O estágio é o ponto de partida da nossa vida profissional. Uma boa vaga de estágio pode te ajudar a conseguir um bom emprego quando se formar. Já imaginou então viver este tipo de oportunidade trabalhando para uma das mais importantes organizações do mundo: a Organização das Nações Unidas? Ter um registro como este no seu currículo é, com certeza, um grande diferencial. E o melhor é que conseguir uma oportunidade desse tipo é menos complicado do que pode parecer.
Se você ficou interessado(a) em um fazer estágio na ONU, leia este texto até o final. Aqui nós vamos te explicar como conseguir essas vagas desde os cargos oferecidos até o processo de aplicação!
O programa de estágios da ONU
A Organização das Nações Unidas é uma instituição gigantesca. A equipe da ONU tem cerca de 40 mil funcionários divididos entre os 193 países reconhecidos pela organização. O objetivo segue próximo àquele estabelecido em 1945: propor soluções para questões complexas que afetam o mundo. Essas questões envolvem muitas áreas, como a solução de conflitos, a redução da pobreza, a defesa dos direitos humanos e o combate às mudanças ambientais.
5 países para fazer trabalho voluntário na África
Quem trabalha na ONU atua no monitoramento de eleições, na amenização de crises humanitárias, no suporte logístico e administrativo de mandatos e no desarmamento de soldados infantis, por exemplo. Quase 50% dos funcionários trabalham em campo, mas também é possível trabalhar na sede, em comissões regionais, em tribunais e outros lugares.
O que é certo é que para trabalhar na ONU é preciso ser competente, eficiente e ter um grande interesse por política pública e diplomacia. Atualmente, 65% das pessoas que trabalham na ONU são homens, mas a organização está tentando equilibrar os seus quadros encorajando a contratação de mulheres.
O que é preciso saber antes de aplicar?
Existem apenas três critérios fundamentais para participar do Programa de Estágios da ONU:
- Estar cursando o mestrado ou o doutorado, estar no último ano da graduação ou ter concluído algum desses cursos há, no máximo, 1 ano;
- Ter domínio pleno de inglês ou francês
- Não ser filho(a) ou irmã(o) de um membro do Secretariado das Nações Unidas.
Outros pontos importantes são que o estágio tem uma duração mínima de dois meses e máxima de seis meses. Durante este período, os estagiários não receberão nenhum tipo de pagamento ou ajuda de custo por parte da ONU, mas podem receber de alguma empresa disposta a financiar os gastos, por exemplo.
Como achar bolsas de estudos na sua área?
Além de ser responsável por cobrir as próprias despesas, os estagiários também são responsáveis por providenciar seus vistos, suas passagens e seus seguros saúde. Por outro lado, seu tempo na ONU pode ser usado como crédito acadêmico, dependendo da sua instituição de ensino. Como acontece em outras instituições, a ONU pede confidencialidade para os trabalhos desenvolvidos por lá, afinal, ninguém quer um documento de negociação de paz vazado em um jornal, não é?
Quais são os cargos oferecidos?
A ONU tem postos de trabalho nos mais diversos países do mundo para as seguintes áreas:
- Gestão e Administração;
- Desenvolvimento econômico e social;
- Trabalho político, de paz e humanitário;
- Tecnologia da Informação e da Telecomunicação;
- Legal;
- Informação Pública e Gestão de Conferências;
- Proteção e Segurança Interna;
- Logística, Transporte e Supply Chain;
- Ciência.
Todas essas áreas são carreiras oferecidas dentro da ONU. A instituição deixa bem claro que preza pela mobilidade, o que quer dizer que uma mesma pessoa pode trabalhar em vários setores da organização e em diversos países também.
Para ver as vagas de estágio disponíveis basta acessar o site de carreiras da ONU, optar pela área, cidade, categoria e departamento ou apenas selecionar todas. Nesse mesmo sistema é possível ter acesso também aos cargos para trabalhos fixos oferecidos por lá.
Como é o processo de aplicação?
No site de carreiras da ONU, tanto os estágios quanto os trabalhos fixos são divididos em duas modalidades: os genéricos (em que o local de trabalho não está determinado) e os específicos (em que já se sabe onde é o posto de trabalho). Geralmente, as vagas oferecidas para trabalhos de campo são descritas como genéricas. De toda forma, em ambos os casos o processo de aplicação funciona da mesma maneira.
O primeiro passo é escolher uma vaga, seja por meio do site ou do cadastro no alerta de vagas da ONU. Depois, é preciso criar um perfil na seção apropriada, chamada Inspira. Os dados requeridos devem ser preenchidos em, no máximo, uma hora. Neste primeiro momento será pedida uma carta de apresentação.
É só depois do cadastro inicial que o processo começa de verdade. É preciso fazer um novo registro de aplicação. Esse registro inclui seu nome, nacionalidade, estado civil e telefone de contato e só precisa ser feito uma vez, já que ele vale para todas as vagas da ONU que você tentar. É possível criar um rascunho da sua Application, o que te possibilita adicionar aos poucos suas habilidades, formação e experiências profissionais. O documento pode ser salvo sem ser submetido, então, certifique-se de clicar em enviar quando estiver tudo pronto.
Em seguida, é preciso escolher o cargo ao qual você deseja se candidatar. A ONU recomenda que você atualize seu currículo e faça uma carta de apresentação específica para cada uma das vagas que for se candidatar. Algumas vagas podem exigir que você responda uma série de questões de múltipla escolha, com respostas no estilo sim ou não ou verdadeiro ou falso.
As vagas podem também exigir o domínio de habilidades específicas. Nesses casos, o cadastro da aplicação vai te perguntar qual é o seu grau de conhecimento nas competências exigidas para o preenchimento da vaga. Tudo isso deve ser preenchido dentro do sistema, porque a ONU não aceita o envio de currículos como documentos em anexo.
Todos os dados devem ser preenchidos com bastante atenção, porque, uma vez enviados, você não pode alterar nada na sua candidatura para aquela vaga. Se você preencheu tudo certinho e a sua inscrição foi validada, a ONU te envia uma confirmação por e-mail.
Também chegará por e-mail se você foi aprovado ou não para a próxima fase do processo. Caso a ONU acredite que você se encaixa nas exigências da vaga, você fará um teste de conhecimentos ou algum outro tipo de exercício simulado. Nesta fase eles podem te pedir para escrever um texto ou fazer um estudo de caso.
Se passar para a próxima fase, você fará uma entrevista via telefone, videoconferência ou presencialmente. Você receberá com antecedência os nomes das pessoas que vão te avaliar. Durante a entrevista você vai ser informado sobre as suas funções e o que é esperado de você no trabalho.
Depois de ter passado por todas as fases do processo, o seu perfil, suas qualificações e todas as etapas que você fez serão reavaliadas e comparadas às dos outros candidatos. Se você fizer parte da lista de aprovados, a ONU vai te notificar por e-mail. Aí é só ocupar a sua vaga!
Intercâmbio com a UDI
Agora que você já sabe como fazer estágio na ONU, que tal começar a se preparar para a aplicação? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades internacionais. Saiba como se preparar para conseguir a vaga dos seus sonhos com mentores que já estiveram nas principais universidades do planeta. Não perca tempo, faça já o seu teste de perfil clicando aqui.