Um estudo recente chamado “From Student to Immigrant? Multi-step Pathways to Permanent Residence” analisou quais são os caminhos que os estudantes internacionais têm acesso para se tornarem residentes permanentes no Canadá.
Os resultados do levantamento indicam que muitos estudantes internacionais no Canadá solicitam o visto de residência permanente (PR), porém a aprovação desse documento depende de vários fatores.
Esse documento é o “green card” do Canadá, que autoriza que o estrangeiro more no país sem limite de tempo.
A pesquisa foi elaborada pelo Conference Board of Canada - uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, voltada para a análise de tendências econômicas, desempenho organizacional e questões relacionadas a políticas públicas.
Trabalho e estudo aumentam as chances da permissão de residência
Apenas concluir os estudos no Canadá não tem sido suficiente para garantir que os estudantes estão aptos a serem aprovados para a residência permanente.
Na verdade, a pesquisa aponta que apenas 12% dos alunos conseguiram a permissão de residência apenas com a conclusão dos estudos, sem uma autorização de trabalho.
Os dados apontam que, entre 2010 e 2019, dos estudantes que receberam a aprovação da PR apenas 9% tinham concluído um nível de ensino, como o ensino médio, enquanto outros 3% tinham concluído dois ou mais níveis, como graduação e pós, por exemplo.
Por outro lado, 88% dos solicitantes que foram aprovados para o “green card” tiveram que apresentar a conclusão dos estudos combinada com autorizações de trabalho para garantir o visto de permanência do Canadá.
Residência para estudantes em diferentes níveis de ensino
Outra questão importante que a pesquisa do Conference Board mostra é que os estudantes internacionais sem diploma universitário têm mais dificuldade em se tornarem residentes permanentes no Canadá.
O estudo indicou que os estudantes internacionais não universitários eram, em grande parte, inelegíveis para a imigração.
A exceção tem sido para os estudantes que combinaram a formação educacional com experiência de trabalho em área de atuação com alta demanda ou que comprovaram laços familiares no Canadá.
Portanto, os números apontam que é mais fácil que pessoas com mestrado se tornem residentes permanentes no Canadá do que intercambistas de cursos de idiomas ou até mesmo de licenciatura.
Entre 2010 e 2016, a porcentagem de estrangeiros que conseguiram o “green card” canadese foi influenciada pelo nível de estudo, de acordo com os seguintes números:
- Mestrado: pouco menos de 50% conseguiram o visto PR.
- College: pouco acima de 40% foram aprovados para residência permanente;
- Licenciatura: entre 15% e 20% tiveram o visto PR aprovado;
- Trade e negócios: entre 10% e 15% foram aceitos;
- Formação profissional ou curso de idioma: menos de 15% foram aceitos para o “green card”.
🇨🇦 LEIA TAMBÉM: Women in Finance: conheça bolsa de mestrado e PhD no Canadá
Os dados reforçam a conclusão do estudo: grande parte dos estudantes internacionais precisam de experiência profissional de pós-graduação enquanto tentam se tornar residentes permanentes no Canadá.
Assim, eles normalmente precisam obter uma autorização de trabalho antes de solicitar a residência permanente.
Portanto, a conclusão do Conference Board é que as autoridades canadenses precisam trabalhar em formas de imigração mais rápidas e claras para possibilitar que estudantes internacionais se tornem residentes de forma permanente.
Estudo abre portas no Canadá
As informações do Conference Board reforçam que o estudo e a educação têm sido a melhor forma de garantir a residência permanente no Canadá. Além da chance de fazer um intercâmbio em várias das melhores universidades do mundo no Canadá, essa é uma excelente oportunidade de começar uma carreira internacional de sucesso.
Então, se você quer conquistar uma oportunidade no Canadá, só falta se preparar com a equipe mais qualificada de intercâmbios no Brasil! Com centenas de aulas e revisão dos seus documentos, a Escola M60 pode te ajudar nesse caminho! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil.