O que você pensa em fazer quando finalmente conseguir realizar o sonho de estudar no exterior? Essa é uma oportunidade que não acontece o tempo inteiro. Por isso mesmo, quando finalmente chegar a sua hora, você deve fazer valer a pena todo o esforço, ansiedade e espera. Mas como aproveitar ao máximo o tempo no exterior? É o que você vai descobrir agora.
Como aproveitar ao máximo o tempo no exterior?
Quando vivemos em outro país ou cidade nos deparamos com uma riqueza cultural impressionante. Há sempre algo para fazer, lugares para explorar e coisas para ver o tempo todo.
Claro que em alguns momentos é tentador depois de uma semana cansativa no curso ou no emprego, tirar um sábado para ficar em casa descansando. Mas quando bater essa vontade, pense nas milhares de oportunidades que você terá de fazer quando voltar para casa.
Quando bater aquele desânimo, devemos lembrar disso e criar coragem para driblar o cansaço e sair para fazer algo. Opções para isso não irão faltar. Em um intercâmbio sempre surgem oportunidades de coisas para fazer. E quando isso acontecer o melhor é aproveitá-las.
Já pensou como deve ser horrível a sensação de voltar para casa pensando que teria sido possível sair mais e ver mais coisas durante o seu tempo no exterior?
Logicamente não é que você precise se comprometer em excesso com atividades intermináveis ao ponto de atropelar sua própria experiência. Mas você deve, sim, considerar aproveitar todas as oportunidades que forem surgindo pelo seu caminho durante o intercâmbio.
Quem agradece é você mesmo, com as lembranças que você terá para o resto da vida. E a sensação de dever cumprido quando você perceber que fez valer cada minuto.
Agora dá uma olhada nessas dicas que separamos para você aproveitar ao máximo o tempo no exterior:
1. Viaje o máximo que conseguir
Todo mundo sabe que viajar no Brasil não é algo tão simples assim, seja pelos preços altos ou pelas longas distâncias. Até mesmo porque o Brasil tem dimensões continentais e nem sempre é fácil ir de um estado a outro por aqui.
Mas e se eu te disser que em alguns lugares do mundo isso fica muito mais simples?
Na Europa, por exemplo, existem várias companhias aéreas de baixo custo com passagens de ida e volta entre países diferentes por menos de R$100! Isso sem falar na proximidade entre alguns deles. Dá para ir até mesmo de ônibus ou trem: ou seja, uma experiência única.
E não é só na Europa que essas companhias atuam. Dos Estados Unidos aos países asiáticos, a possibilidade de viajar estará por lá para tornar sua experiência de viajante muito mais incrível!
2. Saia para caminhar e explorar, mesmo quando não tiver nada programado
Você já experimentou a sensação de sair sozinho pelas ruas de uma cidade desconhecida para explorar todos os cantinhos dela? Se não, você não sabe o que está perdendo.
Além de se desafiar a fazer coisas por conta própria e a se sentir pleno com sua própria companhia, você ainda se dará a chance de conhecer lugares incríveis que muitas vezes nem sequer constam nos guias oficiais de turismo.
Você pode pesquisar na internet algum ponto turístico de fácil acesso ou até mesmo sair para explorar os pontos mais desconhecidos. Mas lembre-se de manter a segurança em dia: mapas e aplicativos podem te ajudar bastante a não se perder e ainda conhecer cada cantinho!
3. Não deixe a preguiça ditar sua rotina e faça amizades
Somos humanos e ficamos cansados. Isso é normal! O que não dá é deixar que a preguiça atrapalhe seus planos de passear, conhecer lugares novos e fazer novas amizades. Você tem, sim, que tirar um tempo para repor suas energias. Mas não faça disso a atração principal da sua temporada fora.
Aproveite o tempo fora para criar novas amizades. Além de companhia para sair, explorar, experimentar a gastronomia e conhecer todas as possibilidades, essa é uma ótima chance para fortalecer o networking. É que o intercâmbio, com certeza, vai acrescentar muito para o seu currículo e as conexões que você fizer, por lá, podem render belos frutos no futuro.
4. Conheça sua universidade e seus espaços
Para quem está fazendo um intercâmbio de estudos, conhecer a instituição é sempre uma boa pedida. Mas, além dos espaços físicos, saber mais sobre a universidade é fundamental. Converse com seus professores, saiba mais sobre possibilidades de work on campus, summer job, estágios e pesquisas remunerados. Com esse conhecimento em mãos, você pode até mesmo ampliar seu período fora do Brasil!
O mesmo vale para quem está a passeio ou em um intercâmbio profissional: conheça sobre a cidade, suas instituições e quais são as possibilidades por lá. Assim, se você decidir passar mais um tempo em terras internacionais, o processo vai ser ainda mais fácil!
(Zach Betten/Unsplash)
5. Respeite seus limites e também descanse
Como já dissemos, você quer curtir ao máximo seu tempo fora do Brasil! Mas também lembre-se de respeitar seus limites. É importante tirar um tempo para descansar e recuperar as energias para poder aproveitar ainda mais seu intercâmbio. Por isso, se estiver se sentindo muito cansado, é melhor separar um dia ou, pelo menos, algumas horas, para relaxar!
Durante esse momento, você pode bater papo com os nativos, curtir um bom livro ou até mesmo admirar a paisagem de onde você está! Também é uma boa conversar com seus amigos e familiares do Brasil, assim você mata a saudade! Com a força renovada, você vai poder desfrutar ainda mais de um bom passeio ou uma nova experiência no exterior.
Quero ir pro exterior! Como é possível?
Ainda na dúvida de como fazer para aproveitar ao máximo o tempo no exterior? Ou está a fim de descobrir os melhores 60 intercâmbios para realizar fora do Brasil? Nós sabemos quem pode te ajudar a transformar esse sonho em realidade. Já pensou em contar com o apoio da nossa mentoria especializada? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022).