A Austrália é um destino popular entre os brasileiros e, segundo dados do governo australiano, o Brasil é o quarto país que mais manda intercambistas para lá. Um dos pontos importantes de um intercâmbio é conhecer a cultura local, incluindo a culinária. É por isso que hoje nós vamos te apresentar seis comidas típicas da Austrália para você saber o que esperar quando estiver na terra dos coalas!
Quais são as comidas típicas da Austrália?
Mesmo sendo um país querido dos brasileiros na hora de escolher um destino de intercâmbio, pouca gente conhece as tradições australianas. Ainda assim, pode ser que você já coma pratos típicos da Austrália sem nem saber. Por lá é muito comum consumir sopas de abóbora, frango à parmigiana e linguiças assadas na chapa.
Porém, se você está atrás de coisas que não são tão consumidas por aqui, também existem várias opções igualmente deliciosas. Nós separamos comidas doces e salgadas para você experimentar, algumas delas com renome mundial.
1. Pavlova
A pavlova é uma sobremesa conhecida no mundo todo. Como esse nome você, provavelmente, achava que essa era uma receita russa, né? Bom, de fato o doce é uma homenagem a uma bailarina russa chamada Anna Pavlova, mas esta é a única relação com os russos.
Diz a lenda que um chef da Oceania fez o prato para a bailarina quando ela se hospedou em um hotel local durante uma turnê. O problema é que tanto a Austrália quanto a Nova Zelândia afirmam serem os inventores da receita. A bailarina esteve nos dois países durante os anos 1920 e desde então a sobremesa se tornou muito popular em ambos os lugares.
Independente de quem inventou, todo mundo concorda que a Pavlova é uma delícia. Para preparar é um pouco trabalhoso e leva várias horas. A estrutura da torta é feita com merengue, coberto e recheado com chantilly e frutas. A ideia é que a massa seja crocante por fora e macia por dentro.
(Foto: Domínio Público/PxHere)
2. Tortas de carne
Tortas de carne podem soar bastante inglesas, mas os australianos têm a sua própria versão do prato. A principal característica da “aussie pie” (torta australiana) é que elas são tortas que cabem em uma mão. Os australianos recheiam as massas com carne picada, molho de tomate, cebola, cogumelos e até queijo.
6 melhores pontos turísticos da Austrália
Na Austrália, a torta tem o nome popular de “dog’s eye”, ou olho de cachorro, porque é comum colocar uma bolinha de massa por cima da torta. Esta comida é tão popular que é servida em praticamente todos os restaurantes. Há quem diga que você só pode dizer que já esteve na Austrália se comeu a “aussie pie” mais de uma vez.
(Foto: aussiestock/Free Stock Photo)
3. Lamingtons
Outra sobremesa popular entre os australianos são os bolos Lamingtons. Eles são tão tradicionais que são chamados de “bolo nacional australiano”. Assim como a Pavlova, seu nome é uma homenagem.
Acredita-se que os Lamingtons foram chamados assim por causa de um lorde com o mesmo sobrenome que era governador de Queensland.
A receita consiste em um pão de ló cortado em fatias quadradas que são cobertas por uma camada de chocolate e outra de coco ralado. Com o passar do tempo o bolo foi ganhando variações. Hoje é bastante comum encontrar versões do bolo que são recheadas com geleia de morango.
(Foto: Duncan C/Flickr)
4. Barramundi
O peixe com fritas é uma tradição inglesa que também se tornou muito popular na Austrália. Porém, não tem como falar das comidas típicas australianas sem mencionar o Barramundi. Este é o nome dado pelos povos aborígenes a um peixe muito comum na Oceania conhecido também como perca-gigante.
Quanto custa um intercâmbio para a Austrália?
Barramundi significa “grande peixe de rio” nas línguas dos povos tradicionais da Austrália. Eles são encontrados especialmente na região de Rockhampton, no estado de Queensland. Por lá eles costumam comer barramundi frito, grelhado ou tostado. É muito raro encontrar este peixe servido empanado.
Além de ser um prato saudável, ele é considerado o melhor peixe do país. Por isso dá para entender por que esta é uma das comidas mais tradicionais da Austrália.
(Foto: stu_spivack/Flickr)
5. Damper
Damper é uma daquelas palavras com muitos significados. Ela pode ser traduzida para o português como “amortecedor”, “estraga-prazeres” e até como “coisa deprimente”. Nenhum desses sentidos é muito positivo, mas este foi o nome escolhido para um dos pães mais comuns na Austrália.
O damper é um pão bastante simples à base de farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal e água. Ele é comido na Austrália desde os tempos da colonização britânica.
Na época, os viajantes e trabalhadores precisavam de algo simples e prático. Foi assim que surgiu o damper, que podia ser preparado até mesmo nas brasas das fogueiras.
Hoje ele é tão popular por lá quanto o pão de sal ou pão francês é por aqui. A receita também passou por alterações e pode incluir leite ou manteiga. Os acompanhamentos tradicionais do damper são: chá ou um pouco de rum.
(Foto: Foam/Flickr)
6. Canguru grelhado
Esse prato pode ser um pouco chocante para nós brasileiros. Afinal, os cangurus são um dos animais símbolos da Austrália e é difícil imaginar alguém comendo esses bichinhos. Porém, esta é uma tradição milenar dos aborígenes australianos que é seguida também nas maiores cidades do país.
A carne de canguru tem muitos benefícios. Ela é rica em ômega 3 e proteínas, além de ter poucas gorduras. Por todos esses motivos ela é considerada uma das carnes mais saudáveis.
Hoje é possível encontrar carne de canguru em formato de salsicha, hambúrguer e espeto. Porém, a versão tradicional é comida fatiada em bifes e servida mal passada.
Prepare-se para conhecer a Austrália com a UDI
As comidas típicas da Austrália com certeza são um atrativo a mais para escolher o país como destino do seu intercâmbio. Mas antes de fazer uma viagem como esta é preciso ter muita preparação. E que maneira melhor de se preparar do que contando com a ajuda de quem já viveu esta experiência?
Se você também pensa assim, faça o teste de perfil para ingressar na mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio e aprenda com quem conhece. Para fazer o teste é só clicar aqui.