Você deseja conquistar uma oportunidade que vai zerar ou diminuir seus custos com o seu tão sonhado intercâmbio, mas não tem ideia de como fazer isso?

Então você está no lugar certo!

Hoje, nós vamos te contar o passo a passo para se preparar e realizar sua aplicação para qualquer tipo de vaga internacional, independente de qual seja o seu objetivo.

Sem mais enrolação, vamos ao conteúdo.

Desvendado: o passo a passo para se inscrever em uma bolsa de estudos do exterior

1. Pesquise as melhores instituições para você 

Aqui, não existe resposta certa ou errada, tudo depende do tipo de oportunidade que você procura. Por exemplo:

Faça uma lista com as instituições que mais chamarem a sua atenção e vamos para o próximo passo! 

2. Entre no site oficial de cada instituição da sua lista

Dê uma olhada em todo o site de forma geral e fique ligado nos valores e princípios de cada instituição. Geralmente você encontra essas informações na página “about”.

Confira se você se encaixa no perfil de pessoa que eles procuram. Isso vai ser importante para você e para a instituição, e pode poupar bastante tempo do seu processo de aplicação, afinal, se você não se identifica em nada com um lugar, não vai querer estar nele, não é mesmo?!

Depois de ter certeza que você dá match com as instituições da sua lista, ainda nos sites de cada uma, vá na aba do tipo de oportunidade que você selecionou. Por exemplo, se você está no site de uma universidade, vá até a aba de bolsas e programas disponíveis. 

Por lá, você sempre vai encontrar todas as informações que precisa, inclusive quais os requisitos para fazer parte de um programa.

3. Se prepare

Como sempre gostamos de reforçar por aqui, é necessário possuir o conhecimento certo para conquistar uma boa oportunidade internacional. 

Com base nisso, podemos dizer que existem 2 tipos de pessoa: quem aplica com base em “achismos” e quem aplica com um método validado. 

Dito isso, não é muito difícil imaginar qual desses dois tipos de perfil tem mais chances de ser aprovado, né? 

Isso porque, diferente do que acontece no Brasil, no exterior, o processo de avaliação é holístico.

Isso significa que você não vai ser avaliado apenas pelas suas notas, mas também pela sua história, seus valores, seus projetos pessoais, etc. 

A boa notícia é que existe o lugar perfeito onde você pode ter acesso a tudo o que precisa saber para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil: a Escola M60 é a maior escola de preparação para intercâmbios do país e está com vagas abertas para a sua próxima turma!

Nela, você tem acesso à metodologia que conta com o passo a passo para qualquer pessoa esforçada, independente de idade, notas ou nível de idioma, conquistar intercâmbios gratuitos, com bolsa ou assalariados em mais de 60 países diferentes.

E você que está lendo este artigo agora tem uma oportunidade inédita na sua mão.

É a primeira vez que nós estamos dando este MEGA PRESENTE para quem for aprovado no teste de perfil e finalizar sua matrícula antes das vagas acabarem: 

O ACESSO GRATUITO e ILIMITADO* à plataforma de inglês Tentacle, com o passo a passo para quem quer aprender inglês sozinho sem precisar sair de casa e nem pagar nada a mais por isso.

Se você quer aprender o método que já levou milhares de brasileiros para o exterior com bolsas que cobriam até a passagem aérea, este é o seu momento: clique AQUI e faça seu teste de perfil.

4. Conheça o processo

Antes de fazer sua aplicação, de fato, você precisa ter conhecimento sobre as oportunidades para as quais você deseja enviar sua candidatura. 

Basicamente, existem 3 tipos de bolsas de estudos: internas, externas e governamentais. 

  1. As internas são as mais conhecidas porque são oferecidas pelas próprias instituições (escolas, universidades, ONGs, etc.); 
  2. As externas são as oferecidas por empresas privadas que têm algum tipo de parceria com as instituições educacionais; 
  3. E as governamentais são aquelas oferecidas pelo governo do próprio país.

As bolsas internas são as principais, ou seja, é nelas que você deve focar para fazer sua aplicação principal. 

Já as bolsas externas podem ser utilizadas estrategicamente depois do seu aceite, para complementar o que você conseguiu com a interna. 

Por fim, as aplicações das bolsas governamentais devem ser feitas com uma estratégia separada das internas e externas, pois elas não têm relação com nenhuma instituição, visto que são dos governos. Nesse caso, a dica é aplicar para as governamentais sempre com muita antecedência. 

5. Hora de aplicar!

Diferente do que muita gente imagina, essa parte da aplicação, como você pode ter visto, é a mais simples de todo o processo de preparação internacional, pois para realizar sua inscrição em qualquer vaga internacional, basta entrar no site oficial de cada instituição escolhida e ir até a aba de aplicações para encontrar todas as informações sobre o processo de cada uma.

O que é mais trabalhoso, no fim, é adquirir o conhecimento certo para aplicar do jeito certo. 

No entanto, na hora de aplicar existe um detalhe que você não pode deixar passar batido no caso das bolsas: ao preencher o seu formulário de aplicação, atente-se para a opção de ser considerado para bolsas de estudos.

Somente com essa opção você vai estar concorrendo às vagas de auxílio!

 

 

----------

*Enquanto o Tentacle existir.