Você está estudando no exterior ou talvez apenas fazendo uma viagem curta para algum lugar durante as festas de fim de ano? Então descubra algumas das melhores coisas para fazer no dia de Natal ao redor do mundo, em 10 das melhores cidades no exterior para estudantes internacionais!

Reunimos aqui algumas coisas que você pode fazer no Natal em algumas das melhores cidades citadas no ranking QS Best Student Cities, um índice dos principais destinos do mundo para intercambistas. Como você vai ver agora, o Natal pode ser bem diferente dependendo de onde você estiver no mundo! 

Escolhendo estudar na Austrália, por exemplo, você pode passar o dia de Natal na praia, mas, optando por um destino de estudos na Europa, talvez você precise usar algumas roupas a mais para visitar aqueles famosos mercados de Natal. Aqui está o nosso guia rápido sobre algumas das melhores coisas para fazer no Natal ao redor do mundo:

O que você vai aprender:

O que fazer durante o Natal ao redor do mundo

1. Londres: passeie pela história do Natal britânico

O primeiro lugar no QS Best Student Cities 2022 é Londres, a capital do Reino Unido. Se você estiver por lá na época do Natal, pode entrar no clima com uma visita ao Museum of the Home, que atualmente está hospedando uma exposição intitulada Christmas Past. Lá você pode explorar as origens e transformações de 400 anos de tradições natalinas inglesas, desde beijar sob o visco até pendurar meias perto da lareira. A exposição fica aberta até o dia 2 de janeiro de 2022.

28 atrações gratuitas para conhecer em Londres

2. Paris: experimentar bûche de Noël

Paris, listada como a 9ª melhor cidade do mundo para estudantes (e que já foi considerada a #1 em outros anos), é a capital de um país conhecido por seu amor pela boa comida. Então, se você vai passar o Natal por lá, se prepare para deslumbrar seu paladar. 

Um doce que você pode esperar encontrar é o bûche de Noël ("tronco de Natal"), uma sobremesa tradicional de chocolate em forma de pedaço de lenha, muitas vezes decorada para representar um cenário de inverno (com neve e pinheiros de açúcar).


(Jenni Field/Flickr)

3. Singapura: caminhe sob as “superárvores”

Se você estiver em Singapura no Natal, é provável que ache o tempo muito mais quente do que em qualquer uma das capitais europeias acima (mas esteja avisado: pode chover muito por lá). As "superárvores" artificiais da cidade, algumas com a altura de um prédio de 16 andares, são cobertas por plantas (basicamente jardins verticais) e à noite ganham vida com exibições de luz deslumbrantes, que são sempre uma boa maneira de marcar uma ocasião especial!


(Rod Waddington/Wikimedia Commons)

4. Sydney: festa em Bondi Beach

O oitavo lugar no índice de Melhores Cidades para Estudantes deste ano é Sydney, um popular destino na Austrália, além de maior cidade do país. Se você tiver a sorte de estar por lá no Natal, com certeza deve ir a uma das belas praias nas proximidades da cidade. Em clima de festa? Junte-se à multidão na famosa Bondi Beach, onde há até um festival de música no dia de Natal.

Sydney ou Melbourne: onde estudar na Austrália?

5. Melbourne: faça um cruzeiro no rio

Dois lugares acima de Sydney no ranking está outro lugar popular para estudantes na Austrália: Melbourne. Novamente, com o Natal caindo no meio do verão australiano, as melhores coisas para fazer por lá geralmente envolvem passar o tempo aproveitando o sol – e que melhor maneira de fazer isso do que um cruzeiro no rio Yarra? Você pode até desfrutar de um tradicional almoço de Natal enquanto é guiado pelos pontos turísticos e pela história dos marcos da cidade.

6. Zurique: explore os mercados de Natal

Zurique, na Suíça, a sétima na lista das melhores cidades estudantis, é um dos principais destinos da Europa para quem quer conhecer os mercados de Natal, prometendo luzes e decorações mágicas, um aroma aconchegante de glühwein (vinho quente) onde quer que você passe e uma boa chance de obter aquela cobiçada neve de Natal. Os próprios mercados da cidade ficam repletos de comidas, bebidas e presentes tradicionais – mas você não precisa, necessariamente, fazer nenhuma compra para desfrutar da atmosfera festiva.

7. Hong Kong: liberte a sua criança interior

Se você quer relembrar os bons tempos de criança, quando o Natal era repleto das maravilhas da infância, por que não recriar essa experiência liberando sua “criança interior” na Disney de Hong Kong? O parque temático, localizado na Ilha de Lantau, está cheio de shows, brinquedos e personagens fictícios em tamanho real – e na época do Natal toda a emoção e brilho aumentam exponencialmente.

8. Boston: veja as luzes de Natal no Boston Common

Em Boston – nono lugar no último Best Student Cities –, o Natal não estaria completo sem uma visita ao parque mais antigo da cidade, o Boston Common. Este é o local da principal árvore de Natal da cidade, e multidões se reúnem todos os anos para o acendimento cerimonial das luzes, acompanhado por uma exibição de fogos de artifício. Há também uma pista de patinação no gelo no lago do parque durante o período de Natal.

9. Montreal: comemore a véspera de Natal na Basílica de Notre-Dame

No Canadá, uma das melhores coisas para fazer no Natal em Montreal é participar da tradicional cerimônia religiosa de véspera de Natal na Basílica de Notre-Dame. Localizada no centro histórico da cidade, esta igreja católica em estilo gótico também é conhecida por seus concertos de música, com muitas apresentações especiais no período que antecede o Natal.


(Diego Delso/Wikimedia Commons)

10. Munique: entre no espírito festivo do mercado Marienplatz

De volta à Europa, Munique é outro dos destinos mais populares do continente para os mercados de Natal (como Zurique, logo acima). Na verdade, a cada ano, mais de 20 mercados aparecem para a temporada de festas, com a Marienplatz recebendo o maior deles. Os presentes e guloseimas tradicionais vendidos por lá incluem lebkuchen (biscoitos semelhantes ao pão de gengibre), copos, esculturas em madeira, velas e bolos – e também há um concerto diário de música!

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio gratuito, com bolsa ou salário, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil.

*Texto escrito por Lucas Almeida (2021) e atualizado por Ana Clara Reis (2024).