. Mas além desses, na lista também figuram algumas cidades universitárias inusitadas. Algumas delas você talvez nunca nem tenha ouvido falar, mas todas elas valem a pena!
1. Gotemburgo, Suécia
Colocação no Best Student Cities: 51.º lugar
A segunda maior cidade da Suécia aparece na 55.ª posição na lista das melhores cidades universitárias do mundo. Gotemburgo conta com uma grande comunidade estudantil devido a sua ampla oferta de universidades. É o destino ideal para quem procura um lugar cheio de história, natureza e tranquilidade, mas sem ficar longe das facilidades de viver em uma cidade grande.
Há muita cultura para explorar e a cidade abriga alguns dos maiores eventos anuais da Escandinávia, incluindo o Festival de Cinema de Gotemburgo e a Feira do Livro de Gotemburgo. Infelizmente, como em muitas cidades nórdicas, a vida estudantil por lá não é das mais baratas, embora seja bem mais acessível que a capital Estocolmo.
Principais universidades de Gotemburgo:
- Universidade de Tecnologia Chalmers;
- Universidade de Gotemburgo.
2. Hsinchu, Taiwan
Colocação no Best Student Cities: 72.º lugar
A cidade do vento, como é conhecida, é uma ótima opção para quem quer estudar em um dos países mais prósperos da Ásia. Lá, diferente da capital Taipei, você vai ter uma vida estudantil longe da correria de uma grande cidade.
Hsinchu é conhecida internacionalmente pela alta qualidade de vida e pela inovação tecnológica. Não à toa conta com o Parque de Ciência e Indústria de Hsinchu, popularmente apelidado de "Vale do Silício do Oriente". Esse espírito inovador também se reflete nas suas instituições de ensino que atraem estudantes do mundo inteiro.
Principais universidades de Hsinchu:
- Universidade Nacional Tsing Hua;
- Universidade Nacional Chiao Tung.
3. Daejeon, Coreia do Sul
Colocação no Best Student Cities: 78.º lugar
Daejeon é reconhecida como um centro de pesquisa científica de grande destaque. A cidade figura entre as principais da Ásia nos quesitos inovação e tecnologia. Por lá você encontrará o Expo Park, um parque científico construído para a Expo 93.
Daejeon também é conhecida pela sua proximidade com o distrito de Daedeok, considerado o "cérebro" da Coreia do Sul. O lugar abriga uma série de grandes empresas, centros de pesquisa avançada e órgãos públicos, sendo um forte centro de recrutamento de profissionais graduados.
Principais universidades de Daejeon:
- KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia);
- Chungnam National University.
4. Gold Coast - Austrália
Colocação no Best Student Cities: 89.º lugar
Gold Coast é famosa internacionalmente pelas suas belas praias. Mas o que pouca gente sabe é que a cidade também ter uma vida estudantil bem agitada, com boas universidades e estudantes vindos de várias partes do mundo.
Lá pode até não ser uma das primeiras cidades que vêm a nossa mente quando o assunto é fazer faculdade na Austrália, mas se você deseja estudar sem deixar de lado um pouco de diversão, esse pode ser o seu destino no país. Além das praias, há muitos outros lugares fascinantes aguardando para serem explorados, como cachoeiras, florestas tropicais, montanhas e parques nacionais.
Principais universidades de Gold Coast:
- Griffith University;
- Bond University.
5. Tomsk, Rússia
Colocação no Best Student Cities: 85.º lugar
Tomsk é uma das cidades mais antigas da Sibéria. Por conta dos seus invernos longos e rigorosos, Tomsk é um ótimo destino para quem gosta de esportes de inverno, como esqui e snowboard.
Ainda que não seja muito conhecida, ela sai na frente quando o assunto é custo-benefício, já que tem taxas universitárias baixas e um custo de vida acessível. Por isso, hoje, ela é uma das cidades estudantis mais populosas da Rússia, com 6 universidades públicas.
Principais universidades de Tomsk:
- Universidade Estatal de Tomsk;
- Universidade Politécnica de Tomsk;
- Universidade Siberiana Estatal de Medicina.
6. Brno, República Tcheca
Colocação no Best Student Cities: 77.º lugar
Brno (se pronuncia 'Bir-no') é a segunda maior cidade da República Tcheca. Embora seja uma cidade moderna, Brno preservou muitas de suas tradições e possui uma animada estrutura cultural. Ela é cheia de mitos e lendas locais que dão uma áurea ainda mais misteriosa para suas fortalezas medievais.
Além de sua arquitetura e cultura, Brno também é um importante centro educacional que abriga algumas das universidades tchecas mais bem classificadas internacionalmente. Ao todo, duas das universidades locais entraram para o QS World University Ranking.
Principais universidades de Brno:
- Universidade Masaryk;
- Universidade Técnica de Brno;
- Universidade Mendel.
7. Monterrey, México
Colocação no Best Student Cities: 97.º lugar
Monterrey, conhecida como "a cidade das montanhas", fica no nordeste do México. A cidade tem uma ótima localização perto da cordilheira da Sierra Madre Oriental. Ela se destaca por ser um centro comercial, industrial, educacional e de transporte do norte do México.
Unindo modernidade com muita história e cultura tradicional, Monterrey é considerada a cidade mais "americanizada" e desenvolvida do país. Lá é possível encontrar um custo de vida mais baixo que a Cidade do México, além de ter bons índices de empregabilidade.
Principais universidades de Monterrey:
- Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM);
- Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL);
- Universidade de Monterrey (UDEM).
Como estudar fora do Brasil?
Já pensou em estudar em uma dessas cidades universitárias? Estudar no exterior não só é uma experiência incrível como é bem mais fácil do que se imagina! E não tem oportunidade só para quem quer fazer graduação, não! Dá para fazer graduação, pós-graduação, estágio, especializações, cursos curtos e até cursos de idiomas! Venha conhecer as melhores no nosso Guia Definitivo do Intercâmbio. Faça o download gratuito aqui.
*Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2020) e Ana Resende Quadros (2022)