A data para o tão esperado primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já está quase batendo à porta!
Se você pretende utilizar a sua nota para ingressar em uma instituição de ensino superior, saiba que suas possibilidades podem ser muito maiores do que você imagina.
Que essa é uma das formas mais conhecidas de entrar em uma universidade aqui no Brasil, você já sabe. Mas e se a gente te contasse que também é possível ingressar em universidades estrangeiras com a nota dessa prova?
Como você pode fazer isso é o que nós vamos te contar neste artigo.
Como usar a nota do Enem para ingressar em universidades internacionais
Quando falamos em intercâmbio, muita gente acha que a única forma de tornar esse sonho possível é através das agências de viagem especializadas nesse nicho.
Mas, o que a maioria das pessoas não sabem, é que essa não é a única maneira de realizar um programa de intercâmbio em qualquer lugar do mundo.
Muito pelo contrário, na verdade: existem milhares de oportunidades que aceitam brasileiros que desejam estudar fora, inclusive com bolsas de estudos que cobrem os mais diversos tipos de despesas, a depender da oportunidade, e que tornam viável essa experiência até mesmo para quem não possui muita grana disponível.
Para você ter uma ideia, só no ano de 2023, a expectativa é que sejam oferecidas cerca de 800 mil bolsas, parciais e integrais para pessoas de todo o mundo!
Dito isso, algumas instituições internacionais utilizam a nota do Enem como parte do processo de seleção de candidatos, e algumas, inclusive, até utilizam esse método como único parâmetro de seleção.
As oportunidades que citaremos aqui variam entre bolsas e outros tipos de vagas dentro das universidades. Por isso, pode ficar tranquilo: tem espaço para todos!
A seguir, você vai conferir apenas algumas das opções em alguns dos países que aceitam a nota do Enem no processo seletivo, mas saiba que elas não se limitam apenas a esses exemplos e que, para além deles, existem muitas outras oportunidades esperando por você fora do Brasil.
Países que aceitam a nota do Enem na aplicação
1. Reino Unido
Antes de pensarmos em admissão em uma universidade britânica, precisamos falar sobre uma modalidade de intercâmbio chamado Foundation Year*.
Em alguns países do exterior, antes dos alunos ingressarem em uma instituição de ensino superior, eles precisam passar por uma espécie de pré-graduação, que é chamada de Foundation Year. Como o próprio nome já diz, ela tem duração de um ano e serve para preparar os estudantes para a próxima etapa de suas vidas acadêmicas. Nela, os alunos aprendem um pouco sobre metodologia de pesquisa e podem aperfeiçoar sua proficiência no inglês, por exemplo.
No Reino Unido isso acontece com os estudantes estrangeiros. Utilizando sua nota do Enem, você pode ser aprovado para um programa de Foundation Year e, posteriormente, participar do processo seletivo próprio da universidade que escolheu aplicar.
Ou seja, na Terra da Rainha, você não vai usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para entrar direto na graduação, na grande maioria dos casos, mas sim para ingressar no Foundation Year e, só depois de concluído, fazer sua aplicação para o ensino superior.
*Se você quer saber mais sobre essa modalidade de intercâmbio, pode clicar aqui para conferir um artigo que preparamos especialmente sobre esse assunto.
2. Canadá
Para completar a lista dos países queridinhos dos brasileiros que sonham em fazer intercâmbio, saiba que o Canadá também possui instituições que aceitam o Enem como parte do processo seletivo de estudantes estrangeiros que desejam ingressar nas universidades de lá.
Um exemplo disso é a famosa Universidade de Toronto, que é “simplesmente” uma das instituições de ensino superior mais reconhecidas do país.
Ela aceita a nota do Exame como parte da seleção para diversos cursos oferecidos na universidade, mas para isso, é preciso que o estudante comprove proficiência no inglês com um certificado de alguma das provas aceitas e, claro, envie o restante da documentação exigida pela instituição.
3. Estados Unidos
Os EUA também não ficam de fora dessa lista!
Uma das instituições que aceitam a nota do ENEM por lá é a famosa Universidade de Nova York.
Graças à política de testes flexíveis da universidade, é possível utilizar a nota do Enem como parte do processo seletivo para as mais diversas vagas da NYU.
Isso porque, com essa política, os estudantes estrangeiros podem utilizar suas notas de exames padronizados de seus países como parte da aplicação, então a nota dessa prova, para os brasileiros, acaba por substituir os testes locais que também funcionam como o Enem, porém americanos. Alguns exemplos desses testes nos Estados Unidos são o SAT e o ACT.
Mas não se esqueça: no caso da NYU, a nota do Enem é apenas uma parte da documentação exigida para o ingresso dos alunos na universidade, e não funciona como uma aplicação completa. Por isso, nada de deixar para trás os outros documentos, hein?!
4. França
Isso mesmo, a França também faz parte da lista de países que possuem instituições de ensino superior que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso em cursos de graduação!
Por lá, a regra é que para se candidatar usando a nota do Enem, o estudante precisa ter sido previamente admitido em uma universidade brasileira (reconhecida pelo MEC) na mesma área de estudo desejada.
O restante da documentação exigida no processo seletivo varia de acordo com cada universidade, mas, no geral, você provavelmente vai precisar ter proficiência no idioma (no caso, o francês) e um bom histórico de desempenho no período do ensino médio!
5. Portugal
Deixamos o mais óbvio para o fim porque é de se esperar que uma boa parte das pessoas que conhecem oportunidades internacionais já saiba que o país é o que mais oferece oportunidades de graduação para estudantes brasileiros que desejam usar a nota do Enem.
Entre as instituições que aceitam o exame como parte do processo, estão algumas das principais universidades de Portugal, como a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto.
Mas a lista não para por aí: ao todo, são mais de 30 instituições do país que aceitam a nota da prova brasileira na aplicação para as vagas oferecidas para alunos estrangeiros!
No entanto, precisamos ressaltar que, diferente do que acontece no nosso país, as universidades públicas de Portugal não são gratuitas. Portanto, nesse caso, o Enem serve apenas como parte do processo seletivo, e provavelmente não vai oferecer nenhum tipo de benefício ou auxílio para o aluno brasileiro para arcar com os custos da graduação.
Mas, a notícia boa, é que entre os países da Europa, Portugal possui cursos de graduação com custos mais baixos, então, dependendo da sua realidade e dos seus objetivos, essa pode ser uma boa opção!
Tudo o que você precisa para ingressar em uma universidade do exterior
Se você quer ser o próximo a ser aceito em uma oportunidade como essa que você acabou de conhecer e, de quebra, aprender inglês de verdade de uma vez por todas para ganhar ainda mais pontos na sua aplicação, existe o lugar certo para isso.
A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.
E quem se matricular nesta turma ainda vai ganhar um mega presente: o acesso vitalício* e gratuito à plataforma de inglês Tentacle, para ir do zero à fluência praticando em casa!
Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil**.
*Enquanto o Tentacle existir
**Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior