BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

College Board: conheça a organização por trás do SAT

Quem quer fazer uma graduação no exterior com certeza já ouviu falar do SAT, também conhecido por aqui como o “Enem Americano”, mas você conhece a instituição responsável por organizar essa prova? Hoje nós vamos te apresentar o College Board, a instituição por trás dessa e de outras provas internacionais.

Você vai descobrir quais são os principais exames oferecidos pela organização e como ela pode te ajudar a ingressar em uma universidade nos Estados Unidos e até em outras partes do mundo!

O que é o College Board?

O College Board é uma organização educacional sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 1900. Naquela época, a instituição foi nomeada College Entrance Examination Board (CEEB), ou seja, Conselho de Exame de Admissão na Faculdade.

O objetivo já está no nome: criar um exame padrão de admissão nas universidades. Foi com esse espírito que 15 instituições de ensino (12 universidades e três escolas de preparação) se reuniram na Universidade Columbia, em Nova York, para criar a organização. As instituições que fundaram o College Board foram:

  1. Barnard College;
  2. Bryn Mawr College;
  3. Goucher College (na época chamado de Colégio Feminino de Baltimore);
  4. Instituto Collegiate;
  5. Newark Academy;
  6. Mixed High School;
  7. Universidade Colgate;
  8. Universidade Colúmbia;
  9. Universidade Cornell;
  10. Universidade da Pensilvânia;
  11. Universidade Princeton;
  12. Universidade de Nova York;
  13. Universidade Rutgers;
  14. Union College;
  15. Vassar College.

O encontro aconteceu em dezembro de 1899, e nele foi estabelecido não só os critérios de avaliação para a entrada nas universidades participantes, mas também as diretrizes que deveriam ser utilizadas nas escolas de nível secundário para que os alunos conseguissem realizar as provas.

Inicialmente, as matérias sugeridas foram: Botânica, Química, Inglês, Francês, Alemão, Grego, Latim, História, Matemática, Física e Zoologia. O acordo entrou em vigor no ano seguinte.

Tanto as provas quanto os critérios de ensino deveriam ser seguidos pelas escolas e universidades que fossem integrantes do College Board, ou seja, não valiam em todos os lugares. Isso porque o College Board não é vinculado ao Estado. Além disso, ele também não é uma associação de universidades. Na verdade, a organização tem diversos membros que escolhem seguir os critérios determinados.

A Universidade de Colúmbia ajudou a fundar o College BoardA Universidade de Colúmbia ajudou a fundar o College Board (foto: King of Hearts/Wikimedia Commons)

Hoje, o College Board estabelece critérios de ensino tanto para a educação primária (chamada de K-12, nos Estados Unidos), quanto para o nível secundário, ou seja, o High School, que equivale ao nosso Ensino Médio. Mesmo sendo uma instituição estadunidense com sede em Nova York, não existe uma restrição de nacionalidade para as instituições que querem fazer parte do College Board.

Atualmente, 6.000 escolas, faculdades, universidades e instituições de ensino de todo o mundo são membros do conselho. Isso quer dizer que, caso você faça alguma das provas promovidas pelo College Board, pode utilizar a nota obtida para ingressar em universidades nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Oceania, na Ásia, e até em alguns países da África e da América Latina, como a África do Sul e o México.

Isso também significa que representantes de países de todo o mundo podem participar do conselho. Cada instituição membro tem direito de indicar representantes que vão ajudar a determinar questões como os objetivos e estratégias do College Board, as políticas dos programas, serviços e materiais, além de poder participar de oficinas e compartilhar dados de pesquisas que podem contribuir para a melhoria da educação.

Para fazer parte do College Board as universidades ou escolas precisam fazer uma aplicação e seguir alguns critérios, como existir a dois anos ou mais, usar mais de um programa do College Board e aceitar os termos e condições.

Quando a escola ou universidade é aceita como membro, também precisa pagar uma taxa anual de 400 dólares para garantir os benefícios, como usar as provas do conselho como forma de ingresso.

As provas do College Board

Apesar de Entrance Examination ter sido retirado do nome do College Board, uma das principais frentes de atuação do conselho continua sendo fazer provas de seleção para as universidades.

Muitas vezes, os exames do College Board são um dos requisitos para ingressar nas melhores instituições de ensino superior do mundo. Algumas universidades aceitam notas das provas do conselho até mesmo para dispensar os estudantes de disciplinas básicas de nível superior.

Os dois principais exames são o SAT e o AP, também chamado de AP exam ou College Board AP scores. Mas existem outras provas um pouco menos conhecidas como o Accuplacer Exam, o CLEP e o PSAT.

O que é a prova SAT?

O SAT costuma ser chamado de "ENEM Americano", mas este apelido não é capaz de resumir o que a prova significa. Em alguns pontos ele realmente se parece com o nosso Exame Nacional do Ensino Médio, mas um de seus principais diferenciais é o número de portas que essa prova vai te abrir.

Ao contrário do ENEM, que não é aceito em todas as partes do mundo, o Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar - SAT) permite que você entre em universidades de todos os cinco continentes do planeta.

O país que mais aceita as notas do exame são os Estados Unidos. Por lá, assim como em outras nações, as notas do SAT podem ser usadas não só como forma de ingresso, como também para seleção de bolsas de estudos.

Mas as diferenças entre as provas não param por aí. Enquanto o Enem é realizado em dois dias em períodos de 5 horas e 30 minutos, no primeiro dia, e 5 horas, no segundo, o SAT é realizado em três horas no mesmo dia.

Já o número de questões é parecido. O Enem tem 180 questões divididas entre quatro áreas e uma redação, enquanto o SAT tem 154 perguntas sobre três campos do conhecimento e não tem redação (nem de forma opcional) desde junho de 2021.

Outra diferença entre o ENEM brasileiro e americano são as áreas abordadas. Enquanto a versão brasileira cobra conhecimentos de “Ciências Humanas”, “Ciências da Natureza”, “Linguagem” e “Matemática”, o SAT do College Board cobra “Leitura”, “Escrita e Linguagem” e “Matemática”. Mas isso não quer dizer que eles não valorizam os outros campos do conhecimento.

Conteúdos de Biologia, Ciências Sociais e História, por exemplo, costumam aparecer na prova de leitura. A diferença é que eles não têm interesse em testar se você é capaz de decorar nomes de espécies ou se se sabe os principais conceitos das áreas, e sim se você dá conta de extrair as informações importantes para responder às questões a partir dos textos apresentados no exame.

Qual é o conteúdo do SAT?

Além do conteúdo e do tempo, o SAT também tem uma pontuação diferente do ENEM. As notas do Scholastic Aptitude Test variam entre 400 e 1600 e se dão pela soma das notas das provas relacionadas à linguagem e a matemática.

A nota média geral do exame é de 1060 pontos, mas essa pontuação não é suficiente para ingressar na maioria das universidades. Uma nota média para uma vaga nas Ivy League, por exemplo, é de 1560 pontos. Já nas melhores universidades dos Estados Unidos a média fica assim:

Nota média do SAT para entrar nas melhores universidades dos EUA

Universidade

Nota no Evidence Based Reading and Writing (EBRW)

Notas em Matemática

MIT

730-770

780-800

Stanford

700-770

740-800

Harvard

710-770

750-800

Caltech

740-760

790-800

Universidade de Chicago

730-770

770-800

Embora essas sejam as notas médias das universidades, não existe uma nota mínima pré-estabelecida por cada instituição. Ou seja, é possível que você consiga ingressar em uma dessas universidades com uma nota menor que a média, ainda que seja improvável.

No MIT, a melhor instituição de ensino superior do mundo, 9% dos aprovados conseguiram a vaga com uma média entre 600 e 699 na EBRW, mas ninguém conseguiu uma vaga sem estar no topo das notas de Matemática.

PSAT/NMSQT

Aqui no Brasil é comum que estudantes que ainda não estão no terceiro ano do Ensino Médio façam o ENEM como “treineiros”. Dessa forma, os alunos se acostumam com a prova para o momento que precisarem fazer o exame “para valer”.

O College Board disponibiliza uma prova específica de preparação para o SAT que se chama Preliminary SAT/National Merit Scholarship Qualifying Test (SAT Preliminar ou Teste de Qualificação para Bolsa Nacional de Mérito - PSAT/NMSQT).

Esse exame serve para avaliar como está o desempenho dos estudantes durante o Ensino Médio. Os campos abordados são os mesmos do SAT convencional. Além de treinar para a prova oficial, a nota no PSAT/NMSQT também pode ser usada para conseguir algumas bolsas de mérito acadêmico nos Estados Unidos.

O que são AP exams?

O College Board Advanced Placement Exams, ou simplesmente AP Exams, são uma modalidade de prova voltada para os estudantes do Ensino Médio que desejam avançar os níveis básicos na faculdade.

Ao contrário das demais provas, o Advanced Placement também pode incluir cursos de nível superior. Por isso há quem compare o AP com o International Baccalaureate (IB).

É verdade que ambos os programas são voltados para alunos de nível secundário e servem tanto como créditos acadêmicos, quanto para avançar disciplinas e se formar mais rápido na universidade, mas existe uma importante diferença entre eles.

No caso do IB não é possível fazer o exame e obter um certificado sem fazer o curso de preparação, enquanto que para realizar os AP exams não é necessário ter aulas anteriores (ainda que, claro, elas ajudem a ir bem no teste).

Ao todo, o College Board oferece 36 áreas para serem testadas nos AP exams. Cada prova é feita e cobrada de forma separada. As notas vão de 1 a 5, mas o mínimo para a aprovação é 3 pontos. Os alunos aprovados podem cortar entre 3 e 5 créditos na universidade.

As provas oferecidas pelo College Board para o Advanced Placement são:

Provas do AP exams

Grande área

Provas

Artes

- Arte e Design;

- História da Arte;

- Teoria Musical.

Inglês

- Língua Inglesa;

- Literatura Inglesa.

História e Ciências Sociais

- Governo e Políticas Comparadas;

- História da Europa;

- Geografia Humana;

- Macroeconomia;

- Microeconomia;

- Psicologia;

- Governo e Política dos Estados Unidos;

- História dos Estados Unidos;

- História Moderna do Mundo.

Matemática e Ciência da Computação

- Cálculo AB;

- Cálculo BC;

- Ciências da Computação A;

- Princípios de Ciências da Computação;

- Estatística.

Ciências

- Biologia;

- Química;

- Ciências Ambientais;

- Física I - Baseada em Álgebra;

- Física II - Baseada em Álgebra;

- Física C - Eletricidade e Magnetismo;

- Física C - Mecânica.

Línguas e Culturas do Mundo

- Língua e Cultura Chinesa;

- Língua e Cultura Francesa;

- Língua e Cultura Alemã;

- Língua e Cultura Italiana;

- Língua e Cultura Japonesa;

- Língua e Cultura Espanhola;

- Literatura e Cultura Espanhola;

- Latim.

Assim como o SAT, a prova do AP dura três horas, mas ela não é inteira no formato múltipla-escolha. Algumas questões são de resposta livre. Além disso, as notas AP nem sempre são usadas como critério de admissão nas universidades. Muitas vezes você inclui as AP scores na sua aplicação de maneira opcional, mas elas podem contar a favor da sua aprovação, além de te fazer terminar o curso em menos tempo.

Você pode consultar as universidades que aceitam o SAT e os AP exams baixando a tabela disponível no site do College Board através deste link. Na tabela é possível filtrar a consulta por instituição e por aceitação de cada uma das provas, mas as notas médias exigidas nos exames não estão disponíveis no documento.

O que é CLEP?

O College-Level Examination Program (Programa de Examinação de Nível Superior - CLEP) é uma prova bastante similar os AP exams, tanto em termos de dificuldade quanto em seu propósito. Ele serve para que estudantes comprovem que seus conhecimentos em uma das 34 disciplinas testadas equivalem a créditos universitários.

Ao contrário do AP, o CLEP não é voltado apenas para estudantes do Ensino Médio e nem possui um curso preparatório baseado em regras determinadas pelo College Board. Muitas vezes os candidatos ao exame são pessoas que já estiveram há muito tempo na escola, militares, alunos internacionais e candidatos a cursos de mestrado.

O CLEP é feito de forma online e sua pontuação varia entre 20 e 80 pontos, sendo que 50 é o mínimo para a aprovação. Diferente dos AP exams, o CLEP tem apenas questões de múltipla escolha. A quantidade de questões varia conforme a área escolhida, mas podem chegar a 100, que devem ser respondidas em 90 minutos.

Uma das maiores vantagens da prova é que ela é reconhecida por 2.900 universidades como valendo entre 3 e 9 créditos acadêmicos. Por outro lado, elas costumam ser cerca de 30% mais caras do que as provas do AP, o que pode ser bem significativo, considerando que cada exame é feito e pago separadamente.

Provas do CLEP

Grande área

Provas

Inglês

- Literatura Americana;

- Análise e Interpretação literária;

- Composição em nível superior;

- Composição modular;

- Humanidades;

- Literatura Inglesa.

História e Ciências Sociais

- Governo e Americano;

- Crescimento e Desenvolvimento Humano;

- Ciências Sociais e História;

- Introdução à Sociologia;

- Princípios de Macroeconomia;

- Princípios de Microeconomia;

- Introdução à Psicologia;

- Introdução à Psicologia da Educação;

- Civilização Ocidental I;

- Civilização Ocidental II;

- História dos Estados Unidos I;

- História dos Estados Unidos II.

Negócios

- Contabilidade Financeira;

- Sistemas de Informação;

- Introdução ao Direito de Negócios;

- Princípios de Administração;

- Princípios de Marketing.

Ciência e Matemática

- Biologia;

- Química;

- Cálculo;

- Álgebra em nível superior;

- Matemática em nível superior;

- Ciências Naturais;

- Pré-cálculo.

Línguas do Mundo

- Língua Francesa (1 e 2);

- Língua Alemã (1 e 2);

- Língua Espanhola (1 e 2);

- Língua Espanhola com redação (1 e 2).

O que é Accuplacer Exam?

Você já deve ter ouvido falar que nos Estados Unidos é relativamente comum que estudantes do Ensino Médio façam matérias de nível de graduação, não é mesmo? Mas você já se perguntou como isso é possível? A resposta é: usando as notas do Accuplacer Exam.

Esse exame tem como propósito principal determinar se um estudante do ensino secundário, ou seja, do High School, é capaz de frequentar disciplinas do ensino superior. Alunos que passam na prova podem se formar no Ensino Médio e na graduação ao mesmo tempo. Além disso, a prova ajuda a determinar em que disciplina da graduação eles podem se matricular. É possível pular aulas de cálculo básico, por exemplo.

A prova é toda feita por computador e os estudantes costumam levar entre duas e três horas para responder às questões que são no formato de múltipla escolha para os testes de Leitura, Escrita e Matemática.

A prova também não é a mesma para todos os alunos. O sistema determina que questões você deve responder a partir das respostas que você deu anteriormente.

Outro diferencial é que, ao contrário do SAT, por exemplo, o Accuplacer Exam tem uma prova de redação. A nota é dada a partir da sua capacidade de expressar, organizar e embasar suas opiniões e ideias. Também são avaliadas sua capacidade de pensamento crítico, seu conhecimento gramatical e ortográfico, além da forma como você estrutura o seu texto.

Como o College Board te ajuda a entrar na faculdade nos EUA?

Além de ajudar os alunos a entrar na universidade com provas que podem ser feitas no mundo inteiro e são aceitas por instituições de todo o planeta, o College Board também é muito útil para quem está em busca de informações sobre faculdades nos Estados Unidos. A organização faz anualmente um levantamento do preço cobrado pelas instituições de ensino, por exemplo.

Mas os serviços não param em levantamentos estatísticos. O College Board criou uma ferramenta específica para auxiliar os alunos desde o momento de decidir que curso fazer até o primeiro dia da faculdade. A BigFuture se propõe a auxiliar os alunos a:

  • Fazer o seu planejamento para a universidade;
  • Encontrar a faculdade adequada para você;
  • Entender as opções de carreira e o que elas podem te oferecer;
  • Tomar decisões baseadas em dados.

Um dos recursos mais interessantes oferecidos pelo sistema é a comparação entre universidades. O Compare Colleges permite que você adicione até três universidades e compare a quantidade de alunos, a localização, se é pública ou privada, os custos de anuidade e moradia além dos critérios de ingresso e a taxa de aceitação.

Um problema é que nem todas as universidades que aceitam os exames do College Board estão na lista, mas a maioria das universidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá estão presentes.

Outra ferramenta interessante dentro da BigFuture é o Career Finder. Como indica o próprio nome, ela serve para orientar os alunos que ainda não decidiram o que querem fazer na graduação.

Funciona assim: você faz um registro na plataforma e seleciona quais são seus principais interesses e o que você gosta de fazer. A partir daí, a plataforma encontra as carreiras que mais combinam com você.

Mas a principal diferença entre o Career Finder e os demais testes vocacionais são as informações adicionais sobre as carreiras. Você fica sabendo qual é o crescimento da área nos Estados Unidos, qual é o tipo de formação mais comum para quem quer trabalhar naquele segmento (graduação, mestrado ou doutorado) e ainda confere depoimentos de pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho.

Profissões do Futuro: conheça os cursos mais promissores

O College Board também oferece o Scholarship Search. Esse recurso busca oportunidades de bolsas em 2.200 programas de graduação dentro dos Estados Unidos. No total, os auxílios disponíveis somam 6 bilhões de dólares. Para encontrar a ideal para você, basta:

  • Preencher o formulário com suas informações pessoais (que incluem dados como sexo, origem étnica, religião etc);
  • Informações acadêmicas (período da graduação para o qual você precisa da bolsa, status educacional e área de estudo);
  • Tipo de auxílio (que inclui desde modalidade até critério que deseja se considerado como reconhecimento acadêmico ou necessidade financeira);
  • Afiliações (se você trabalha em alguma das empresas listadas, faz parte de algum dos clubes e até se é descendente de algum veterano de guerra).

Normalmente aparecem centenas de resultados com valores bastante variados. Ao clicar em cada um deles você consegue ver mais detalhes sobre aquela oportunidade. É possível identificar quais são os critérios para concorrer àquela bolsa e em que situações ela pode ser usada. Algumas servem tanto para graduação quanto para pós-graduação, por exemplo.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe tudo sobre o College Board, que tal se preparar para conquistar uma vaga internacional? Então pode contar com a ajuda da mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio! Por lá você vai encontrar todos os detalhes da prova do SAT e os caminhos para conseguir estudar fora do país! Não perca tempo, faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e dê início a uma nova etapa na sua vida!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

16 Jul 2021

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025