Muitas universidades ao redor do mundo contam com programas de bolsas tradicionais bastante concorridos. É o caso da Universidade de Oxford com o seu programa Clarendon Scholarships! Se você está de olho em um mestrado ou doutorado no Reino Unido, deve considerar essa como uma excelente opção.
Essas são bolsas de estudos para alunos de qualquer um dos programas de mestrado e doutorado da Universidade de Oxford. Anualmente, a verba destinada ao fundo que administra e distribui essa bolsa chega a cerca de 4,6 milhões de libras esterlinas!
Todos os anos, são cerca de 140 bolsas Clarendon Scholarship, inclusive para estudantes estrangeiros. Então, mesmo sendo um aluno internacional, você pode ser um bolsista em uma das universidades de maior prestígio do mundo!
As bolsas Clarendon são concedidas com base na excelência acadêmica e potencial. Para chegar aos selecionados, serão avaliadas todas as disciplinas de graduação e suas notas.
As bolsas desse programa cobrem integralmente as anuidades. E ainda ultrapassam os limites da universidade: os bolsistas recebem um valor generoso para as despesas de subsistência, como alimentação, estadia, transporte e todos os custos de vida. Por ser uma bolsa bastante completa e ter um renome muito expressivo, ela é bastante concorrida!
O programa Clarendon Scholarships beneficia estudantes de Oxford desde o ano de 2001, quando os primeiros bolsistas foram selecionados. No início, a proposta era de que apenas estrangeiros de fora da União Europeia poderiam ser selecionados. No entanto, em 2012, cidadãos britânicos e de países da UE passaram a ser considerados.
Desde então, já foram concedidas mais de 2 mil e 500 bolsas para estudantes que mostraram seu potencial e foram escolhidos bolsistas do Clarendon Scholarship. Apesar de serem muitas bolsas, o número de pessoas consideradas a todo ano é de cerca de 2.500, portanto, a concorrência é bastante alta!
O objetivo central do programa, por outro lado, se mantém o mesmo desde o seu início: auxiliar alunos de pós-graduação que indicam grande potencial e excelência acadêmica a continuarem seus estudos na universidade.
O que essa bolsa de estudo garante?
As cerca de 140 bolsas distribuídas todos os anos cobrem as taxas do curso e ainda oferecem um generoso auxílio de manutenção durante toda a duração dos estudos dos bolsistas escolhidos. Por isso, o bolsista vai ter todos os custos da pós-graduação cobertos, além de receber um valor para sua alimentação, moradia, transporte e demais gastos pessoais.
Não é à toa que, além de ser o programa de bolsas mais disputado de Oxford, o Clarendon Scholarships também é o maior em número. O auxílio não tem o valor exato divulgado, mas analisando os valores de edições anteriores do programa, temos o seguinte cenário:
- Programas de mestrado ou doutorado em período integral: pelo menos £15,009
- Programas de doutorado em período parcial: pelo menos £2,502
- Programas de mestrado em período parcial: pelo menos £5,003
Portanto, ter esses custos totalmente garantidos para estudar em uma das melhores universidades do mundo é uma oportunidade única! O QS World University Ranking de 2022 indica que Oxford é, na realidade, a segunda melhor instituição de ensino em todo o planeta!
Qual é o perfil dos candidatos aprovados para ser um bolsista em Oxford?
Não há cotas por nacionalidade ou nível de graduação. Inclusive, o programa de bolsas incentiva que todos os interessados sejam considerados, independentemente do estudo ser em período parcial ou total.
Porém, analisando o quadro geral, podemos dizer que a maior parte dos estudantes selecionados atendem a algum programa de doutorado, especialmente na categoria DPhil (Doctor of Philosophy).
Os programas a nível de mestrado também contam com estudantes selecionados para o programa. Aqui, as categorias que mais contam com bolsistas do Clarendon Scholarships são: MPhil (Master of Philosophy); BPhil (Bachelor of Philosophy); MSc (Master of Science); MSt (Master of Studies); MBA (Master of Business Administration); MFE (Master in Financial Economics).
O processo seletivo do Clarendon Scholarships faz questão de escolher candidatos que representem o maior número possível de áreas de estudos. Assim, tanto faz se você é de humanas, exatas ou biológicas: você será considerado para a bolsa, basta que aplique para estudar sua pós-graduação em Oxford e seja aprovado.
Dessa forma, a banca de seleção quer garantir uma maior diversidade de pessoas, áreas de estudos, nacionalidades e, consequentemente, fomentar grandes oportunidades de interação interdisciplinar entre os estudantes.
Por fim, outra característica que conta pontos no processo de escolha dos bolsistas, além do alto desempenho acadêmico prévio, é a capacidade de liderança. Isso porque os acadêmicos da instituição que recebem essa bolsa estão, cada vez mais, assumindo papéis de liderança e aplicando seus conhecimentos e habilidades para além dos muros da universidade.
É possível que alguns programas de estudo tenham algumas exigências em particular. Por isso, é fundamental conferir os critérios daquele que é do seu interesse. Mas, podemos destacar alguns pontos gerais que os bolsistas devem apresentar:
1. Excelente histórico acadêmico
Um excelente histórico acadêmico é essencial. A maioria dos acadêmicos bem-sucedidos geralmente tem pelo menos um diploma de honra de primeira classe ou equivalente. Também é necessário apresentar uma pontuação GPA de 3,7. Mas a Universidade de Oxford já destaca que a maioria dos estudantes bolsistas de Clarendon atingem até mesmo uma pontuação superior a essa.
No caso do doutorado, o candidato deve ter um excelente histórico acadêmico no nível de mestrado. Até mesmo, um resultado excepcional no mestrado pode compensar um desempenho moderado durante a graduação.
Outras evidências de alto desempenho acadêmico podem incluir notas individuais; comprovação de prêmios ou bolsas de estudo anteriores e publicações acadêmicas, se aplicável ao seu caso.
2. Futuro potencial e aptidão
A comissão avaliadora vai dar uma atenção especial ao potencial acadêmico de um candidato e à aptidão do curso de estudo proposto. Esse item será avaliado pela revisão de referências e propostas de pesquisa. A ideia é selecionar aquele estudante que possa contribuir mais para o campo de estudo.
3. Motivação do aluno
O estudante deve comprovar seu comprometimento com o curso proposto, além de ser analisado seu personal statement e cartas de recomendação. Portanto, lembre-se de que esse é um texto que você escreve para mostrar aos avaliadores do processo seletivo da faculdade quem você é, quais suas conquistas, suas contribuições e por que deve ser admitido naquela instituição.
O que ter em mente quando aplicar para ser um bolsista Clarendon?
Para facilitar o processo, nós separamos os principais pontos para ter em mente quando você está de olho em se tornar um bolsista Clarendon na Universidade de Oxford.
1. Não precisa aplicar de forma separada.
É que você será automaticamente considerado para ser um bolsista Clarendon, desde que se inscreva até dezembro ou janeiro. O deadline depende de qual é o seu curso escolhido.
2. As bolsas de estudo são fully-funded.
Isso significa que elas cobram todas as taxas do curso, bem como uma bolsa para despesas de subsistência durante o período dos estudos.
3. Não há restrições quanto à nacionalidade, residência ou área de estudo.
Todos os cursos de doutorado, além do mestrado em período integral e meio período são elegíveis.
4. Os bolsistas Clarendon são selecionados por seu notável mérito acadêmico e potencial.
5. As bolsas Clarendon são altamente competitivas.
São cerca de 140 bolsas (o número pode variar dependendo do ano, para mais ou para menos), enquanto são aproximadamente 2 mil e 500 inscritos para a pós-graduação em Oxford. Ou seja, podemos dizer que são cerca de 17 inscritos para cada vaga de bolsa!
Como funciona o processo de aplicação?
A cada ano, o processo de aplicação para o programa Clarendon Scholarships se estende entre os meses de dezembro ou janeiro (mês do início das aplicações para o curso de interesse na universidade) até abril (mês de envio do e-mail final de confirmação da bolsa).
Ao se aplicar para o curso em Oxford, o candidato já estará automaticamente concorrendo ao programa Clarendon Scholarships.
As candidaturas são avaliadas pelos respectivos departamentos da instituição. Os acadêmicos responsáveis por esses departamentos são designados para indicar os alunos aptos para receber a bolsa.
Depois disso, os pré-selecionados recebem um e-mail de confirmação e devem indicar seu interesse em obter o auxílio, desde que atendam todas as condições estabelecidas.
A organização afirma que os candidatos que não forem informados até junho devem deduzir que não foram aprovados. Isso porque os não aprovados não recebem nenhum e-mail, devido ao grande volume de candidaturas. Pode ainda acontecer de alguns reprovados serem chamados em caso de desistência, numa espécie de segunda chamada, mas isso é bastante raro.
Portanto, o calendário segue da seguinte maneira:
- Dezembro/janeiro: aplicação para o seu curso de pós-graduação de interesse;
- Fevereiro/março: as divisões acadêmicas da Universidade e o Departamento de Educação Continuada se reúnem para revisar as indicações de bolsas;
- Abril: os interessados são comunicados por e-mail, geralmente até o final do mês;
- Junho: prazo final para receber um e-mail indicando que foi selecionado para a bolsa.
Todo o processo acontece online. A recomendação da própria universidade é aplicar o mais cedo possível para ter tempo hábil de organizar seus documentos e no caso do aceite, emitir seu visto de estudante para estudar no Reino Unido.
Você deve acessar o site oficial de Oxford, onde vai conferir a listagem de cursos disponíveis. Ao selecionar aquele de seu interesse, você será direcionado para a página de critérios. Eles são, normalmente:
- Histórico escolar com suas notas;
- Seu currículo;
- Uma redação indicando sua história pessoal e motivação de estudos em Oxford;
- Referências e cartas de recomendação;
- Outros critérios a depender do curso, como dois textos de duas mil palavras ou outros requisitos.
E por lá mesmo, na página oficial do curso de interesse, você vai selecionar “Apply” e dar início ao processo de preencher seu cadastro, um formulário e enviar seus documentos.
Clarendon Scholarships já selecionou algum brasileiro?
Sim, brasileiros já foram selecionados bolsistas do programa Clarendon. No entanto, não se esqueça de que estamos falando de um programa bastante disputado e que atende pessoas de diversas nacionalidades. Então, com exceção de alguns países, não é comum encontrar vários representantes de uma mesma nação em uma mesma edição.
Confira abaixo o histórico do Brasil nas últimas edições do Clarendon Scholarships:
- 2021-2022: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Ciências da Engenharia;
- 2020-2021: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Partículas Físicas;
- 2019-2020: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Música;
- 2018-2019: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Medicina Clínica;
- 2017-2018: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Ciências Médicas
- 2016-2017: 2 brasileiros aprovados, sendo um no programa de doutorado em Oncologia e outro no programa de doutorado em Neurociências Clínicas;
- 2015-2016: 1 brasileiro aprovado no doutorado em Estatística;
- 2014-2015: 1 brasileiro aprovado no mestrado em Neurociência;
- 2013-2014: 2 brasileiros aprovados, sendo um no programa de doutorado em Física Teórica e outro no programa de mestrado em Estudos de Desenvolvimento;
- 2012-2013: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Línguas Medievais e Modernas;
- 2011-2012: não houve brasileiros selecionados;
- 2010-2011: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Línguas Medievais e Modernas;
- 2009-2010: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Línguas Medievais e Modernas;
- 2008-2009: não houve brasileiros selecionados.
Ser um bolsista do programa Clarendon Scholarships
Como vimos, esse é um programa de bolsas muito disputado. E a recomendação da Universidade de Oxford é que você reserve um bom prazo para se preparar. Afinal de contas, se preparar com bastante antecedência é o mínimo que você pode fazer para conquistá-la!
Se você quer se preparar para conseguir as melhores bolsas universitárias do mundo, então se liga: nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados. São mais de 900 aulas, professores que vão revisar seus documentos e te orientar por todo o processo!
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022).